AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

celebbracao de natal na catedral de worcester, foto james atkinson, church of england

Censos 2021

Pela primeira vez, cristãos não são a maioria em Inglaterra e País de Gales

| 02/12/2022

celebbracao de natal na catedral de worcester, foto james atkinson, church of england

Celebracão de Natal na catedral de Worcester (Inglaterra). Foto © James Atkinson / Church of England.

 

Passaram de 59,3%, em 2011, para 46,2%, em 2021: o número de pessoas que se dizem cristãs em Inglaterra e no País de Gales caiu 5,5 milhões, correspondendo agora a 27,5 milhões, e pela primeira vez a menos de metade da população, de acordo com os últimos Censos, divulgados esta semana pelo Gabinete Nacional de Estatística.

Em contraste, o número daqueles que afirmam não ter qualquer religião cresceu para 37,2% (22,2 milhões), tendo aumentado 14,8% nos últimos 20 anos. O maior crescimento, em termos percentuais, foi o do número de muçulmanos, que aumentou 43%, elevando os seguidores do Islão para 3,9 milhões.

Quanto às restantes religiões, os hindus somam agora cerca de um milhão, correspondendo a 1,7% da população. Os sikhs são 524 mil, pouco menos de 1%, enquanto os budistas não ultrapassam os 273 mil (cerca de 0,5%) e os judeus 271 mil.

Olhando para a realidade da cidade de Londres, cerca de 40% da população diz-se cristã, enquanto 15% são muçulmanos e 5% hindus. Entre o total de londrinos, 25% assumem professar uma religião não cristã.

Estudos anteriores, citados pelo National Catholic Reporter, mostravam já um declínio na adesão cristã em todo o Reino Unido. A edição 2019 da Sondagem de Atitudes Sociais Britânicas, que inclui a Escócia e a Irlanda do Norte, revelava que, no ano de 2018, 52% dos residentes britânicos não professavam qualquer religião, enquanto apenas 38% se assumiam como cristãos.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This