Censos 2021

Pela primeira vez, cristãos não são a maioria em Inglaterra e País de Gales

| 2 Dez 2022

celebbracao de natal na catedral de worcester, foto james atkinson, church of england

Celebracão de Natal na catedral de Worcester (Inglaterra). Foto © James Atkinson / Church of England.

 

Passaram de 59,3%, em 2011, para 46,2%, em 2021: o número de pessoas que se dizem cristãs em Inglaterra e no País de Gales caiu 5,5 milhões, correspondendo agora a 27,5 milhões, e pela primeira vez a menos de metade da população, de acordo com os últimos Censos, divulgados esta semana pelo Gabinete Nacional de Estatística.

Em contraste, o número daqueles que afirmam não ter qualquer religião cresceu para 37,2% (22,2 milhões), tendo aumentado 14,8% nos últimos 20 anos. O maior crescimento, em termos percentuais, foi o do número de muçulmanos, que aumentou 43%, elevando os seguidores do Islão para 3,9 milhões.

Quanto às restantes religiões, os hindus somam agora cerca de um milhão, correspondendo a 1,7% da população. Os sikhs são 524 mil, pouco menos de 1%, enquanto os budistas não ultrapassam os 273 mil (cerca de 0,5%) e os judeus 271 mil.

Olhando para a realidade da cidade de Londres, cerca de 40% da população diz-se cristã, enquanto 15% são muçulmanos e 5% hindus. Entre o total de londrinos, 25% assumem professar uma religião não cristã.

Estudos anteriores, citados pelo National Catholic Reporter, mostravam já um declínio na adesão cristã em todo o Reino Unido. A edição 2019 da Sondagem de Atitudes Sociais Britânicas, que inclui a Escócia e a Irlanda do Norte, revelava que, no ano de 2018, 52% dos residentes britânicos não professavam qualquer religião, enquanto apenas 38% se assumiam como cristãos.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This