Sínodo católico na “Vida Nueva”

Pela primeira vez na história, a palavra e o voto das mulheres

| 14 Jul 2023

Manifestação da revolta das Mulheres na Igreja - Madrid, 1 Março 2020. Foto reproduzida da página da Revolta das Mulheres na Igreja, na rede social Twitter

Manifestação da revolta das Mulheres na Igreja – Madrid, 1 Março 2020. Foto reproduzida da página da Revolta das Mulheres na Igreja, na rede social Twitter

 

A revista espanhola Vida Nueva dedica o número desta semana ao Sínodo sobre a Sinodalidade, destacando particularmente o lugar das mulheres e o “compromisso com a diversidade” que a lista dos membros sinodais representa.

Num editorial significativamente intitulado “Carta de cidadania cristã” a revista assinala o facto de, “pela primeira vez na história”, as mulheres terem voz e voto nos trabalhos da assembleia geral, em outubro. Serão 54 as que são membros efetivos, havendo ainda 31 religiosas e leigas que estarão como convidadas especiais, peritas e facilitadoras.

Na verdade, ainda há escassos meses, não se admitia mais do que uma mulher com direito a voto – Nathalie Becquart, precisamente pelo cargo que ocupa, de subsecretária-geral do Sínodo. Agora, não apenas foram chamadas a participar, como duas delas poderão dirigir os trabalhos da assembleia, na qualidade de presidentes delegadas e uma, por sinal moçambicana, integra a Comissão para a Informação, no cargo de secretária.

Sendo verdade que a Igreja Católica chega tarde a este reconhecimento, que se espera inaugural, não é menos certo que ele representa “um salto qualitativo e quantitativo mais do que significativo”, como sublinha o editorial da Vida Nueva.

Em termos comparativos, no Sínodo Extraordinário sobre a Amazónia, em 2019, apesar da participação de muitas mulheres na fase preparatória, nenhuma delas foi autorizada a votar o documento final. Agora serão cerca de 15 por cento.

 

Compromisso com a diversidade

Relativamente ao aspeto da diversidade, em primeiro lugar é expectável que realidades de diferentes partes do mundo, vividas e trabalhadas, surjam na aula sinodal e nos trabalhos de grupo com mais frequência e vivacidade, dada a proveniência geográfica, cultural, eclesial, de género e até de idades. Através de convites especiais do Papa, estarão a participar pessoas com deficiência, pessoas que animaram o processo sinodal no mundo digital, um padre (James Martin) que trabalha com comunidades LGBTQ+ e até um cardeal que se tem distinguido por atacar o Papa e o próprio processo sinodal.

A Vida Nueva inclui um dossiê em que várias mulheres que vão estar no Sínodo reagem a esta participação e dão conta das expectativas face a esta magna e histórica reunião, que já foi considerada a mais importante, depois do Concílio Vaticano II.

Em todo o caso, os leigos em geral, e as mulheres em particular, são chamados a trazer para este espaço as realidades de todos os cantos do mundo católico e de todas as sensibilidades eclesiais. E foi aqui que Francisco insistiu pessoalmente para que o cardeal Gerhard Müller, prefeito emérito para a Doutrina da Fé, que ignorou a própria convocação sinodal e se especializou no “negacionismo bergogliano”, e o jesuíta James Martin, o “capelão” da comunidade LGBTQ, partilhassem o mesmo banco.

É neste compromisso com a diversidade, de dar voz e voto tanto ao centro como à periferia, que reside a essência dessa sinodalidade que só será possível se, dentro e fora da sala de aula, for abordada com uma consciência corresponsável de comunhão, participação e missão.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This