Save the Children alerta

Pelo menos 2 mil crianças mortas em Gaza

| 24 Out 2023

Pelo menos 2.000 crianças foram mortas em Gaza nos últimos 17 dias, outras 27 morreram na Cisjordânia, e ainda mais 27 em Israel, alerta a organização humanitária Save the Children num comunicado emitido ao final do dia de segunda-feira, 23 de outubro. As perspetivas, com os “ataques aéreos que continuam inabaláveis, são aterradoras, sublinha a ONG: “mais de 1 milhão de crianças estão presas no meio da zona de conflito ativa, sem nenhum lugar seguro para onde ir”.

A nota acrescenta que “milhares de casas e dezenas de parques infantis, escolas, hospitais, igrejas e mesquitas foram danificados ou destruídos em Gaza, com pelo menos 4.600 crianças feridas”. Algumas delas apresentam “queimaduras excruciantes, membros perdidos e outros ferimentos horríveis causados ​​pela explosão” e não há possibilidade de oferecer-lhes “cuidados adequados”, lamenta a organização.

“Os danos nas infra-estruturas de saúde e a falta de material médico estão a forçar os médicos a fazer escolhas impossíveis, como realizar cirurgias no chão dos hospitais, muitas vezes sem anestesia, e a dificultar a sua capacidade de tratar pacientes com lesões que alteram a vida”, pode ler-se no comunicado.

Jason Lee, diretor nacional da Save the Children para o território palestiniano ocupado, explica que “o conflito ativo, incluindo ataques aéreos implacáveis, numa cidade tão pequena e densamente povoada, está a provocar um número chocantemente elevado de mortes de civis”. Quanto às crianças, “são particularmente vulneráveis ​​ao impacto de armas explosivas – os seus corpos são atirados com mais força e mais longe pelas explosões. Os seus ossos dobram mais, aumentando as probabilidades de deformações a longo prazo com poucas hipóteses de recuperação”, acrescenta, assinalando ainda que sofrerão “graves impactos a longo prazo na saúde mental – nunca saíram ilesas”.

A organização apela, por isso, a que um cessar-fogo seja “acordado imediatamente”. “Apelamos a todas as partes para que tomem medidas imediatas para proteger a vida das crianças e apelamos à comunidade internacional para que apoie esses esforços. Deve ser feito todo o possível para proteger as crianças de perigos – e proporcionar-lhes o apoio de que necessitam. As crianças que necessitam de cuidados especializados e vitais devem poder recebê-los fora de Gaza. A única maneira de proteger verdadeiramente a vida das crianças é acabar com esta violência”, conclui Jason Lee.

A Save the Children é uma das organizações humanitárias que está a prestar auxílio às vítimas do conflito Israle-Palestina. Para saber como ajudar esta e outras instituições no terreno, consulte o artigo do 7MARGENS abaixo.

Como ajudar as vítimas do conflito Israel-Palestina?

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This