Pelos rios é que vamos

| 8 Nov 2023

Pelo Sonho é que Vamos é o título da obra póstuma de 1953 do escritor de Azeitão, em Setúbal, Sebastião da Gama. Depois de ler num tempo bem mais curto do que esperava pelo entusiasmo que me criou A Terra Tem Sede – Guerra e paz nos reinos dos rios, de Erik Orsenna (ed. Temas e Debates), achei que o trocadilho com o poema inspirador de Sebastião da Gama, que também recomendo, era a melhor forma de descrever o livro.

Garona, Loire, Ródano, Reno, Danúbio, Tigre, Eufrates, Jordão, Ganges, Mekong, Rio Amarelo, Rio Vermelho, Darling, Murray, São Lourenço, Mississípi, Panamá, Amazonas, Paraná, Nilo, Níger, Senegal, Congo são os nomes de rios que encontramos de todos os continentes, alguns que se confundem com nomes de países, outros com uma história a perder de vista, uns mais transformados que outros, quase todos eles abraçando conflitos regionais pelo uso da água, todos progressivamente ameaçados pelas alterações climáticas.

No livro deste amante dos rios, percorremos o mundo, não de barco à vela nem em balão, mas navegando pelas conversas e a visão crítica que mereceu a minha concordância quase absoluta sobre os problemas que afetam os cursos de água e as suas baias hidrográficas. Cada rio merece um mapa e um conjunto de dados selecionados que nos permitem perceber melhor a sua origem, a sua extensão ou o seu caudal.

O Tejo, com duas páginas, também não é esquecido. Mas são as visitas, com muitas conversas por vezes presentes em tom coloquial, que nos ilustram a diversidade, a riqueza, os dramas que os rios encerram e nos fazem ter sede de visitar todas as paisagens destes grandes rios ou pelo menos sonhar com viagens que faríamos ao longo do seu troço, mais curto ou mais longo, através das imagens muito bem construídas de Erik Orsenna.

Reconhecendo a importância das barragens, o autor não deixa de ser um crítico das suas consequências. Exulta os rios como vias de comunicação privilegiadas em detrimento dos camiões que enchem estradas e poluem. E olha para um planeta que está a mudar, com secas e cheias que já estão e poderão ainda mais rapidamente pôr em causa a gestão, por vezes muito frágil, da água, como elemento essencial da natureza e do desenvolvimento. A geopolítica obviamente não está de fora, e são muitos os exemplos retratados de animosidades entre os países de montante e jusante, mas também os bons exemplos onde o entendimento tem sido possível.

Como Erik reconhece, o livro não é apenas um navegar pelos rios – é um livro da vida para quem já tem 76 anos e de quem sempre procurou abordar, dialogar, construir soluções para uma melhor gestão da água, sendo agora protagonista na associação Iniciativas para o Futuro dos Grandes Rios. Em Portugal debatemo-nos com o estado a jusante de rios internacionais cuja grandiosidade é relativa comparativamente com outros à escala mundial, mas que são exemplo de dificuldades de gestão e de conflitualidade entre setores e países à escala ibérica, onde as barragens também impediram a sua liberdade no que respeita à migração de diversas espécies de peixes, onde o tráfego fluvial, exceto nos estuários, é quase exclusivamente turístico, onde a pressão do uso agrícola é muito forte e as secas (mas também algumas cheias) se agravam com as alterações climáticas. A Terra Tem Sede… ajuda-nos a construir um olhar sobre o presente e o futuro e a necessidade de um maior diálogo participado e construtivo sobre o papel da água na sociedade e para a natureza e o conseguir equilíbrios difíceis que assegurem um desenvolvimento sustentável, mesmo que fortemente limitado pelas decisões passadas.

 

Francisco Ferreira é Presidente da associação ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável

 

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz novidade

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Bíblia ou Tradição?

Bíblia ou Tradição? novidade

Desde a Reforma Protestante que o Catolicismo se debate com a questão das fontes da revelação. Por oposição ao Protestantismo, que vê na Bíblia a única e exclusiva fonte da revelação, o Catolicismo sublinha a importância da Tradição para o estabelecimento da revelação divina. A questão, em termos simples, resume-se a saber como é que cada crente pode aceder à Palavra de Deus. (Jorge Paulo)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This