
Os textos recolhidos neste livro organizam-se “em torno de duas vertentes fundamentais: a dimensão humanista e a dimensão das relações internacionais”, ambas “reconhecidamente sempre presentes no espírito e no exercício cívico, académico e profissional de Luís Moita”.
O livro Em torno do Pensamento de Luís Moita: Humanismo e Relações Internacionais é lançado na próxima segunda-feira, dia 10 de julho, às 10h00, nas instalações da Rua do Conde de Redondo da Universidade Autónoma de Lisboa, onde o professor lecionou durante décadas e de que foi vice-reitor.
Com mais de três dezenas de colaborações, o livro, segundo os seus coordenadores Luis Tomé, Luís Valença Pinto e Brígida Brito, “não visa servir nenhum propósito laudatório ou biográfico da figura do professor Luis Moita”, mas reúne “contributos de pessoas que com ele trabalharam de perto e que com ele tiveram o privilégio de aprofundar temáticas de interesse comum”. E acrescentam: “com este trabalho todos de algum modo tivemos a oportunidade de prolongar a nossa relação, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão para com a figura de Luís Moita. Foi essa, certamente, a feliz recompensa de todos nós.”
Os textos recolhidos organizam-se “em torno de duas vertentes fundamentais: a dimensão humanista e a dimensão das relações internacionais”, ambas “reconhecidamente sempre presentes no espírito e no exercício cívico, académico e profissional de Luís Moita”.
Na abertura do livro, são recordadas algumas das ideias expressas pelo professor Moita na sua última lição a 11 de julho de 2019: “A minha convicção é sobretudo esta: que nós existimos uns por causa dos outros. É o tecido das nossas relações que nos constitui como pessoas…”; e “A ideia de relação é um conceito chave, que pode atravessar todos os nossos campos de saber, desde as partículas subatómicas ao sistema internacional e à humanidade no seu conjunto…”.
A apresentação do livro pode ser acompanhada no local, ou à distância. Mais informações em observare.autonoma.pt.