Compostela

Peregrinos regressam em força ao Caminho de Santiago em busca de bem-estar

| 8 Jun 2021

Caminho de Santiago. © António José Paulino.

Caminho de Santiago é feito de múltiplos e antigos caminhos que percorrem a Europa, do oriente ao ocidente, e do norte para o sul. Foto © António José Paulino.

 

Alguns peregrinos já puseram pés ao caminho e muitos outros preparam a mochila e as botas, a caminho de Santiago de Compostela. Depois de um ano de confinamento, os mais fiéis suspiram pela repetição da experiência restauradora, enquanto outros não veem o dia de inaugurá-la.

A Associated Press (AP) publicou neste fim-de-semana uma desenvolvida reportagem, em que os jornalistas Joseph Wilson e Iain Sullivan dão sinais deste acordar do movimento, nesta fase, que se espera final, da pandemia. Pelos caminhos cruzaram-se ou foram ao encontro dos peregrinos: a mulher cujo casamento acabou no confinamento e agora teme ser despedida pelo banco em que trabalha; o casal de 81 e 84 anos, que sobreviveu ao vírus; o jovem checo de 25 anos, que veio caminhar três semanas, para combater o stress; e muitos outros. Incluindo o investigador da Universidade Autónoma de Barcelona que já concluiu, com uma amostra de 100 peregrinos, que fazer o Caminho traz benefícios à saúde mental.

O Caminho de Santiago é feito de múltiplos e antigos caminhos que percorrem a Europa, do oriente ao ocidente, e do norte para o sul. Como os ribeiros que vão desaguando noutros ribeiros, assim fazendo rios, assim as vias que demandam a imagem e a catedral do santo.

Dado que o Papa Francisco estendeu até 2022 as indulgências do ano jubilar, que não acontecia desde 2010, são esperados já este ano e, no próximo, centenas de milhar de caminheiros, crentes e não crentes.

Como diz o bispo de Santiago de Compostela, em declarações à AP, “o Caminho de Santiago… é um espaço que nos ajuda a recuperar a nossa paz interior, a nossa estabilidade, o nosso espírito, de que sem dúvida todos precisamos, dadas as dificuldades que temos para enfrentar a dor e os estragos da pandemia que por vezes nos deixam sem palavras”.

 

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This