Projeto de Frederico Dinis em Braga

Performatividade da memória em espaços religiosos

| 13 Jul 2023

 

Quanto mais lenta mais intensa é a memória. Se a velocidade aumenta, cresce o esquecimento. Os quotidianos são cada vez mais acelerados, daí “a necessidade de reduzir a velocidade da vida diária, refazendo-a”.

Este poderia ser o fundo e o horizonte de um conjunto de três peças audiovisuais, centradas em outros tantos lugares religiosos – as capelas Árvore da Vida e Imaculada, de Braga, e a igreja (reconstruída) de Cedofeita (Porto) – que o artista-investigador Frederico Dinis vai apresentar, de 22 a 30 deste mês de julho, numa escadaria do Seminário Conciliar de Braga, que, por sinal, desembocam no “átrio” da capela Árvore da Vida.

Os trabalhos resultaram de um projeto de pós-doutoramento intitulado “Performativity of the memory of religious places through non-verbal means” [performatividade da memória de espaços religiosos através de meios não verbais”] que o artista desenvolveu no quadro do CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião, da Universidade Católica Portuguesa, com acompanhamento dos professores João Duque e Joaquim Félix.

Em todos eles perpassa essa aproximação aos – e vivência dos espaços, numa toada lenta – daí o titulo geral do evento, centrado no neologismo Relentalizar.

As três peças, observa Frederico Dinis, “são representativas de uma abordagem de investigação-criação mais vasta em torno das relações entre a lentidão e os lugares religiosos, explorando os conceitos de ‘abrigo’, ‘humildade’ e ‘fragilidade’, através de permanências, deslocações e ausências em lugares simbólicos, centros de rituais reconfiguradores”.

O projeto desenvolveu-se ao longo de um ano, tendo o “trabalho de campo” resultado de demoradas e densas permanências nos três lugares, cada qual com a sua especificidade, de que resultaram vestígios que o artista traduziu em imagens, sons, palavras-chave. Assim à  capela Árvore da Vida associação a ideia de abrigo, deixando-nos “a morosidade da espera e do eco”; à Igreja de Cedofeita a ideia de fragilidade e “a demora na procura e no encontro”; quanto à capela da Imaculada, a ideia foi a humildade e “o vagar que agrega e contém”.

 

Estas “peças metafóricas de existência concentrada” redundaram num “conjunto de paisagens sonoras e visuais que enfatizam o particular e a identidade de lugares religiosos, procurando gerar interpretações diversas e emoções ambíguas”.

Ao contactar com estas “paisagens sonoras e visuais”, os interessados poderão também fazer a experiência de “relentalizar”, sentar-se, circular e visitar a capela Árvore da Vida. Poderão fazê-lo de 22 a 30 de julho, das 10 às 12 e das 16 às 18.

A data coincide com a semana pré-Jornadas Mundiais da Juventude, em que se prevê que alguns milhares de jovens de diferentes partes do mundo estarão pela Arquidiocese de Braga, mas é aberta a todos os interessados.

Os passos do trabalho desenvolvido por Frederico Dinis, no âmbito do seu pós-doutoramento, tal como outros elementos do seu recheado currículo encontram-se documentados no seu blog.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This