Em Frascati, arredores de Roma

Peritos de todo o mundo preparam segunda fase do Sínodo

| 28 Set 2022

sínodo, pessoas, conversa, grupo

Às mais de 100 sínteses de episcopados, juntam-se outras de organizações, movimentos, estruturas e grupos informais. Foto captada de um dos vídeos.  

 

A equipa de 21 peritos de diferentes continentes, realidades sociais e experiências de Igreja estão desde o dia 21 deste mês em Frascati, nos arredores de Roma, em regime de retiro e processo de discernimento com o objetivo de redigir um documento de leitura dos resultados da primeira fase do processo sinodal.

Sobre a mesa têm centenas de testemunhos, histórias, preocupações e sugestões sobre a Igreja Católica, em resposta ao desafio inédito lançado pelo Papa Francisco em 2021. São mais de uma centena as sínteses nacionais enviadas pelas conferências episcopais. A essas juntam-se muitas outras de organizações, movimentos, estruturas, grupos informais, que entenderam partilhar como vêem e sentem a Igreja, perante os desafios que hoje enfrenta, e aquilo com que sonham para a Igreja do futuro.

Os trabalhos, que se prolongam por 12 dias, acompanhados por oração e discernimento sobre o que “está o Espírito a dizer à Igreja”, assentam em trabalhos de grupo e do conjunto dos peritos. Deles deverá resultar o documento que será a referência para a etapa continental do Sínodo, que agora começa. Esse documento poderá ser também apreciado e comentado pelas dioceses e por todos aqueles que participaram na primeira fase do processo sinodal, como foi sublinhado no ato de lançamento da segunda fase.

A acompanhar os trabalhos estão também especialistas de comunicação e animadores de redes sociais (ver, por exemplo, tags como #frascati22 ou #synod). Tem sido, dessa forma, possível ir acompanhando alguns aspetos ligados ao trabalho decisivo que está a ser feito. Disponíveis estão já, no canal do Sínodo no YouTube, vários vídeos. Em português, há já um sobre “Uma Igreja em movimento”, outro intitulado “Pronto a discernir” – ambos podem ser vistos clicando nos títulos – e outro sobre “A voz das mulheres”:

 

Nas redes sociais (recorremos sobretudo ao Twitter), os adversários do Sínodo têm tentado fazer uma barragem aos posts publicados pela equipa do Sínodo. Assim, a uma pergunta que foi feita sobre se faltava alguém ou alguma coisa neste processo sinodal ou que vozes não se puderam manifestar, foi respondido que 99 por cento não se envolveram porque são indiferentes ou “consideram o processo manipulado ou capturado por progressistas”. Outros disseram que falta falar de fé e de Cristo. Houve quem contestasse o perfil católico (tido por pouco ortodoxo) de alguns dos peritos reunidos em Frascati e quem contestasse que seja necessário haver “uma Igreja em movimento”. “Já estou farto de católicos sempre a chorar por não serem ouvidos ou por se sentirem excluídos ou por não fazerem parte da vida católica. Comecem por entrar numa qualquer igreja paroquial numa tarde de sábado, vão-se confessar e depois façam sua jornada de fé”, lia-se noutro tweet.

 

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This