
Escultura de José Rodrigues no Convento de S. Paio (Vila Nova de Cerveira). Foto © Pedro Sousa, cedida pelo autor.
Abrir portas para espaços novos e ferramentas para construir “uma Igreja em saída, aberta à brisa sustentável do Amor” é um dos propósitos enunciados pelo Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, para a sua edição de 2021 do Encontro de Reflexão Teológica (ERT).
O encontro tem como tema “É preciso transver o mundo”. Socorrendo-se da poesia do brasileiro Manoel de Barros, a convocatória diz que ele se destina aos “que gostam de pescar bocadinhos de futuro / cruzando paciência, teimosia e esperança”. Será animado pelo padre Carlos Maria Antunes, monge cisterciense do Mosteiro do Sobrado (Corunha, Galiza), e decorrerá no dia 31 de Julho, apenas em videoconferência.
“Apesar dos limites impostos pela pandemia, queremos fazer dele uma oportunidade de encontro e reflexão que nos desassossegue e desafie”, diz o Metanoia no convite, onde se sugere, como introdução ao tema, ver um documentário sobre Manoel de Barros:
O encontro, que decorre entre as 9h30 e as 17h30, desenrola-se a partir de seis temas: vulnerabilidade, interioridade, compaixão, fraternidade, marginalidade, sobriedade e sabedoria, e criatividade.
A inscrição, gratuita, deve ser feita num formulário destinado a esse efeito, disponível aqui.
Mais informações na página do Metanoia ou através do endereço electrónico metanoia.mcp@gmail.com.