Superiora de Montserrat

“Podemos nunca ver para que serve, mas rezamos”

| 26 Fev 2022

Por que razão rezar quando rezar parece tão inútil? – pergunta a superiora do mosteiro de Beneditinas de Montserrat, Maria del Mar Albajar, retomando a questão que muitos crentes hoje se colocam perante a desolação e o sofrimento provocados pela invasão russa da Ucrânia. A resposta da irmã beneditina foi publicada sexta, 25 de fevereiro, no Catalunya Religió num curto texto por ela assinado e que o 7MARGENS publica na íntegra:

“E porque rezamos quando rezar parece ser tão inútil, com tão poucos resultados visíveis? Podemos nunca ver para que serve, mas rezamos.” Foto © Albin Hillert / WCC-CEI

 

“’Rezem pelo mundo’, pediu-me esta manhã um amigo jornalista. E nós, com muitos daqui e de todos os lugares, rezamos. Rezamos com o coração partido, rezamos. A guerra começou. A guerra alastra. Rezamos. Putin e o seu governo iniciam uma guerra destruindo a vida de jovens e de civis que não podem fugir. E nós rezamos. E porque rezamos quando rezar parece ser tão inútil, com tão poucos resultados visíveis? Podemos nunca ver para que serve, mas rezamos. Rezamos como expressão da Vida. Rezamos com o gemido de quem não se conforma com menos do que a própria Vida. Rezamos, num grito desprotegido e confiante, ao Amor que bate no coração do mundo. Rezamos na conversa incessante entre dois corações que se amam e se procuram. Oração que é vida chamada a Viver, que é sede da Fonte e que é o próprio Amor abraçando e sustentando a vida.

Temos de nos erguer pela paz. Alguns fazem-no em frente às embaixadas e consulados russos. Onde quer que seja. De muitos modos. Erguemo-nos pela paz porque a Vida que nos habita nos faz viver de pé, conscientes da sacralidade da vida, de toda a vida. Erguemo-nos pela paz porque a paz precisa da nossa consciência e da nossa escolha em acreditar que o amor é sempre maior do que qualquer forma de guerra. Erguemo-nos para podermos cuidar, em paz, dos que estão ao nosso lado e quebrar qualquer círculo de violência. Erguemo-nos pela paz porque rezamos pelo mundo e o Amor, que nos ama, envia-nos a amá-lo.”

Maria del Mar Albajar,
Mosteiro de S. Benet, Montserrat (Catalunha)

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This