Faculdade de Teologia de Braga

Poética e Espiritualidade em destaque nos mais recentes números da revista Cenáculo

| 29 Ago 2023

Números 220 e 221 da revista Cenáculo. Foto revista Cenáculo

As capas dos mais recentes números da revista Cenáculo, dedicados aos temas da Espiritualidade e Poética na Igreja. Foto © revista Cenáculo.

 

Já estão disponíveis os números 220 e 221 da Cenáculo – Revista dos Alunos da Faculdade de Teologia de Braga -, dedicados, respetivamente, aos temas da Espiritualidade e Poética na Igreja.

O primeiro conta com artigos do professor Mario Aletti e do padre Giovanni Pagazzi, “que abordam a Espiritualidade em perspetivas diferentes. O primeiro aborda a questão a partir da análise psicológica, enquanto o padre Giovanni deixa o seu contributo a partir da dimensão corpórea da Eucaristia”, adianta um comunicado enviado ao 7MARGENS.

Este número inclui ainda um artigo do padre Joaquim Félix, vice-reitor do Seminário Conciliar de Braga, com base num estudo sobre a “Arquitetura eclesial na Capela da Imaculada do Seminário de Nossa Senhora da Conceição em Braga”.

Já o número 221 da revista conta com três trabalhos de alunos da Faculdade de Teologia de Braga, e com um estudo do padre Pedro Daniel, que se encontra em Roma a terminar o seu doutoramento em História da Igreja.

A abrir esta edição, um artigo do arcebispo de Braga, José Cordeiro, o qual faz um balanço relativo aos 450 anos do Seminário Conciliar, “deixando igualmente perspetivas para um futuro renovado”, destaca o comunicado.

A revista pode ser adquirida através do seu site oficial, na página de Facebook, e ainda por e-mail (rev.cenaculo@gmail.com). O próximo número da revista, cujo lançamento está previsto para o Outono, encontra-se já em preparação.

 

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Na Casa de Oração Santa Rafaela Maria

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Estamos neste mundo, não há dúvida. Mas como nos relacionamos com ele? E qual o nosso papel nele? “Estou neste mundo como num grande templo”, disse Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em 1905. A frase continua a inspirar as religiosas da congregação e, neste ano em que assinalam o centenário da sua morte, “a mensagem não podia ser mais atual”, garante a irmã Irene Guia ao 7MARGENS. Por isso, foi escolhida para servir de mote a uma tarde de reflexão para a qual todos estão convidados. Será este sábado, às 15 horas, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, e as inscrições ainda estão abertas.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This