Estrutura liga Lisboa a Loures

“Ponte Cardeal D. Manuel Clemente” homenageia o patriarca de Lisboa

| 11 Ago 2023

Ponte foi construída no âmbito da Jornada Mundial da Juventude para ligar as margens de Lisboa e Loures. Foto © Carlos Farinha / JMJ Lisboa 2023

Ponte foi construída no âmbito da Jornada Mundial da Juventude para ligar as margens de Lisboa e Loures. Foto © Carlos Farinha / JMJ Lisboa 2023

A passagem ciclopedonal sobre o rio Trancão construída para a Jornada Mundial da Juventude vai designar-se “Ponte Cardeal D. Manuel Clemente”, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa esta sexta-feira, dia 11 de Agosto. A autarquia indicou que o nome da nova ponte, inaugurada no mês de Julho, “é uma homenagem ao 17.º patriarca de Lisboa, após a sua renúncia ao cargo por ter completado 75 anos de idade”.

Publicada na página da Câmara Municipal de Lisboa, a nota expressa o reconhecimento do presidente da autarquia, Carlos Moedas, que diz que “os lisboetas estão profundamente agradecidos ao Cardeal D. Manuel Clemente pelo seu contributo para um momento marcante para a cidade, que ficará gravado na história de Lisboa e nos corações de todos os que o viveram. É uma justa homenagem da cidade a um homem que deu tanto a Lisboa ao longo da sua vida.” A Câmara de Lisboa consultou também o presidente da autarquia de Loures, “que a considerou uma boa opção e um justo reconhecimento”.

O cardeal D. Manuel Clemente reagiu a este anúncio, em comunicado enviado aos jornalistas. “Agradeço a generosidade da Câmara Municipal de Lisboa, e incluo no meu nome todos quantos trabalharam na Jornada Mundial da Juventude. Saudação amiga a Lisboa e também a Loures, agora ainda mais unidas por uma belíssima ponte, símbolo de todas as pontes que nos devem ligar ao serviço do bem comum”, refere o patriarca emérito.

 

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

Cristianismo e democracia

Cristianismo e democracia novidade

Em tempo de comemoração dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril, penso dever concluir que o maior legado desta é o da consolidação do Estado de Direito Democrático. Uma consolidação que esteve ameaçada nos primeiros tempos, mas que se foi fortalecendo progressivamente. Esta efeméride torna particularmente oportuna a reflexão sobre os fundamentos éticos da democracia. [Texto de Pedro Vaz Patto]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã novidade

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This