
Ponte foi construída no âmbito da Jornada Mundial da Juventude para ligar as margens de Lisboa e Loures. Foto © Carlos Farinha / JMJ Lisboa 2023
A passagem ciclopedonal sobre o rio Trancão construída para a Jornada Mundial da Juventude vai designar-se “Ponte Cardeal D. Manuel Clemente”, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa esta sexta-feira, dia 11 de Agosto. A autarquia indicou que o nome da nova ponte, inaugurada no mês de Julho, “é uma homenagem ao 17.º patriarca de Lisboa, após a sua renúncia ao cargo por ter completado 75 anos de idade”.
Publicada na página da Câmara Municipal de Lisboa, a nota expressa o reconhecimento do presidente da autarquia, Carlos Moedas, que diz que “os lisboetas estão profundamente agradecidos ao Cardeal D. Manuel Clemente pelo seu contributo para um momento marcante para a cidade, que ficará gravado na história de Lisboa e nos corações de todos os que o viveram. É uma justa homenagem da cidade a um homem que deu tanto a Lisboa ao longo da sua vida.” A Câmara de Lisboa consultou também o presidente da autarquia de Loures, “que a considerou uma boa opção e um justo reconhecimento”.
O cardeal D. Manuel Clemente reagiu a este anúncio, em comunicado enviado aos jornalistas. “Agradeço a generosidade da Câmara Municipal de Lisboa, e incluo no meu nome todos quantos trabalharam na Jornada Mundial da Juventude. Saudação amiga a Lisboa e também a Loures, agora ainda mais unidas por uma belíssima ponte, símbolo de todas as pontes que nos devem ligar ao serviço do bem comum”, refere o patriarca emérito.