Pontifícia Academia para a Vida criticada por publicar fotomontagem da Pietá com Jesus negro

| 15 Set 20

pieta black lives matter, Foto_ twitter Pontifical Academy for Life

O portal Church Militant considera que a fotomontagem publicada pelo órgão do Vaticano constitui uma apologia ao movimento “Black Lives Matter”, é “ofensiva” e uma “blasfémia”. Foto: Direitos reservados.

 

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, diz a legenda da fotomontagem que a Pontifícia Academia para a Vida publicou este sábado, 12 de setembro, na sua conta de Twitter. Nela, pode ver-se a Pietá, a escultura de Miguel Ângelo, segurando um Jesus de cor negra, em vez do branco original. O tweet recebeu centenas de comentários positivos, mas gerou também fortes críticas, nomeadamente da parte de sites católicos norte-americanos conhecidos pelo seu conservadorismo.

Uma das reações mais negativas foi a do portal Church Militant, que considera que a publicação do órgão do Vaticano constitui uma apologia ao movimento “Black Lives Matter” (As vidas negras importam), é “ofensiva” e uma “blasfémia”. “O vandalismo do Vaticano imita o iconoclasta louco Laszlo Toth”, afirma o site, referindo-se ao geólogo húngaro que, em 1972, vandalizou a famosa escultura.

Na sequência da polémica, o porta-voz da Pontifícia Academia para a Vida, Fabrizio Mastrofini, respondeu às críticas. “Não há nenhum tipo de ligação com o movimento ‘Black Lives Matter’, é uma manipulação politizada. Esta imagem pretende ser uma mensagem contra o racismo a 360 graus”, explicou, citado pela ANSA. “Estes comentários”, concluiu, revelam “uma triste situação eclesial”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um Grande Homem: Integrado Marginal

José Cardoso Pires por Bruno Vieira Amaral

Um Grande Homem: Integrado Marginal novidade

Integrado Marginal foi leitura de férias junto ao mar, entre nevoeiros e nortadas que me levavam a recorrer a esplanadas cobertas para ler enquanto tomava um café bem quente. Moledo do Minho no seu inquieto esplendor… e capricho! Tinha lido algumas obras de José Cardoso Pires: Lisboa. Livro de Bordo (feito para a Expo 1998); O Burro em Pé (livro para crianças); Alexandra Alpha; De Profundis: Valsa lenta; O Delfim.

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão

[Mãos à obra]

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão novidade

O conceito de desenvolvimento sustentável tem duas interpretações: para os intelectuais humanistas é um desenvolvimento que respeita o ambiente, de forma abstrata, sem contabilizar desenvolvimento ou impacte ambiental, mas pode levar a questionar o modelo económico e até o modo de vida actuais; para os industriais, políticos e economistas entende-se como um desenvolvimento que possa ser eterno.

A ideia de Deus

A ideia de Deus novidade

Não é certo que quem nasça numa família de forte tradição religiosa esteja em melhores condições do que qualquer outra pessoa para desenvolver a componente espiritual e uma relação com o divino. Pode acontecer exatamente o inverso. Crescer com uma ideia de Deus pode levar-nos a cristalizá-la nos ritos, hábitos ou procedimentos que, a dada altura, são desajustados ou necessariamente superficiais.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This