O Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal, assinala os cinco anos sobre a sua criação com um debate no Porto sobre a polarização no espaço público e eclesial. A iniciativa decorre no Hotel M.OU.CO, no Porto, a partir das 18h30 e conta com a participação de António Lobo Xavier (antigo dirigente do CDS), Francisco Assis (presidente do Conselho Económico e Social), Rita Sacramento Monteiro (do grupo português d’A Economia de Francisco) e padre Paulo Terroso (responsável do gabinete de comunicação da arquidiocese de Braga). A moderação está a cargo de Eunice Lourenço, jornalista do Expresso.
“Habitar a tensão” é o novo lema do Ponto SJ, consagrado no novo estatuto editorial do portal dos jesuítas. Num comunicado a propósito do aniversário, os jesuítas afirmam que, cinco anos depois do início do Ponto SJ, “a promoção do diálogo é ainda mais urgente” e “é necessário criar pontes e locais de encontro”. O portal pretende, por isso, “ajudar a gerar uma visão consistente, lúcida e livre, que conduza à disponibilidade para servir o bem comum e possa proporcionar uma abertura à transcendência” e “deseja ser palco de encontro e diálogo” também para dentro da Igreja.
Para os próximos tempos, o Ponto SJ diz querer apostar “ainda mais nos formatos vídeo e podcast, para chegar a um público mais diversificado e jovem”.
Participar no debate implica uma inscrição, sendo a iniciativa transmitida em directo nos canais do Ponto SJ.