Populações em fuga após novo ataque, no sábado, em Cabo Delgado

As populações continuam a fugir, muitas veezs sem ter onde se abrigar. Foto © ACN-Portugal
Desde a madrugada de sábado que grupos fortemente armados atacaram Mocímboa da Praia (Cabo Delgado, no Norte de Moçambique) causando o pânico e levando à fuga das populações, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) neste domingo, citando a irmã Graça António Guitate, das Filhas do Imaculado Coração de Maria: “Sim, às 5 horas, eles atacaram a vila de Mocímboa da Praia.”
A localidade tinha sido já atacada em meados de Maio, tendo os atacantes deixado marcas de destruição e obrigado à fuga da população, incluindo quatro monges beneditinos. E no final da semana havia mais relatos de ataques e consequentes fugas de população.
Os relatos apontam para confrontos violentos entre exército e grupos terroristas, acrescenta a mesma fonte. Segundo a religiosa que falou à fundação, os combates duraram “até ao meio-dia” e terão causado muitas baixas entre os militares. “Não se fala em muitas infraestruturas danificadas, mas conta-se que morreram muitos militares moçambicanos”.
Este terá sido o confronto mais grave em Cabo Delgado desde que há quase três anos se sucedem ataques à região, levados a cabo por vários grupos armados, que algumas fontes ligam ao Daesh.
Horas antes do ataque, Graça Guitate e uma outra irmã da mesma congregação enviavam mensagens para o escritório de Lisboa da AIS, descrevendo um ambiente de caos humanitário na região de Pemba, a capital da província para onde têm fugido milhares de pessoas. Muitos padres e freiras têm também abandonando as suas missões.
“Os ataques têm sido cada vez pior aqui na nossa província, e os missionários nessa zona norte, nomeadamente de Palma, Mocímboa da Praia, Nangade, Mueda, Muidumbe, Macomia, Meluco, Quisanga e Ibo já abandonaram as missões”, diz Graça Guitate, ainda segundo a AIS.
Centenas de mortos, mais de 200 mil deslocados
Os ataques, diz por seu turno a irmã Joaquina Tarse, pareciam no início circunscritos à franja norte da província. Mas nos últimos meses eles alargaram-se progressivamente para sul, tendo já chegado às imediações de Pemba.
A situação já provocou até hoje centenas de mortos e mais de 200 mil deslocados e foi um dos temas principais da reunião da Conferência Episcopal de Moçambique entre os dias 9 e 13 de Junho. Os bispos falam em “atrocidades” e “actos de verdadeira barbárie” e pedem “uma resposta urgente a esta tragédia”.
Também o Papa falou do tema no Domingo de Páscoa, manifestando solidariedade com as populações e pedindo apoio da comunidade internacional para resolver a situação.
O bispo de Pemba, Luiz Fernando Lisboa, tem sido uma das vozes mais activas a pedir ajuda, até agora sem efeito. “O alojamento não é suficiente para todos, porque aqui em Pemba, por exemplo, as famílias estão a receber [os desalojados], mas há também grandes acampamentos sem as condições necessárias. Não há tendas suficientes, não há comida que chegue, porque é muita gente.” Como agora o tempo é mais frio, a situação agrava-se, pois faltam “mantas, e cobertores” para distribuir a todas as pessoas.
A Congregação das Filhas do Imaculado Coração de Maria está no terreno a apoiar os deslocados, não só com alimentos e bens, mas também no apoio psicológico e espiritual: muitas pessoas estão traumatizadas pela experiência de violência a que têm estado sujeitas, com casos de pessoas “que viram os seus pais, os seus irmãos a serem degolados…”
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]
Em Londres
Judeus progressistas recordam 7 de outubro com esperança num futuro de convivência pacífica novidade
O Movimento pelo Judaísmo Progressista realizou na Sinagoga Judaica Liberal em St. John’s Wood (Londres) uma cerimónia recordando as vítimas do 7 de outubro, na qual familiares de reféns e de pessoas assassinadas nos ataques do Hamas falaram sobre a perda e sobre a esperança de um futuro pacífico.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
José Allamano e a Consolata
Exposição fotográfica revela 100 anos de história das missões
Por ocasião dos 100 anos da morte de São José Allamano, assinalados este ano, o Consolata Museu, em Fátima, tem patente ao público uma exposição dedicada a este fundador dos dois institutos missionários. [Texto de Juliana Batista].
Relatório Centro Rossing
Jerusalém: ataques violentos a cristãos quase duplicaram em dois anos
Os ataques violentos a cristãos em Israel e em Jerusalém oriental ocupada estão a tornar-se cada vez mais frequentes, tendo quase duplicado nos dois últimos anos, de acordo com organizações israelitas citadas pelo órgão público de rádio alemão Deutsche Welle (DW).
Apelo ao Governo
Cristãos do Bangladesh querem feriado no Domingo de Páscoa e maior representação na vida pública
Um cordão humano com mais de 100 pessoas exigiu, durante toda a manhã de dia 31 de março, em frente ao Clube Nacional de Imprensa, em Daca, que o Domingo de Páscoa fosse reconhecido pelo Governo do Bangladesh como feriado nacional. A concentração organizada pela Associação Cristã de Bangladesh reivindicou também lugares na vida pública reservados à representação dos cristãos e de outras minorias.
Sexta-feira Santa
Papa carrega a cruz e meditações da Via Sacra dão voz ao sofrimento dos povos do Médio Oriente
O Papa presidirá a todas as 14 estações da Via Sacra no Coliseu de Roma, carregando a cruz pessoalmente durante toda a liturgia, que será marcada pelas meditações escritas pelo frei franciscano Francesco Patton, ex-Custódio da Terra Santa (2016-2025) e que atualmente vive no santuário do Memorial de Moisés no Monte Nebo, na Jordânia.
Bíblia da CEP
Naum e Malaquias, mais dois livros proféticos com nova tradução
A comissão coordenadora da tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa acaba de divulgar as propostas de texto para o Livro de Naum e o Livro de Malaquias e aguarda agora o contributo dos leitores para melhorar a compreensibilidade dos textos.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias
Apelo de Metz
Com Leão XIV, líderes das grandes religiões assumem compromisso de união pela paz e dignidade humana
Os representantes das principais tradições religiosas presentes em França comprometeram-se esta segunda-feira, na cidade de Metz, a aprofundar o diálogo entre si, a educar as novas gerações para o conhecimento mútuo e a permanecerem unidos na promoção da justiça e da paz.
É notícia
Entre margens
[Entre Margens]
Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade
Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].
[Entre Margens]
Jesus salva-nos de nós mesmos
Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].
[Entre Margens]
Estafetas no fio da navalha
Há uma situação que, para mim, começa a ser difícil de explicar sem recorrer à ironia: centenas de estafetas têm conseguido, nos tribunais portugueses, o reconhecimento do seu vínculo laboral com as plataformas digitais. Ou seja, a Justiça diz, em determinadas decisões, que ali existe uma relação de trabalho. [Texto de Marcel Borges, presidente da Associação dos Imigrantes e Trabalhadores por Aplicação]
Cultura e artes
NAZA estreou nos cinemas
O filme israelita que documenta o genocídio em Gaza
Os realizadores Yuval Abraham e Rachel Szor trazem-nos um filme, NAZA, que é um objeto de cinema que ultrapassa os limites do ecrã e nos coloca frente a frente com a máquina de morte que Israel montou para destruir Gaza – cometendo genocídio.
Cinema
Pela primeira vez, um filme produzido com o Vaticano entra na corrida aos Óscares
É um feito inédito: uma produção realizada em colaboração com o Vaticano está a iniciar o processo de qualificação para os prémios da Academia de Hollywood. Trata-se de Green Lava, documentário de 39 minutos realizado por Lia Beltrami e Ali Aksu, que acompanha a vida de Giacomo Mattivi, um jovem italiano com distrofia muscular de Duchenne.
Em 17 de outubro
Arquitetura e artes para a liturgia: arcebispo de Braga convida para encontro
Arquitetos, engenheiros, artistas, presbíteros, responsáveis de comunidades paroquiais e todos os envolvidos na construção e adequação de espaços litúrgicos estão convidados a participar no I Encontro Diocesano de Arquitetura e Artes para a Liturgia, que se realiza no próximo dia 17 de outubro, em Braga.
a importância que uma farda tem (1)
“Tomo um verso de Guimarães Rosa: todo o dia é véspera, para breves glosas da nossa circunstância”, diz Luís Soares Barbosa, poeta e professor na Universidade do Minho, que a 24/25 de cada mês, assinalando a data da implantação da democracia em Portugal, publica um poema que é, “uma espécie de comentário sobre a nossa circunstância portuguesa”.
Sete Partidas
7Partidas
Vinte e cinco anos depois
Em 2001, vivíamos em San Francisco. Naquela segunda-feira, dia 11 de Setembro, fomos acordados pelo meu sogro, que nos ligava da Alemanha para avisar que os EUA estavam a ser atacados. Em San Francisco era ainda madrugada; em Nova Iorque passava das nove da manhã, e as duas torres já estavam a arder. [Texto de Helena Araújo].
Aquele que habita os céus sorri
[Entre o quadro e o mundo (31)]
Como pode a escola construir pontes num mundo de muros? novidade
O novo episódio do podcast Entre o Quadro e o Mundo parte da metáfora da ponte para pensar o papel da escola num tempo marcado pela polarização, pelas diferenças culturais e geracionais e pela crescente presença da inteligência artificial.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]





















