Dia Mundial pelo Trabalho Digno

Por uma “rede de proteção social mínima” para todos

| 5 Out 2021

Futebol, Qatar, FIFA, Trabalho

Trabalho digno e salários justos: parece fácil, mas não será assim tão simples. Foto: Amnistia Internacional

 

O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) assinala o Dia Mundial pelo Trabalho Digno que se celebra a 7 de outubro, com uma mensagem dirigida a todos os que são impactados pela realidade do trabalho, sejam eles patrões, governos ou trabalhadores.

Na mensagem, que foi escrita pelo grupo do MMTC na Índia, refere-se a importância de garantir uma “rede de proteção social mínima para todos os trabalhadores independentemente do salário, tamanho da empresa e lugar de origem”.

O documento enviado às redações expressa ainda alguns receios sobre o estado do mundo laboral pós-pandemia, principalmente no que diz respeito às mulheres, que “tiveram de assumir grande parte da carga adicional do cuidado dos filhos enquanto as escolas fecharam”. “Em alguns países, a participação das mulheres na população activa caiu para o seu nível mais baixo desde os meados dos anos 80”, refere o MMTC, que acrescenta que “o vírus aumentou as diferenças dos salários ou de riqueza em função da classe, raça e género”.

Esta perspetiva do trabalho digno, transversal ao documento, está também relacionada com o proporcionar “oportunidades de trabalho produtivo” com o seu respetivo “salário justo”, mas não só. Segurança no trabalho, liberdade para as pessoas expressarem os seus pontos de vista e se organizarem são outros dos aspetos importantes que o documento salienta.

Este movimento considera que a segurança social, nos diferentes países, “ajuda a mitigar o impacto económico e social das recessões económicas, a gerar resiliência e a acelerar a recuperação do crescimento geral”. “Uma segurança social adequada fomenta o investimento em capital humano tanto para os empregadores como para os trabalhadores”, defendem os autores da mensagem.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Como reconstruir a catedral?

Pré-publicação 7M

Como reconstruir a catedral? novidade

Reconstruir o rumor de Deus – Para uma teologia estética da revelação é o título do livro da autoria do padre Miguel Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, cujo prefácio, da autoria do padre Joaquim Félix, o 7MARGENS reproduz. O livro é apresentado nesta quarta-feira na Igreja Matriz de Vila do Conde, às 21h30.

Idosos descartáveis

Idosos descartáveis novidade

Este ano, o Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de Junho) teve como lema “calar é ser cúmplice”. Segundo a OMS, um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência. Diante desta brutal realidade, todos nos devemos interrogar a respeito deste fenómeno, muito conhecido no nosso país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This