Posição de Biden a favor do aborto legal faz sentir bispos dos EUA numa “situação difícil”

| 19 Nov 20

Assembleia dos bispos dos EUA em videoconferência. Foto reproduzida da página no Twitter da USCCB.

 

As posições do Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, sobre imigração, ajuda aos refugiados, justiça racial, pena de morte e alterações climáticas dão aos bispos católicos do país “razões para acreditar que a sua fé o levará a apoiar algumas boas medidas”, de acordo com o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês). Mas o episcopado está de tal modo preocupado com as posições do segundo Presidente católico do país sobre o aborto legal que decidiu criar um grupo de trabalho para tratar o tema.

Estas últimas posições colocam o episcopado católico numa “situação difícil e complexa” e constituem “uma séria ameaça ao bem comum”, além de minarem a prioridade dos bispos em “eliminar o aborto”, disse o bispo de Los Angeles, José Gómez, presidente da USCCB, no final da assembleia plenária do episcopado dos EUA, realizada em videoconferência.

A aceitação do aborto legal representa “uma séria ameaça ao bem comum”, disse o presidente dos bispos, em declarações resumidas pelo Religión Digital. “Quando os políticos que professam a fé católica apoiam [essas políticas] criam confusão entre os fiéis sobre o que a Igreja realmente ensina sobre estas questões.

Gómez anunciou que o grupo de trabalho será liderado pelo vice-presidente e arcebispo de Detroit, Allen Vigneron.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um Grande Homem: Integrado Marginal

José Cardoso Pires por Bruno Vieira Amaral

Um Grande Homem: Integrado Marginal novidade

Integrado Marginal foi leitura de férias junto ao mar, entre nevoeiros e nortadas que me levavam a recorrer a esplanadas cobertas para ler enquanto tomava um café bem quente. Moledo do Minho no seu inquieto esplendor… e capricho! Tinha lido algumas obras de José Cardoso Pires: Lisboa. Livro de Bordo (feito para a Expo 1998); O Burro em Pé (livro para crianças); Alexandra Alpha; De Profundis: Valsa lenta; O Delfim.

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão

[Mãos à obra]

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão novidade

O conceito de desenvolvimento sustentável tem duas interpretações: para os intelectuais humanistas é um desenvolvimento que respeita o ambiente, de forma abstrata, sem contabilizar desenvolvimento ou impacte ambiental, mas pode levar a questionar o modelo económico e até o modo de vida actuais; para os industriais, políticos e economistas entende-se como um desenvolvimento que possa ser eterno.

A ideia de Deus

A ideia de Deus novidade

Não é certo que quem nasça numa família de forte tradição religiosa esteja em melhores condições do que qualquer outra pessoa para desenvolver a componente espiritual e uma relação com o divino. Pode acontecer exatamente o inverso. Crescer com uma ideia de Deus pode levar-nos a cristalizá-la nos ritos, hábitos ou procedimentos que, a dada altura, são desajustados ou necessariamente superficiais.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This