Precisamos de nos ouvir (3) – Lara Wemans: Natureza, emprego e crianças

| 13 Fev 2021

Porto, Natureza, Jardim, Parque, Cidade

“Será que podíamos procurar organizar-nos para tirar mais partido dos espaços verdes?” Foto © Catarina Soares Barbosa

 

Neste segundo confinamento, já com algum distanciamento de março 2020 e a reviver novamente esta estranha rotina, surgem-me duas pequenas partilhas que partem da minha experiência individual, necessariamente enviesada.

Neste último ano reencontrei o contacto com a natureza, que mais decisivamente se revelou como tendo um efeito calmante em alturas de maior stress. Outros me têm também falado desta sensação. No pós-pandemia, será que podíamos procurar organizar-nos para tirar mais partido dos espaços verdes? Será que isso nos poderia ajudar a cuidar melhor da nossa saúde mental, tão depauperada neste último ano, e a fomentar a recuperação da comunidade e promover o encontro? Não sei bem o que poderia ser feito em concreto. Uma primeira ideia seria tornar esse contacto regular parte integrante dos currículos escolares desde a infância para que se ganhe muito cedo o gosto de estar à vontade na natureza.

Crianças, Jogos, Brincar, Casa, Família

Vila do Conde, Agosto 2020-Crianças em casa durante a pandemia-Foto © Catarina Soares Barbosa

Parece-me que entrámos num fingimento coletivo de que os pais podem estar em teletrabalho a tempo inteiro e a cuidar de filhos pequenos fechados em casa e privados das suas rotinas. As opções de recorrer a ajuda de familiares, que quando disponíveis pertencem muitas vezes a grupos de risco, ou sentir-se duplamente em falta, quer com as crianças, quer com o emprego, geram múltiplos problemas.

Entendo que o Estado concentre recursos para apoiar os trabalhadores que não podem realizar teletrabalho e que têm sido os mais penalizados por esta crise, mas não haverá algo que as empresas possam fazer? Será que, pelo menos as empresas de maior dimensão e com maior folga, não poderiam/deveriam ter disponibilizado esquemas de redução de horário de trabalho subsidiados para os trabalhadores com filhos pequenos? Talvez algumas empresas o tenham feito e pudéssemos todos beneficiar da divulgação e discussão pública destas experiências.

Acredito que uma medida deste género poderia ter um impacto significativo quer no bem-estar das crianças quer na produtividade.

Oxford, Bebé, Crianças

Foto © Catarina Soares Barbosa

 

Lisboa, 10 de fevereiro 2021

Lara Wemans é economista

 

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia novidade

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca

Abusos sexuais

Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca

O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa saiu em defesa do cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, numa nota publicada esta terça-feira à noite no site da diocese. Nas últimas semanas, Clemente tem sido acusado de não ter dado seguimento a queixas que lhe foram transmitidas de abusos sexuais.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This