Precisamos de nos ouvir (3) – Lara Wemans: Natureza, emprego e crianças

| 13 Fev 21

Porto, Natureza, Jardim, Parque, Cidade

“Será que podíamos procurar organizar-nos para tirar mais partido dos espaços verdes?” Foto © Catarina Soares Barbosa

 

Neste segundo confinamento, já com algum distanciamento de março 2020 e a reviver novamente esta estranha rotina, surgem-me duas pequenas partilhas que partem da minha experiência individual, necessariamente enviesada.

Neste último ano reencontrei o contacto com a natureza, que mais decisivamente se revelou como tendo um efeito calmante em alturas de maior stress. Outros me têm também falado desta sensação. No pós-pandemia, será que podíamos procurar organizar-nos para tirar mais partido dos espaços verdes? Será que isso nos poderia ajudar a cuidar melhor da nossa saúde mental, tão depauperada neste último ano, e a fomentar a recuperação da comunidade e promover o encontro? Não sei bem o que poderia ser feito em concreto. Uma primeira ideia seria tornar esse contacto regular parte integrante dos currículos escolares desde a infância para que se ganhe muito cedo o gosto de estar à vontade na natureza.

Crianças, Jogos, Brincar, Casa, Família

Vila do Conde, Agosto 2020-Crianças em casa durante a pandemia-Foto © Catarina Soares Barbosa

Parece-me que entrámos num fingimento coletivo de que os pais podem estar em teletrabalho a tempo inteiro e a cuidar de filhos pequenos fechados em casa e privados das suas rotinas. As opções de recorrer a ajuda de familiares, que quando disponíveis pertencem muitas vezes a grupos de risco, ou sentir-se duplamente em falta, quer com as crianças, quer com o emprego, geram múltiplos problemas.

Entendo que o Estado concentre recursos para apoiar os trabalhadores que não podem realizar teletrabalho e que têm sido os mais penalizados por esta crise, mas não haverá algo que as empresas possam fazer? Será que, pelo menos as empresas de maior dimensão e com maior folga, não poderiam/deveriam ter disponibilizado esquemas de redução de horário de trabalho subsidiados para os trabalhadores com filhos pequenos? Talvez algumas empresas o tenham feito e pudéssemos todos beneficiar da divulgação e discussão pública destas experiências.

Acredito que uma medida deste género poderia ter um impacto significativo quer no bem-estar das crianças quer na produtividade.

Oxford, Bebé, Crianças

Foto © Catarina Soares Barbosa

 

Lisboa, 10 de fevereiro 2021

Lara Wemans é economista

 

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI

Manifesto inédito em todo o mundo

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI novidade

Um total de 125 pessoas, incluindo vários padres, trabalhadores a tempo inteiro ou voluntários na Igreja Católica nos países de língua alemã, anunciam hoje a sua condição LGBTQI+. A iniciativa tem o título #OutInChurch. Por uma Igreja sem medo e acompanha, também, a emissão de um documentário televisivo. É a primeira vez na história, em todo o mundo, que um grupo de crentes se assume deste modo, colectivamente, na praça pública.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia novidade

Há tempos, numa visita a uma adega nacional conhecida, em turismo, ouvi uma curiosa explicação da nossa guia que me relembrou imediatamente da vida de fé e das questões dos tempos modernos. Dizia-nos a guia que é hábito encontrar roseiras ao redor das vinhas como salvaguarda: quando os vitivinicultores encontravam algum tipo de doença nas roseiras, algum fungo, sabiam que era hora de proteger a vinha, de a tratar, porque a doença estava próxima.

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This