Por "dar voz ao silêncio"

Prémio APAV 2022 atribuído à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais

| 25 Out 2022

bispo americo aguiar e pedro strecht na atribuicao do premio apav, a 25 de outubro 2022, foto agencia ecclesia

O coordenador da Comissão entregou o galardão ao bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, Américo Aguiar, tornando-o “guardião do prémio” para que “o mesmo possa estar perto do Papa Francisco” na sua visita a Portugal. Foto © Agência Ecclesia.

 

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) atribuiu esta terça-feira, 25, o Prémio APAV 2022 à Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, criada pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Na sessão de entrega do galardão, em Lisboa, o presidente da direção  da APAV, João Lázaro, destacou que o trabalho da CI “tem sido amplamente divulgado e conhecido”, e o seu mote – “Dar voz ao silêncio” –, que é autoexplicativo, é uma “das motivações que estiveram na génese da atribuição do prémio ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo deste período”.

O coordenador da Comissão Independente, Pedro Strecht, esteve presente na cerimónia, onde agradeceu em primeiro lugar “às vítimas” que “ao longo destes meses ousaram ‘dar voz ao silêncio’ para revelar situações traumáticas que sofreram enquanto crianças, quase sempre revisitando em sofrimento tudo aquilo por que passaram tal como a incapacidade de reconhecimento ou ajuda de tantos que as rodeavam e de quem era suposto esperar uma resposta física e emocionalmente protetora”.

No seu discurso, Pedro Srecht destacou também que a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) “teve a coragem de ousar pedir” que este Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa fosse realizado, “conferindo total independência” à Comissão.

O coordenador da CI entregou depois o galardão recebido ao bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, Américo Aguiar, tornando-o “guardião do prémio” para que “o mesmo possa estar perto do Papa Francisco” na sua visita a Portugal, na próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que irá realizar-se em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Strecht lembrou no entanto que “a Comissão Independente é uma comissão de estudo, criada para funcionar num tempo definido, e não se constitui nem pode constituir-se como estrutura quer de apoio jurídico quer de investigação criminal, quer ainda como
equipa de saúde mental”. Nesse sentido, reforçou “a importância de instituições como a APAV, que já estavam, estão e estarão no terreno, a atuar de forma independente nas diversas modalidades de apoio às vítimas em geral e, neste campo, às pessoas que passaram por todas as formas de abuso sexual enquanto crianças”.

Até ao momento, a Comissão Independente recolheu “mais de quatro centenas de testemunhos, os quais continuam a chegar por diversas formas e diariamente, assinalou o responsável, que solicitou depois a todos os órgãos de comunicação “um novo e derradeiro apelo ao testemunho, com a divulgação dos contactos da Comissão”.

Até 31 de outubro, a Comissão receberá testemunhos de vítimas que queiram depor (através do telefone 917 110 000, do endereço electrónico geral@darvozaosilencio.org ou do inquérito disponível na página da Comissão www.darvozaosilencio.org). Depois daquela data, continuará a receber testemunhos que eventualmente apareçam, mas que apenas serão referidos estatisticamente no relatório e já não estudados.

A CI, anunciada pela Igreja Católica em Portugal em novembro de 2021, foi criada para funcionar num tempo de 12 meses, tendo entrado em funções em janeiro deste ano. Apresentará o seu relatório final e recomendações  no dia 31 de Janeiro de 2023.

 

Bispo Américo Aguiar reconhece haver padres no ativo acusados de abusos

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia, o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, reconheceu que há padres acusados de abusos sexuais no ativo e que isso é “preocupante”, tendo defendido que “o normal é que a decisão fosse o afastamento das funções”.

“Estaria mais descansado se houvesse uma partilha permanente das denúncias a cada diocese pela Comissão Independente, mas compreendo que pudesse causar nas vítimas desconforto ou desconfiança. Se calhar é por isso que não partilham, mas depois não se pode fazer coincidir essa boa vontade que eu acho que seria positiva”, admitiu.

O presidente da APAV também demonstrou preocupação com os membros da igreja acusados de abusos sexuais ainda em funções. “Independentemente da instituição onde sejam detetados esses casos, a própria instituição tem de ter medidas de suspensão, de fazer com que a pessoa abusadora não esteja perto das vítimas enquanto decorrem outro tipo de abordagens internas”, afirmou.

 

Gaza: Previsível “uma das situações mais horríveis em muitas décadas”

Debate da associação Civitas em Braga

Gaza: Previsível “uma das situações mais horríveis em muitas décadas” novidade

Dois académicos do Porto – Manuel Loff e Alberto Azeredo Lopes – mostraram-se fortemente críticos da política devastadora levada a cabo pelos israelitas na Faixa de Gaza, num “encontro de cidadania” promovido esta quinta-feira, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga. Loff é professor e investigador de história contemporânea na Universidade do Porto, e apresentou uma contextualização histórica do conflito, enquanto que Azeredo Lopes é professor de Direito na Universidade Católica, também no Porto, analisando o mesmo fenómeno do ponto de vista jurídico.

Rute Agulhas em entrevista: Grupo Vita comunicou às autoridades 15 casos de abusos sexuais na Igreja, de um total de 42 registos

7MARGENS/Antena 1

Rute Agulhas em entrevista: Grupo Vita comunicou às autoridades 15 casos de abusos sexuais na Igreja, de um total de 42 registos novidade

O Grupo Vita recebeu nas últimas semanas um pedido de ajuda por parte de um agressor, “que aceitou um processo de ajuda”, e registou um caso em que “a abusadora foi uma mulher, uma freira”. E já sinalizou 42 situações nas estruturas da Igreja e enviou 15 casos para a Procuradoria-Geral da República e para a Polícia Judiciária.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Católicos alemães desafiam advertências de Francisco

Aprovados estatutos do conselho sinodal

Católicos alemães desafiam advertências de Francisco novidade

A assembleia geral do Comité Central dos Católicos Alemães (ZdK no acrónimo em língua germânica) que decorreu no fim de semana 24 e 25 de novembro aprovou por uma esmagadora maioria os estatutos do comité sinodal sobre o qual o Papa Francisco escreveu a 10 de novembro que ele “visa preparar a introdução de um órgão consultivo e de decisão o qual, na forma delineada no texto da resolução, não pode ser conciliado com a estrutura sacramental da Igreja Católica”.

Amor e Sentido

Amor e Sentido novidade

O Sentido talvez consista numa entrega total a algo, causa ou ideia, com amor. Mas não estou certo de que todas as causas suscitem a mesma plenitude de sentido. O que trará essa plenitude? A dimensão ou integridade do amor que se dedica, ou a causa em si, objeto desse amor? É certo que o “muito amar” justifica até a causa aparentemente mais insignificante, contanto seja um amor sincero, até certo ponto desinteressado, e não uma tábua de salvação para a angústia da solidão ou da falta de sentido. (Ruben Azevedo)

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This