Dia 29 de junho, em Madrid

Prémio Arcoíris atribuído a Cristina Inogés

| 21 Jun 2023

Cristina Inogés Sanz

Cristina Inogés Sanz. Foto © António Marujo/7Margens

 

A comunidade cristã LGTBI+H Crismhom de Madrid atribuiu o seu Prémio Arcoíris à colunista do 7MARGENS, a teóloga Cristina Inogés Sanz, pelo seu trabalho no sentido de “ajudar a dar visibilidade às pessoas LGBTQI+” ao longo do processo sinodal. O prémio foi-lhe atribuído em conjunto com Marisol Ortiz e a irmã Maria Luisa Berzosa da mesma equipa sinodal que procurou estimular esta comunidade de pessoas a participar no Sínodo da Igreja Católica sobre a sinodalidade.

“Receber este prémio é uma alegria imensa e, mais ainda, partilhá-lo com duas grandes mulheres que são também duas amigas e companheiras de caminho” – disse ao 7MARGENS, Cristina Inogés, sublinhando: “Eu acredito neste ministério [de acompanhar pessoas LGBT] porque acredito que através dele tornamos realidade o Evangelho; porque creio que uma Igreja que não inclui todos não é a verdadeira Igreja; e porque todos os dias ressoa no meu coração que ‘o Verbo se fez carne’ e nessa carne assumiu toda a condição humana criada por Deus por amor.”

Ao fundamentar a atribuição do seu prémio anual, a Crismhom reconhece que “uma realidade muito importante está a acontecer na Igreja: as comunidades arco-íris e as pessoas LGBTQI+ são, pela primeira vez na história, levadas em consideração e as suas vozes e experiências vitais foram e estão a ser ouvidas” e que na Igreja Católica se está a viver “um período de escuta do Espírito, de diálogo interno e de discernimento do Povo de Deus para acolher sem discriminação” todo o tipo de pessoas.

Olhando ainda para a atualidade eclesial, a Crismhom verifica que “a imprensa relata que o Papa Francisco permite a mulheres e a leigos votarem no Sínodo” o que possibilita “manifestar uma opinião que influencie” e por isso é chegada “a hora de contribuir e continuar construindo espaços acolhedores e livres de qualquer LGBTIfobia”. Nesse sentido, a associação reafirma o seu propósito de insistir “numa reivindicação justa e necessária: que as pessoas com diversas orientações sexuais e identidades de género sejam reconhecidas em plena igualdade na Igreja Católica”, pois esta é, dizem: “a nossa casa onde seguimos Jesus, Aquele que acolhe sem discriminação e por puro amor”.

Com Marisol Ortiz (leiga das Comunidades CVX que acompanha pais e filho(a)s transexuais) e a irmã Maria Luisa Berzosa (das Filhas de Jesus, que se dedicam a acompanhar comunidades e pessoas LGBTQI+), Cristina Inogés formou uma equipa sinodal com o objetivo de tornar aquelas pessoas “presentes sempre que possível, dizendo que uma Igreja sem elas (e muitos outros excluídos) não é uma verdadeira Igreja”.  “Acima de tudo”, diz Inogés, “quisemos incentivá-los a participar e tornarem-se visíveis, enviando as suas contribuições para o Sínodo enquanto comunidades LGBTQI+, e a verdade é que o fizeram e uma parte da Igreja descobriu, de modo positivo, estes católicos”. Também houve, remata Inogés, “alguns que não os viram com bons olhos e continuam a pensar barbaridades”.

Ambas as companheiras da teóloga já tinham recebido o Prémio Arcoíris em anos anteriores. Ortiz como membro das Comunidades de Vida Cristã (CVX, um movimento próximo dos jesuítas) e a irmã Berzosa pelo seu trabalho pessoal. O XVII Prémio Arcoíris será entregue numa cerimónia que terá lugar em Madrid ao fim da tarde de sexta-feira, 23 de junho. Crismhom, é o acrónimo de CRISTianas y cristianos de Madrid HOMosexuales, a primeira denominação que a associação teve quando foi criada em 3 de junho de 2006. Atualmente, mantém-se o acrónimo, embora o nome oficial da associação seja: CRISMHOM Comunidad cristiana LGTBI+H. Asociación de diversidad sexual e identidad de género.

O 7MARGENS publicou uma entrevista com Cristina Inogés a 11 de março deste ano. A teóloga integra a comissão metodológica do Sínodo sobre a sinodalidade que está a decorrer até ao final 2024 e lançou na Feira do Livro de Lisboa o seu livro A Sinfonia Feminina (Incompleta) de Thomas Merton (Paulinas Editora, 2023), sobre a relação do monge místico do século XX com as mulheres [ver 7MARGENS].

Colaborou com a Faculdade de Teologia de Gotinga (Gottingen), Alemanha, e atualmente é colaboradora regular de várias publicações, entre as quais a revista espanhola Vida Nueva, além de autora de vários livros, que inclui o recente Beguinas, Memoria Herida (“Beguinas, memória ferida”), sobre a experiência medieval comunitária e autónoma das beguinas.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This