São João e Centro Materno Infantil

Prémio D. António Francisco homenageou pediatria e Serviço Nacional de Saúde

| 26 Set 2022

Hospital Universitário de São João, Porto, saúde

Hospital Universitário de São João, Porto: a sua ala pediátrica foi, a par do Centro Materno Infantil do Norte, reconhecida pelo seu papel durante a pandemia. Foto © Reis Quarteu, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

 

A ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João e o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) receberam, ao início da tarde desta segunda-feira, o Prémio D. António Francisco correspondente à edição deste galardão para o ano de 2020. Em virtude da pandemia, o prémio só agora foi entregue, em cerimónia que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto. Ambas as entidades foram consideradas pelo júri como cumprindo “de forma exemplar os valores do Prémio”, que com esta atribuição faz também um “reconhecimento público ao Serviço Nacional de Saúde, pelo esforço desenvolvido na resposta à pandemia”.

A decisão foi tomada unanimemente pelas três instituições promotoras do Prémio, diz uma nota enviada ao 7MARGENS: a Associação Comercial do Porto, representada no júri pelo seu presidente, Nuno Botelho; a Irmandade dos Clérigos (padre Manuel Fernando, presidente); e Santa Casa da Misericórdia do Porto (António Tavares, provedor).

A nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, inaugurada em Dezembro do ano passado, “representa uma ambição antiga do principal hospital da região Norte para reforçar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população infantil”, diz o comunicado citado. “O novo espaço concentra várias especialidades clínicas, incluindo a pediatria, neonatologia, medicina intensiva pediátrica, oncologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgia pediátrica e a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte, com características e equipamentos inovadores.”

Já o CMIN é uma unidade pública de saúde, integrada no Centro Hospitalar Universitário do Porto, que presta serviços diferenciados nas áreas da maternidade, pediatria e obstetrícia. Inaugurado em 2014, o CMIN foi a unidade hospitalar que realizou, em 2019 e 2021, o maior número de partos a nível nacional, recorda ainda a nota.

As duas entidades dividiram um prémio total de 75 mil euros. O Prémio homenageia a figura do anterior bispo do Porto, que morreu em 11 de Setembro de 2017.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This