Comunidade de Sant’Egídio e "Mama Shamsa"

Prémio da Fraternidade Humana 2023 já tem galardoados

| 1 Fev 2023

comunidade de sant'egidio foto FB

O programa de corredores humanitários implementado pela Comunidade de Sant’Egidio, para a “integração dos refugiados nas sociedades de acolhimento”, esteve na origem da atribuição do prémio.Foto. Comunidade de Sant’Egidio.

 

Já na quarta edição, o prémio Zayed pela Fraternidade Humana foi este ano atribuído à Comunidade de Sant’Egídio e à pacificadora queniana “Mama Shamsa” e será entregue neste sábado, 4 de fevereiro, Dia Internacional da Fraternidade Humana. Trata-se do galardão instituído a partir do documento histórico assinado pelo Papa Francisco e o grande imã Al-Tayeb em 2019, em Abu Dhabi.

Comentando a atribuição, Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade, disse ser “uma grande honra para Sant’Egidio” receber este prémio que “representa um forte estímulo para continuar no compromisso em favor da fraternidade, da paz e do serviço aos mais pobres do mundo”.

Shamsa Abubakar Fadhil, conhecida no Quénia como “Mama Shamsa”, foi contemplada com o prémio Zayed por ter contribuído “para a construção de um mundo mais pacífico e compassivo através do avanço dos valores da fraternidade humana e do exemplo inspirador de promoção da coexistência pacífica”.

No caso de Sant’Egidio, foi reconhecida “a contribuição para o sucesso das negociações de paz e resolução de conflitos através da diplomacia religiosa e do diálogo intercultural”, nomeadamente em Moçambique e na Guatemala, e o programa de corredores humanitários, para a “integração dos refugiados nas sociedades de acolhimento”.

O prémio, no valor de um milhão de dólares, foi instituído em 2019 para assinalar o encontro de Abu Dhabi entre o papa Francisco e grande imã de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayeb, durante o qual ambos assinaram o Documento sobre a Fraternidade Humana.

 

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Bispos reestruturam conferência episcopal

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos novidade

Os bispos franceses anunciaram um vasto conjunto de iniciativas e linhas de ação com vista a combater os abusos sexuais na Igreja. Ano e meio depois da apresentação do relatório sobre o tema, os bispos abriram a assembleia da Conferência Episcopal (CEF) à participação de representantes dos fiéis. Uma assembleia sinodal realizar-se-á de três em três anos, em torno de matérias relevantes para a vida da Igreja e da sociedade.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Um lamento de sangue e beleza

Cinema

Um lamento de sangue e beleza novidade

Toda a Beleza e a Carnificina é um documentário de 2022 da realizadora Laura Poitras, que nos leva a percorrer vários períodos da vida e obra da fotógrafa Nan Goldin (1953). (Crítica de Sara Leão).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This