Primeira reunião da nova Conferência Eclesial da Amazónia afirma opção pelos indígenas

| 30 Out 20

Manifestacao em defesa da Amazónia. Foto © Forum Social Pan-amazónico

 

Uma Igreja Católica alinhada com os povos indígenas da Amazónia e com o cuidado da casa comum é uma das notas principais que sai da primeira assembleia da recém-criada Conferência Eclesial da Amazónia (Ceama), que decorreu de forma virtual e que contou com a participação de líderes indígenas e responsáveis de comunidades católicas, além de bispos dos nove países da região.

“A Conferência é uma experiência muito interessante, porque colocou a Igreja ao lado dos mais necessitados. A Igreja optou pelos mais pobres da Amazónia, pelos povos indígenas, pelos cuidados da casa comum”, afirmou Patricia Gualinga, líder do povo kichwa, de Sarayaku, na Amazónia equatoriana, citada no Religión Digital.

É esta a perspectiva que te sido trabalhada nestes meses que levaram à criação da Conferência Eclesial da Amazônia, diz o comunicado final da assembleia. A Igreja Católica, com os missionários que estão na região, decidiu estar do lado dos indígenas e já não “dos poderosos” ou “das grandes potências”, mas antes “cuidando da criação, cuidando deste ecossistema único, cuidando do respeito pelos direitos”.

O processo deve, agora, continuar, diz comunicado final, “articulado com o CELAM [Conselho Episcopal Latino-Americano, que reúne todos os bispos católicos da América Latina] e as diferentes redes eclesiais amazónicas”, em aliança “com os povos amazónicos e em defesa da Casa Comum”.

 

Um Grande Homem: Integrado Marginal

José Cardoso Pires por Bruno Vieira Amaral

Um Grande Homem: Integrado Marginal novidade

Integrado Marginal foi leitura de férias junto ao mar, entre nevoeiros e nortadas que me levavam a recorrer a esplanadas cobertas para ler enquanto tomava um café bem quente. Moledo do Minho no seu inquieto esplendor… e capricho! Tinha lido algumas obras de José Cardoso Pires: Lisboa. Livro de Bordo (feito para a Expo 1998); O Burro em Pé (livro para crianças); Alexandra Alpha; De Profundis: Valsa lenta; O Delfim.

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão

[Mãos à obra]

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão novidade

O conceito de desenvolvimento sustentável tem duas interpretações: para os intelectuais humanistas é um desenvolvimento que respeita o ambiente, de forma abstrata, sem contabilizar desenvolvimento ou impacte ambiental, mas pode levar a questionar o modelo económico e até o modo de vida actuais; para os industriais, políticos e economistas entende-se como um desenvolvimento que possa ser eterno.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A ideia de Deus

A ideia de Deus novidade

Não é certo que quem nasça numa família de forte tradição religiosa esteja em melhores condições do que qualquer outra pessoa para desenvolver a componente espiritual e uma relação com o divino. Pode acontecer exatamente o inverso. Crescer com uma ideia de Deus pode levar-nos a cristalizá-la nos ritos, hábitos ou procedimentos que, a dada altura, são desajustados ou necessariamente superficiais.

Manuel Martins, um precursor da Sinodalidade

Manuel Martins, um precursor da Sinodalidade novidade

Escrevo a propósito da partida deste mundo há quatro anos, que se completam hoje mesmo, dia 24, do bispo Manuel Martins. Há seres humanos que não deveriam morrer. Não por eles, mas por nós. Contrariamente ao que é vulgar dizer-se, são mesmo insubstituíveis. A propósito, evoco também a memória de um outro que nos deixou no passado dia 2 de setembro.

À escuta dos leitores – um inquérito do 7M sobre o Sínodo dos bispos católicos

Editorial

À escuta dos leitores – um inquérito do 7M sobre o Sínodo dos bispos católicos novidade

Hoje, todos os leitores receberão um inquérito organizado pelo 7MARGENS como forma de auscultação de quem nos tem acompanhado nesta aventura editorial que iniciámos há dias, relacionada com o Sínodo dos Bispos que se inicia no próximo dia 9 de outubro. É a primeira vez que tomamos uma iniciativa deste género.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This