Criado pela Fundação UNITATE

Primeiro campus no mundo dedicado à Economia Social vai nascer no Alentejo

| 4 Jul 2023

Complexo do futuro UNITATE Campus, em Borba. Foto Fundação UNITATE

O complexo inclui três edifícios, onde a instituição irá instalar o IFES – Instituto de Formação para a Economia Social , um centro de congressos, um espaço “porta aberta” dedicado à Economia Social (com biblioteca, zonas de exposição e áreas de coworking), entre outros serviços. Foto © Fundação UNITATE.

 

A escassos quilómetros da cidade alentejana de Borba, numa área total de 45 mil m2, irá nascer brevemente o UNITATE Campus, ou “o primeiro campus no mundo dedicado exclusivamente à Economia Social”. Quem o garante é Tiago Abalroado, presidente do conselho de administração da Fundação UNITATE e um dos responsáveis pelo inovador projeto, sobre o qual falou ao 7MARGENS.

O complexo, recentemente adquirido pela fundação, inclui três edifícios, onde a instituição irá instalar o IFES – Instituto de Formação para a Economia Social (criado já em 2020), um centro de congressos, um espaço “porta aberta” dedicado à Economia Social (com biblioteca, zonas de exposição e áreas de coworking), uma incubadora social, um laboratório de inovação social, salas de formação, um centro de consultoria em responsabilidade social, e ainda uma área de restauração.

Criada em outubro de 2013, inicialmente sob a forma associativa, a Fundação UNITATE inspira-se nos princípios da Doutrina Social da Igreja Católica, e tem procurado envolver e mobilizar os vários atores do setor social em Portugal.

“Neste momento, apoiamos, através das diferentes atividades da fundação cerca de 1.500 IPSS em todo o país e sentimos que é um setor que continua a precisar de muito suporte”, afirma Tiago Abalroado. Estando o novo espaço “a 20 quilómetros da fronteira com Espanha, temos aqui uma oportunidade de estabelecer também essa relação com instituições espanholas, mas a nossa prioridade continua a ser Portugal”, acrescenta.

O responsável adianta que espera que os primeiros serviços do campus possam entrar em funcionamento “no espaço de seis meses”, nomeadamente na área da formação. “Neste momento, estamos a definir quais as respostas que faz sentido abrir primeiro e isso dependerá também da articulação com os atores locais – salvaguarda -, mas a formação é sem dúvida uma das necessidades mais sentidas no setor e uma das nossas preocupações será a de ajudar a formar pessoas para desempenhar funções nesta área, dando-lhes aqui a oportunidade de aprender não só a teoria como a prática, aplicada em respostas sociais reais”.

Acima de tudo, “é o mesmo espírito de serviço que prevalece” e a vontade de construir pontes também. “Queremos estabelecer parcerias chave com todas as entidades dos setores público e privado que se queiram associar à Fundação UNITATE para fazer deste um espaço aberto, de todos e para todos”, conclui Tiago Abalroado.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This