Na tarde de sábado, 18

Prisão e perdão em debate na antiga Cadeia da Relação do Porto

| 17 Mai 2024

prisão, grades

Foto: Direitos reservados

“Prisão, perdão e paz” é o tema da conversa que decorre na tarde deste sábado, 18 de Maio, entre as 15h30 e as 18h, no Centro Português Fotografia (Porto), onde funcionou a antiga Cadeia da Relação. A iniciativa é promovida pela associação Inclusos, que apoia “pessoas livres, de modo especial pessoas em reclusão” e que desta forma assinala o seu primeiro aniversário.

A tarde começa com a evocação de alguns testemunhos sobre o tema. “O Perdão como práxis e pedagogia de Paz” será o tema da intervenção de Susana Vilas Boas, investigadora e colaboradora científica da Universidade Católica de Leuven (Lovaina, Bélgica), enquanto André Lamas Leite, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e investigador do Centro de Investigação Interdisciplinar sobre Justiça, falará sobre “O relevo do perdão no ordenamento jurídico-penal português”.

No final da sessão haverá um momento musical com o Coro Non Nobis, de Vila Nova de Gaia, e um Porto de honra. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Apesar de ser uma associação recente, a Inclusos engloba várias pessoas que são já visitadoras regulares de pessoas detidas há muitos anos, sobretudo nos estabelecimentos prisionais da zona do Porto. Está previsto ainda um jantar solidário de apoio à associação.

Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala precisamente neste sábado.

 

Guerra e Paz: angústias e compromissos

Um ensaio

Guerra e Paz: angústias e compromissos novidade

Este é um escrito de um cristão angustiado e desorientado, e também com medo, porque acredita que uma guerra devastadora na Europa é de alta probabilidade. Quando se chega a este ponto, é porque a esperança é já pequena. Manda a consciência tentar fazer o possível por evitar a guerra e dar uma oportunidade à paz. — ensaio de Nuno Caiado

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico, nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This