
Os 25 anos de A Fé dos Homens vão estar em destaque no Programa 70×7 do próximo domingo, na RTP2.
O programa A Fé dos Homens celebrou esta quinta-feira, 15 de setembro, o seu 25º aniversário. Transmitido na RTP2 de segunda a sexta-feira desde 1997, e marcando presença também na rádio Antena 1 a partir de 2009, o projeto consolidou-se “como um espaço para conhecer as diferentes comunidades e tradições religiosas, fomentando o diálogo inter-religioso” em Portugal, assinalou a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em nota enviada ao 7MARGENS.
Os responsáveis por este organismo sublinham que a forma como este tempo de emissão tem sido gerido, através da colaboração entre as diferentes confissões religiosas, “ilustra bem a cultura de cooperação e de respeito mútuo que coloca Portugal como uma referência a nível mundial”. E acrescentam que esta experiência “contrasta com o padrão na generalidade das democracias ocidentais, marcadas por tensões e pela polarização entre diferentes comunidades religiosas”.
“A possibilidade que as confissões religiosas têm de partilhar a sua história e divulgar a sua participação na construção da sociedade através do programa (…) é um relevante contributo para este quadro de entendimento entre as religiões”, pode ler-se no comunicado.
Para a Comissão, este aniversário “é uma ocasião para consolidar o diálogo entre confissões e comunidades religiosas, apostadas em contribuir para o conhecimento recíproco e para a valorização da dimensão religiosa como fundamental no tempo atual.”
Também o presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor dos media assinalou esta quinta-feira o aniversário do programa, destacando a sua importância para a promoção da “liberdade religiosa” em Portugal. “Dentro do contexto do nosso país, é provavelmente o programa que melhor pode oferecer à sociedade o que é um sentido ecuménico, de diálogo, um sentido interconfessional, valorizando o que deve ser a liberdade, a compreensão, a cidadania de todos”, referiu o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador, em mensagem enviada à Agência Ecclesia.
O presidente da Comissão de Liberdade Religiosa (CLR), José Vera Jardim, referiu por seu lado que o programa é “importante” para os portugueses e que gostaria que o mesmo pudesse ser “alargado”, nomeadamente à RTP Internacional. “Podia ser uma boa prenda a RTP permitir o ingresso na RTP Internacional, em face da diáspora que temos em todo o mundo – naturalmente, muitos deles participam dessas comunhões religiosas. Seria uma boa prenda para todos aqueles que defendem a presença das religiões nas sociedades contemporâneas”, afirmou em entrevista à Ecclesia.
As emissões do programa começaram a 15 de setembro de 1997, após a assinatura, meses antes, de um acordo entre a RTP e 13 confissões religiosas – Aliança Evangélica Portuguesa, Comunidade Bahá’í de Portugal, Comunidade Hindu de Portugal, Comunidade Islâmica de Lisboa, Comunidade Israelita de Portugal, Igreja Apostólica Católica Ortodoxa, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, Conselho Português de Igrejas Cristãs, Igreja Católica Ortodoxa, Igreja da Ciência Cristã e Igreja Veterocatólica.
Os 25 anos de A Fé dos Homens vão estar em destaque no Programa 70×7 do próximo domingo, na RTP2, pelas 17h30.