Católica lança programa para alunos de áreas deprimidas
7M/Agência Ecclesia | 11 Out 19 | Breves, Últimas
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou o lançamento do programa “Ser Capaz”, que tem o intuito de fazer o “diagnóstico e acompanhamento potencial” de alunos de “meios sociais de grande fragilidade”.
“Vamos trabalhar com as escolas secundárias em áreas deprimidas, diagnosticar um grupo de jovens, começar com 10. Vamos acompanhá-los no seu exercício de candidatura à universidade e vamos acompanhá-los dentro da universidade, queremos colocá-los nos cursos com mais prestígio”, afirmou Isabel Capeloa Gil, citada pela agência Ecclesia, no final da sessão de abertura do ano académico e de doutoramento honoris causa da pensadora Julia Kristeva, que decorreu na manhã de quinta-feira, 10 de Outubro.
A reitora da UCP explicou que a instituição tem acolhido os estudantes “com mais mérito” mas também tem de se focar nos alunos de “meios sociais de grande fragilidade”, que concluíram o ensino secundário mas “não anseiam mais”, porque “as condições em que a sua existência se desenvolve não o permite”.
(Foto da capa: Rádio Renascença)

Mais 14 cristãos mortos a sangue frio no Burkina Faso
António Marujo - 2 Dez 2019
Pelo menos 14 cristãos protestantes foram “executados” durante o serviço religioso que decorria neste domingo, numa igreja protestante no leste do Burkina Faso. O ataque ocorreu em Hantoukoura, perto da fronteira com o Níger (leste do país) e terá sido executado por um dos vários grupos jihadistas que operam na região.
Apoie o 7 Margens
Breves
Formação avançada em património religioso lançada na Católica
A Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa e o Departamento de Turismo do Patriarcado de Lisboa organizaram um programa de formação avançada em Turismo e Património Religiosos, com o objetivo de “promover a aquisição de competências nos domínios do conhecimento e divulgação do património artístico religioso da diocese de Lisboa”.
Cinco cristãos libertados na Índia depois de 11 anos presos por acusações falsas
Cinco cristãos indianos que tinham sido presos em 2008 com acusações falsas, na sequência da morte de Swamy Laxmananda Saraswati em Kandhamal (distrito de Orissa, a quase 700 quilómetros de Calcutá) foram agora libertados, onze anos depois das condenações e quatro anos depois de, em 2015, testemunhos apresentados por dois polícias terem levado à consideração da falsidade das acusações.
Bolsonaro acusado no Tribunal Penal Internacional por “genocídio” dos povos indígenas
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi denunciado no Tribunal Penal Internacional, acusado de incitar o “genocídio de povos indígenas”. A ação foi apresentada por duas organizações de advogados especializadas em direitos humanos, a Comissão Arns e o Coletivo de Advogados de Direitos Humanos.
Igreja Católica em Espanha tem de “relançar compromisso” com os migrantes, pede responsável das Migrações
O diretor da Comissão de Migrações da Conferência Episcopal Espanhola, José Luis Pinilla, pediu o “relançamento do compromisso” da Igreja Católica em Espanha com os migrantes, fazendo frente à “xenofobia”. Numa conferência sobre Juan Antonio Menéndez, o antigo bispo e presidente desta comissão que morreu em maio de 2019, Pinilla afirmou que é necessária uma Igreja mais comprometida com os migrantes e lembrou os ensinamentos de Menéndez.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Diocese de Lamego prepara acção de conjunto dos padres sobre violência doméstica
António Marujo - 4 Dez 2019
A diocese de Lamego vai preparar uma iniciativa sobre a questão da violência doméstica, que pode passar por, no mesmo dia, as homilias dos padres nas missas da diocese terem todas esse tema, com conteúdos de informação semelhantes e preparados previamente.
É notícia
Entre margens
A escultura que incomoda a Praça de São Pedro novidade
Júlio Rocha - 9 Dez 2019
Foi na Praça de São Pedro, dentro desses braços que abraçam o mundo inteiro, que o Papa Francisco quis colocar um conjunto escultórico dedicado aos refugiados, o “anjo inconsciente”. De bronze e argila, representa uma embarcação com algumas dezenas de refugiados, tendo à frente uma mulher grávida ao lado de uma criança, de um judeu ortodoxo e de uma mulher muçulmana com o seu niqab.
Tem graça: ainda vou à missa!
Manuel Alte da Veiga - 8 Dez 2019
Tem graça: ainda vou à missa! É o que fico a pensar, depois de ouvir certas conversas… Por isso, apreciei muito a sugestão do Conselho Diocesano de Pastoral, de Aveiro: «escutar as pessoas sem medo do que disserem». Mas… E se as pessoas têm medo de dizer o que lhes vai na alma? E não seria igualmente importante perguntar «Por que é que vai à missa»?
O elogio da frugalidade – por um Natal não consumista
Luísa Ribeiro Ferreira - 8 Dez 2019
O livro do sociólogo e filósofo francês Jean Baudrillard, Le Système des Objets[1], é uma reflexão sobre a sucessão de objectos de vária ordem, que se produzem a um ritmo acelerado nas civilizações urbanas. Interessa-lhe sobretudo o tipo de relação que os consumidores estabelecem com essa avalanche de gadgets, de aparelhos e de produtos de várias espécies. Ao relê-lo para efeitos de um trabalho académico, encontrei algumas páginas que me levaram a pensar nesta fase de consumismo desenfreado que, quer queiramos ou não, nos acompanha na época do Natal.
Cultura e artes
Joker, o desafio da diferença
João Wemans - 8 Dez 2019
Filmes baseados em banda desenhada não faltam, mas este Joker é diferente. Para melhor. É o único representante desta década nos vinte melhores filmes de sempre da IMDb e parece-me sério candidato aos Óscares de melhor ator, realizador e banda sonora.
Concertos de Natal nas igrejas de Lisboa
7Margens - 5 Dez 2019
Começa já nesta sexta-feira a edição 2019 dos concertos de Natal em Lisboa, promovidos pela EGEAC. O concerto de abertura será na Igreja de São Roque, sexta, dia 6, às 21h30, com a Orquestra Orbis a executar obras de Vivaldi e Verdi, entre outros.
“Dois Papas”: um filme sobre a transição na Igreja Católica
Guilherme Lopes - 1 Dez 2019
Dois Papas é um filme do realizador brasileiro Fernando Meirelles (A CIdade de Deus) que, através de uma conversa imaginada, traduz a necessidade universal de tolerância e, mesmo sendo fantasiado, o retrato das duas figuras mais destacadas da história contemporânea da Igreja Católica. O filme, exclusivo no Netflix, retrata uma série de encontros entre o, à altura, cardeal Jorge Bergoglio (interpretado por Jonathan Pryce) e o atual Papa emérito Bento XVI (interpretado por Anthony Hopkins).
Livro sobre “o facto” Simão Pedro apresentado em Lisboa
António Marujo - 30 Nov 2019
Um livro que pretende ser “um testemunho, fruto de uma meditação” sobre a vida do apóstolo Pedro, será apresentado nesta segunda-feira, 2 de Dezembro, em Lisboa (Igreja paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Av. Berna, 18h30). Da autoria do padre Arnaldo Pinto Cardoso, Simão Pedro – Testemunho e Memória do Discípulo de Jesus Cristo pretende analisar o “facto de Pedro” que se impôs ao autor, fruto de longos anos de estadia em Roma, a partir de diferentes manifestações.
Sete Partidas
30 anos de Alemanha: tão longe e tão perto (um testemunho)
Helena Araújo, em Berlim - 9 Nov 2019
No dia 4 de Novembro de 1989, um sábado, enquanto eu fazia as malas para me mudar para a Alemanha, na Alexanderplatz, em Berlim Leste decorria uma manifestação com um milhão de pessoas. Gritavam “nós somos o povo” contra um regime que roubava a liberdade às pessoas em nome do que entendia ser o interesse delas.
Visto e Ouvido
Agenda
O cardeal Newman testemunhou, na Inglaterra do século XIX, uma prodigiosa aventura intelectual e espiritual de diálogo ecuménico (entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana). Reclamava uma fé lúcida, inteligente, em diálogo com a cultura e a tradição patrística (o passado). Antecipou o Vaticano II com a sua compreensão da soberania da consciência. Foi um motivar da intervenção dos leigos na sociedade do seu tempo. A sua recente canonização, em 13 de Outubro, pelo Papa Francisco, é estimulo para se aprofundar o seu pensamento e a novidade do seu testemunho.
O livro será apresentado pelo padre António Martins (Faculdade de Teologia/Capela do Rato) e Artur Mourão, filósofo, tradutor de Newman e membro do Centro de EStudos de Filosofia. O debate é moderado por Nuno André.
Entrada gratuita mediante o levantamento de bilhetes nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira
A Academia de Música de Santa Cecília, escola de ensino integrado de música, apresenta o seu terceiro concerto de Natal nos dias 14 e 15 de Dezembro, no Palácio Nacional de Mafra, classificado recentemente como Património Cultural Mundial da UNESCO.
Neste concerto participa um coro constituído por 250 crianças e jovens dos 10 aos 17 anos e uma orquestra de cordas de alunos da escola, a soprano Ana Paula Russo e ainda o conjunto, único no mundo, dos seis órgãos da Basílica de Mafra.
No programa estão representados vários compositores nacionais e estrangeiros, destacando-se a obra “Seus braços dão Vida ao mundo”, sobre um poema de José Régio, da autoria da jovem Francisca Pizarro, aluna finalista do Curso Secundário de Composição da Academia de Música de Santa Cecília.
O concerto assume especial importância não apenas pela singularidade do conjunto dos seis órgãos do Palácio Nacional de Mafra mas também pela dimensão do número de jovens músicos envolvidos.
A relevância do concerto manifestou-se em edições anteriores (2016 e 2017), pela sua transmissão integral na RTP2, tendo o concerto de Natal de 2017 sido difundido em directo para a União Europeia de Rádio. O concerto tem o patrocínio da Câmara Municipal de Mafra.
Programa do concerto
Arr. Carlos Garcia (1983)
Ó Pastores, Pastorinhos (tradicional de Alferrarede)
Francisca Pizzaro (2001)
Seus braços dão Vida ao mundo (sobre um poema de José Régio), obra em estreia absoluta, encomendada para a ocasião; Francisca Pizarro é aluna do curso secundário de Composição da AMSC
Arr. Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
O Menino nas Palhas (tradicional da Beira Baixa)
Eurico Carrapatoso (1962)
Dece do Ceo (sobre um poema de Luís de Camões)
Arr. Carlos Garcia
Gloria in excelsis Deo (tradicional francesa) *
Franz Xaver Gruber (1787-1863) Arr. Carlos Garcia
Stille Nacht
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Alleluia, do moteto Exsultate, jubilate
Tradicional francesa
Quand Dieu naquit à Noël
Louis-Claude Daquin (1694-1772)
Noël X
Arr. Malcolm Sargent (1895-1967)
Zither Carol (tradicional da República Checa)
Tradicional do País de Gales
Deck the Halls
John Henry Hopkins Jr. (1820-1891); Arr. Martin Neary (1940)
We three Kings
Arr. Mack Wilberg (1955)
Ding! Dong! Merrily on High (tradicional francesa)
Arr. David Willcocks (1919-2015)
Adeste Fideles (tradicional), com a participação do público.
CANTORES E MÚSICOS
Ana Paula Russo, soprano
Ensemble Vocal da AMSC
Coro do 2º Ciclo da AMSC
Coros do 3º Ciclo e Secundário da AMSC
Orquestra de Cordas da AMSC
Pedro Martins, percussão
Rui Paiva, órgão da Epístola
Flávia Almeida Castro, órgão do Evangelho
Carlos Garcia, órgão de S. Pedro d’Alcântara
João Valério (aluno da AMSC), órgão do Sacramento Liliana Silva, órgão da Conceição
Afonso Dias (ex-aluno da AMSC), órgão de Sta. Bárbara
Carlos Silva, direcção da orquestra
António Gonçalves, direcção