Projeto baseado na Laudato Si’ dá menção honrosa no Global Teacher Prize Award a professora de EMRC

| 31 Out 20

ana mendes professora emrc

A menção honrosa atribuída a Ana Mendes ficou a dever-se ao projeto ambiental que desenvolveu junto dos alunos com necessidades especiais, inspirado na encíclica Laudato Si’. Foto: Direitos Reservados.

 

Ana Maria Mendes, professora de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, recebeu esta sexta-feira, 30 de outubro, a menção honrosa “Sustentabilidade Social” no Global Teacher Prize Award Portugal 2020 (prémio global de professor).

A docente de EMRC, que também dá aulas de Educação Ambiental a alunos com necessidades educativas especiais, estava entre os seis finalistas da terceira edição do prémio no nosso país, uma iniciativa que pretende celebrar e reconhecer o papel dos professores e divulgar metodologias de ensino inovadoras.

A menção honrosa atribuída a Ana Mendes ficou a dever-se ao projeto ambiental que desenvolveu junto dos alunos com necessidades especiais, inspirado na encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum, que incluiu a criação de hortas pedagógicas com a participação dos pais e avós das crianças, como a própria explicou ao portal Educris.

A vencedora da edição deste ano foi a professora primária Sónia Moreira, de Gaia, que tem levado a metodologia da “aprendizagem cooperativa” a várias escolas por todo o país, formando outros professores para a utilização de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas. O prémio, no valor de 30 mil euros, deverá ser aplicado em “projetos pedagógicos”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um Grande Homem: Integrado Marginal

José Cardoso Pires por Bruno Vieira Amaral

Um Grande Homem: Integrado Marginal novidade

Integrado Marginal foi leitura de férias junto ao mar, entre nevoeiros e nortadas que me levavam a recorrer a esplanadas cobertas para ler enquanto tomava um café bem quente. Moledo do Minho no seu inquieto esplendor… e capricho! Tinha lido algumas obras de José Cardoso Pires: Lisboa. Livro de Bordo (feito para a Expo 1998); O Burro em Pé (livro para crianças); Alexandra Alpha; De Profundis: Valsa lenta; O Delfim.

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão

[Mãos à obra]

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão novidade

O conceito de desenvolvimento sustentável tem duas interpretações: para os intelectuais humanistas é um desenvolvimento que respeita o ambiente, de forma abstrata, sem contabilizar desenvolvimento ou impacte ambiental, mas pode levar a questionar o modelo económico e até o modo de vida actuais; para os industriais, políticos e economistas entende-se como um desenvolvimento que possa ser eterno.

A ideia de Deus

A ideia de Deus novidade

Não é certo que quem nasça numa família de forte tradição religiosa esteja em melhores condições do que qualquer outra pessoa para desenvolver a componente espiritual e uma relação com o divino. Pode acontecer exatamente o inverso. Crescer com uma ideia de Deus pode levar-nos a cristalizá-la nos ritos, hábitos ou procedimentos que, a dada altura, são desajustados ou necessariamente superficiais.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This