Projeto baseado na Laudato Si’ dá menção honrosa no Global Teacher Prize Award a professora de EMRC

| 31 Out 20

ana mendes professora emrc

A menção honrosa atribuída a Ana Mendes ficou a dever-se ao projeto ambiental que desenvolveu junto dos alunos com necessidades especiais, inspirado na encíclica Laudato Si’. Foto: Direitos Reservados.

 

Ana Maria Mendes, professora de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, recebeu esta sexta-feira, 30 de outubro, a menção honrosa “Sustentabilidade Social” no Global Teacher Prize Award Portugal 2020 (prémio global de professor).

A docente de EMRC, que também dá aulas de Educação Ambiental a alunos com necessidades educativas especiais, estava entre os seis finalistas da terceira edição do prémio no nosso país, uma iniciativa que pretende celebrar e reconhecer o papel dos professores e divulgar metodologias de ensino inovadoras.

A menção honrosa atribuída a Ana Mendes ficou a dever-se ao projeto ambiental que desenvolveu junto dos alunos com necessidades especiais, inspirado na encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum, que incluiu a criação de hortas pedagógicas com a participação dos pais e avós das crianças, como a própria explicou ao portal Educris.

A vencedora da edição deste ano foi a professora primária Sónia Moreira, de Gaia, que tem levado a metodologia da “aprendizagem cooperativa” a várias escolas por todo o país, formando outros professores para a utilização de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas. O prémio, no valor de 30 mil euros, deverá ser aplicado em “projetos pedagógicos”.

 

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI

Manifesto inédito em todo o mundo

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI novidade

Um total de 125 pessoas, incluindo vários padres, trabalhadores a tempo inteiro ou voluntários na Igreja Católica nos países de língua alemã, anunciam hoje a sua condição LGBTQI+. A iniciativa tem o título #OutInChurch. Por uma Igreja sem medo e acompanha, também, a emissão de um documentário televisivo. É a primeira vez na história, em todo o mundo, que um grupo de crentes se assume deste modo, colectivamente, na praça pública.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia novidade

Há tempos, numa visita a uma adega nacional conhecida, em turismo, ouvi uma curiosa explicação da nossa guia que me relembrou imediatamente da vida de fé e das questões dos tempos modernos. Dizia-nos a guia que é hábito encontrar roseiras ao redor das vinhas como salvaguarda: quando os vitivinicultores encontravam algum tipo de doença nas roseiras, algum fungo, sabiam que era hora de proteger a vinha, de a tratar, porque a doença estava próxima.

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This