Arcebispo de Cantuária denuncia

Projeto de lei das migrações é “moralmente inaceitável e politicamente impraticável”

| 11 Mai 2023

 

justin welby arcebispo de cantuaria foto WCC

“Mesmo que este projeto de lei conseguisse travar temporariamente os barcos (e não creio que o consiga) – alertou Justin Welby – não travará os conflitos nem a migração climática.” Foto © WCC.

 

“Não é preciso ser jurista para ver que aquilo que é sugerido constitui um desvio dramático em relação ao que alguma vez foi previsto no direito internacional”. A afirmação é do arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e foi proferida na Câmara dos Lordes, no Reino Unido, na discussão sobre o projeto de lei relativo à imigração.

Welby, que é líder da Igreja Anglicana e integra assim a câmara alta do país, entende que o projeto aprovado no mês passado, nos Comuns, pode responder a exigências do curto prazo (mesmo aí ele entende que não responde), mas não está à altura de uma visão larga de futuro, além de ser um projeto que desmerece da história de acolhimento do Reino Unido e que será um fator danoso para a reputação do país.

Recorde-se que este projeto, que suscitou vivas reações naquele país e no estrangeiro, proíbe migrantes ou refugiados que entrem no Reino Unido por meios não autorizados de pedir asilo e obriga as autoridades a detê-los e deportá-los, seja para os países de origem, seja desterrá-los para um país contratualizado, como é o caso do Ruanda. Os Lordes deram sinais de significativas discordâncias com o teor do documento, nesta segunda leitura que ocorreu na última quarta-feira, dia 10 de maio, mas ainda que possam reformulá-lo, não podem inviabilizá-lo.

“Mesmo que este projeto de lei conseguisse travar temporariamente os barcos (e não creio que o consiga) – alertou Justin Welby – não travará os conflitos nem a migração climática. O IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, das Nações Unidas] prevê que as alterações climáticas, por si só, sem contar com os conflitos que já estão a causar, conduzirão a um aumento de pelo menos 800 milhões de refugiados até 2050”. “Atualmente, 80 por cento dos refugiados ainda se encontram no Sul global”, apontou ainda o arcebispo de Cantuária.

O projeto de lei “falha totalmente quanto à adoção de uma visão estratégica e a longo prazo dos desafios da migração e mina a cooperação internacional, em vez de aproveitar a oportunidade para o Reino Unido mostrar liderança”, acredita o líder dos anglicanos.

Daí que tenha manifestado o desejo de que o governo inglês acolha os contributos que naquela sede parlamentar foram propostos e tenha concluído com estas palavras:

“Precisamos de um projeto de lei para reformar a migração. Precisamos de um projeto de lei para fazer parar os barcos [em que chegam os migrantes]. Precisamos de um projeto de lei que destrua a tribo maléfica dos traficantes. A tragédia é que, sem grandes alterações, este não é esse projeto de lei”.

Welby apontou várias das lacunas que entende que o diploma tem e definiu a sua filosofia deste modo: “É isolacionista. É moralmente inaceitável e politicamente impraticável deixar os países mais pobres lidarem sozinhos com a crise e cortar a nossa ajuda internacional”.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This