Conselho de Igrejas Cristãs

Proteção e segurança de comunidades religiosas em análise

| 3 Mar 2022

Celebração dos 50 anos da fundação do Conselho Português de Igrejas Cristãs (Copic), em 12 de junho 2021, na Catedral de São Paulo, da Igreja Lusitana, em Lisboa, onde decorrerá a conferência. Foto © António Marujo.

 

A segurança e a proteção da liberdade de comunidades religiosas na Europa e em Portugal vão estar em debate, nos dias 7 e 8 de março, numa conferência interreligiosa promovida pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (Copic).

Esta temática ganha mais atualidade, de acordo com o presidente do Copic, D. Jorge Pina Cabral, com o atual contexto de insegurança provocado pela guerra na Ucrânia. Segundo um comunicado do Conselho de Igrejas, este conflito veio agravar “ainda mais posições extremistas e discursos de ódio e de divisão que constituem desafios crescentes para as comunidades religiosas e sociedade como um todo”. 

O texto do comunicado acrescenta que, no “atual contexto de violência, a promoção da cooperação entre as igrejas e religiões e as forças de segurança é um forte contributo para a educação e promoção da paz”.

Uma conferência com a participação de líderes religiosos e oradores internacionais – que incluem Dany Choueka (do Centro de Segurança e Gestão de Crises do Congresso Judaico Europeu), Elizabeta Kitanovic (secretária executiva da Conferência de Igrejas Europeias para os Direitos Humanos), Sofia Caseiro (professora universitária) e Iúri Rodrigues (chefe da Divisão de Análise na PSP) – terá lugar na Catedral Lusitana de S. Paulo, em Lisboa, no dia 7, a partir das 14h30, com entrada livre.

No mesmo dia 7 de manhã, e também no dia 8, na Igreja Metodista do Mirante, no Porto, haverá uma sessão de formação sobre o tema.

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto Internacional “Safe and Stronger Communities in Europe” (Comunidades mais seguras e fortes na Europa), apoiado pela Comissão Europeia, que tem como promotores o Centro de Segurança e Gestão de Crises do Congresso Judaico Europeu, a Conferência de Igrejas Europeias (CEC), a Organização Faith Matters e a União Budista Europeia.

A proteção de locais de culto e a salvaguarda da liberdade de religião na Europa são alguns dos objetivos enunciados do projeto. Em Portugal, o projeto é implementado pelo Copic até março de 2023, em colaboração com a Conferência de Igrejas Europeias, que é uma comunhão de 114 Igrejas em 40 países europeus.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

podcast

“Estado social: as crises são todas iguais?”

“Estará o Estado Social a definhar? Como reagiu o nosso Estado Social à crise financeira de 2010? E à pandemia? Como responderam o nosso e o dos outros? Qual das duas crises ‘infetou’ mais o Estado Social português?”

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This