Segundo o "Religion Digital"

Próxima JMJ será em Seul, na Coreia do Sul, em 2027

| 1 Jun 2023

Papa Francisco na sua visita a Seul, em 2014. Foto reproduzida do Religion Digital

 

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será em Seul, capital da Coreia do Sul, em 2027 – é o que garante, sem citar fontes, o Religion Digital de dia 1 de junho. O diário digital espanhol assegura que “no dia 6 de agosto, durante o encerramento da JMJ em Lisboa, o Papa Francisco anunciará o local do próximo encontro de jovens católicos, previsto para 2027. E será a Coreia do Sul, especificamente a sua capital, Seul”.

O 7MARGENS não conseguiu confirmar esta informação, embora desde o final de outubro do ano passado seja público que o arcebispo de Seul, Peter Chung Soon-taick, estaria desejoso que assim acontecesse e que, de alguma forma, apresentara a sua candidatura para a JMJ de 2027. Manila, em 1995, recebeu a Jornada presidida por João Paulo II. Foi a única vez que esta se realizou na Ásia.

O Religion Digital sublinha que “uma delegação da Igreja sul-coreana estará em Lisboa, liderada por Peter Chung Soon-taick” e que esta espera receber das mãos de Francisco “a cruz da JMJ, a cruz do peregrino de 3,8 metros de altura, construída para o Ano Santo de 1983 e confiada por Wojtyla aos jovens para levá-la ao redor do mundo”. E recorda que “a primeira edição da Jornada Mundial da Juventude aconteceu em 1986, em Roma, e desde então passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colônia (2005), Sydney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023)”.

 

Novo arcebispo de Madrid

José Cobo, Madrid

O bispo José Cobo, auxiliar da Diocese de Madrid, pode passar a / Wikipédia

O próximo arcebispo de Madrid será um dos seus atuais auxiliares, José Cobo, anuncia o mesmo Religion Digital, adiantando que “a Nunciatura Apostólica comunicará a sua nomeação, em substituição do cardeal Carlos Osoro, nos próximos dias (provavelmente antes da metade do mês)”, de modo que já seja o novo arcebispo quem esteja presente na JMJ de Lisboa.

O jornal não cita quaisquer fontes para fundamentar a notícia, mas congratula-se com a ‘nomeação’ de alguém que “se tornará o líder da diocese mais relevante da Espanha, com um horizonte de trabalho para mais de duas décadas e uma missão clara: atuar como ‘contrapeso’ à maioria conservadora de um episcopado que continua sem um compromisso firme com as reformas concretizadas por Francisco”.

José Cobo Cano nasceu em Sabiote (Jaén) em 1965 e é uma ‘vocação tardia’. Formou-se em Direito na Universidade Complutense de Madrid e só depois ingressou no seminário de Madrid. Foi ordenado padre aos 29 anos e bispo aos 53. Sucederá, a confirmar-se a notícia do Religion Digital, ao cardeal Carlos Osoro, tido como um moderado que enfrentou muitas dificuldades para gerir uma diocese que fora governada durante 20 anos (1994-2014) pelo muito conservador cardeal Rouco Varela – uma figura decisiva da igreja espanhola na transição entre os dois séculos. Osoro, 78 anos, apresentou este ano o seu pedido de renúncia ao Papa Francisco por já ter ultrapassado os 75 anos.

 

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This