Sondagem Gallup

Quatro em cada cinco americanos acreditam em Deus

| 17 Jun 2022

fé oração religião foto pixabay

A crença em Deus é menor nos homens, mas a quebra entre 2017 e 2022 foi mais importante entre as mulheres: menos sete pontos percentuais. Foto © Pixabay.

 

 

A grande maioria (81%) dos adultos dos EUA acredita em Deus, mas em 2017 eram 87 por cento os que responderam “sim” a esta pergunta, conclui um estudo divulgado no dia 17 de junho pela empresa de sondagens Gallup. Entre 1944 e 2011, mais de 90 por cento dos americanos acreditavam em Deus.

A crença em Deus é menor nos homens (mas a quebra entre 2017 e 2022 foi mais importante entre as mulheres: menos sete pontos percentuais); nos brancos (79%) do que entre as pessoas de cor (88%); entre os que têm menos de 30 anos (68%) do que nos maiores de 50 (88%); entre os não casados (77%) do que nos casados (88%).

Contudo, as maiores clivagens no que diz respeito à fé em Deus são mais claramente visíveis a partir de elementos culturais, ideológicos e de identificação partidária. Assim, 92 por cento dos apoiantes do Partido Republicano dizem-se crentes em Deus, enquanto no campo democrático este valor desce para os 72 por cento, uma diferença de 20 pontos percentuais. Do mesmo modo, entre os que se reconhecem como conservadores 94 por cento acreditam em Deus, enquanto no polo oposto apenas 62 por cento dos que se veem como “liberals” [o que na tradição portuguesa poderíamos traduzir por “de esquerda”] tem fé em Deus.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This