Sábado, dia 3, em Braga

Que casa construir para brincar diante de Deus?

| 2 Jun 2023

Liturgia católica, Capela da Imaculada, BragaA importância da liturgia na concepção espacial de um templo ou lugar litúrgico e na organização e decurso de uma celebração religiosa são os temas mais importantes de uma conferência a realizar em Braga neste sábado, 3 de junho. Com o título “Para brincar diante de mim: que casa haveis de construir?”, o tema será abordado pelo padre Joaquim Félix de Carvalho, vice-reitor do Seminário Conciliar de Braga e professor auxiliar da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Durante a conferência, que decorre na Capela da Imaculada, do Seminário Menor de Braga – um dos espaços litúrgicos que foram renovados e recriados nos últimos anos na cidade – serão ditos vários poemas por Manuela Carvalho, a partir do Livro da Deslocação, publicado por Joaquim Félix de Carvalho na Officium Lectionis.

A conferência tem início às 18h00 no Seminário (Rua de São Domingos, 94 – São Vítor) e integra-se num ciclo promovido por Sérgio Braz Antão, da associação Romã Azul.

Esta iniciativa contou já com conferências sobre “Ciência e espiritualidade”, com Luís Portela, e outra sobre “Origens da cidade do Porto”, com Joel Cleto. A entrada é livre.

 

 

Henri Matisse. Casula. Liturgia. Cristianismo. Arte

Henri Matisse, Casula rosa (frente) – pormenor. 1951. Col. Capela Matisse, Dominicanas de Vence. Foto António Marujo/7MARGENS

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix

Investigação suspensa

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix novidade

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou esta terça-feira, 21 de maio, que a investigação canónica preliminar solicitada pelo Papa Francisco para averiguar as acusações de agressão sexual contra o cardeal canadiano Gérald Cyprien Lacroix não prosseguirá, visto que “não foi identificada qualquer ação como má conduta ou abuso” da parte do mesmo. O nome do prelado, que pertence ao Conselho dos Cardeais (C9), foi um dos apontados numa grande ação coletiva a decorrer no Canadá, listando supostas agressões sexuais que terão ocorrido na diocese do Quebeque, nos anos 1980.

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda”

AAPSO denuncia

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda” novidade

Amina Bouayach, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) de Marrocos, recebeu esta terça-feira, 21 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, o Prémio de Direitos Humanos do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa 2023. Mas a Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental (AAPSO) considera, no mínimo, “estranha” a atribuição do galardão à marroquina.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer?

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer? novidade

A exposição, intitulada «Mês de Maio. Mês de Maria», que tem por curador o Prof. José Abílio Coelho, historiador, da Universidade do Minho, conta com as principais ‘apresentações’ de Nossa Senhora do Rosário, sobretudo em escultura e pintura, que se encontram dispersas por igrejas e capelas do arciprestado de Póvoa de Lanhoso. Divulgamos o texto, da autoria do Padre Joaquim Félix, publicado no catálogo da exposição  «A Senhora do Rosário no Arciprestado Povoense».

Igreja portuguesa precisa de “abertura de horizontes” no âmbito da evangelização

Bispos após encontro com Secretaria do Sínodo

Igreja portuguesa precisa de “abertura de horizontes” no âmbito da evangelização novidade

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Virgílio Antunes, reconheceu que a Igreja Católica em Portugal tem necessidade de uma “abertura de horizontes” no âmbito da evangelização, nomeadamente no “acolhimento das pessoas”. Para o bispo de Coimbra, – que falou aos jornalistas após o encontro com a Secretaria Geral do Sínodo, que decorreu esta segunda-feira, 20 de maio, em Roma – é preciso fomentar “uma relação mais eficaz e mais eclesial entre os membros da hierarquia, a generalidade dos cristãos leigos, dos consagrados do povo de Deus”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This