Semana temática

“Que dignidade para as famílias trabalhadoras?”, questiona LOC/MTC de Braga

| 2 Mai 2023

12ª Semana Temática da LOCMTC da Arquidiocese de Braga, 25 a 29 abril 2023, Foto LOCMTC

“Se não houver dignidade no trabalho, também não haverá dignidade na família”, concluiram os participantes na 12ª Semana Temática da LOC/MTC de Braga. Foto © LOC/MTC.

 

Os baixos salários e reformas, a falta de casas a preços acessíveis, os horários laborais longos e desencontrados, o aumento do custo de vida e o aumento da prestação da casa e das rendas foram alguns dos problemas debatidos durante a 12ª Semana Temática organizada pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da arquidiocese de Braga, que decorreu de 24 a 29 de abril em Famalicão para dar resposta à questão “Que dignidade para as famílias trabalhadoras?”.

Uma das respostas foi a de que, “se não houver dignidade no trabalho, também não haverá dignidade na família”, refere a LOC/MTC em comunicado enviado ao 7MARGENS com as conclusões do encontro. Isso mesmo comprovou uma das equipas participantes na iniciativa, que “fez um trabalho de campo sobre a habitação, viu e fotografou casas sem condições, tetos e paredes com humidades, com rendas caras difíceis de pagar”.

Da reflexão em conjunto, aprofundada com o apoio do assistente diocesano do movimento, diácono José Maria Carneiro da Costa, os participantes concluíram também que “a conciliação da vida familiar com o trabalho tem que começar em casa, começando pela repartição da administração familiar e o trabalho doméstico”.

Mas a preocupação deve estender-se à “Casa Comum”, até porque “temos que continuar a preparar a terra para que a semente do direito à dignidade continue a crescer e a produzir frutos abundantes”, destaca o comunicado, acrescentando que  “o direito a uma habitação digna faz parte dos direitos universais”.

Assim, entre as principais “propostas para que a dignidade da família seja defendida e vivida como lugar onde habita Deus”, incluem-se “recorrer à formação; preparar o envelhecimento; lutar por um trabalho compatível com a vida familiar; lutar pelo domingo livre”, e ainda “pugnar pela criação de uma rede de habitações a custos controlados”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This