AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Que quer dizer “boa educação”?

Que quer dizer “boa educação”?

by | 29 Ago 19 | Entre Margens, Últimas

Lemos na Bíblia que o profeta Eliseu foi autorizado a visitar a sua família, para dela se despedir e só depois acompanhar Elias (1 Reis 19, 19-21). Até organizou um banquete de despedida, matando a junta de bois com que ganhava a vida.

Por que é que os Evangelhos apresentam Jesus a dissuadir pretensos discípulos de se despedirem da família e até, para um deles, de cumprir o dever quase sagrado de sepultar o pai acabado de morrer? Como se pode falar de boa educação? (Lucas,9.57-62)

Não duvido de que Jesus foi exemplo de boa educação. Contudo, várias vezes parecia seguir uma etiqueta no mínimo estranha. Nas bodas de Caná, quase pôs de lado a própria mãe. Pretenderia mostrar a toda a gente que a missão dele não era seguir os desejos ou sugestões de sua mãe, por muito sensatos que fossem? Se acabou por “dar uma ajudinha” à festa, foi porque achou que a ideia era plenamente ajustada à sua missão (João,2,1-12).

Pelo que sei e vou sabendo, Jesus combate a mediocridade e a presunção. Comecemos por verificar que a situação histórica é bastante diferente da de Eliseu. Por outro lado, não se pode afirmar que Jesus falou e agiu como escreve o evangelista, nem podemos esquecer o estilo semita de argumentação, que utiliza muito o contraste de ideias e comportamentos. Neste caso, serve para vincar a dificuldade de escolher o que é melhor num momento stressante e decisivo. Agiu como profeta: deixou claro o sinal de que já era tempo de dar o primeiro lugar ao que é mais importante, sem nos perdermos com coisas ou acções, por muito bonitas e louváveis que sejam. Temos um provérbio adequado: “Vão-se os anéis, fiquem os dedos”. Numa aterragem de emergência, só se salva quem deixa para trás os pertences mais “preciosos”. Não se avança com a construção, se os alicerces do projecto não garantem solidez.

Jesus também partia do princípio de que não dispunha de toda uma vida: urgia aproveitar o tempo para realizar o projecto da sua vida. Podíamos dizer que se sentia num “teatro de guerra”: quem entra nas fileiras não tem tempo para grandes despedidas. Hoje, o mais pobre telemóvel anunciaria com um só toque: “I love you” – e tanto a família como a namorada e amigos ficariam contentes por ver partir o amigo em tão nobre missão.

É claro que o exército de telemóveis favorece novas “etiquetas”, continuamente a serem actualizadas. E a educação poderá deixar de ser boa?

“Etiqueta” é um rótulo ou espécie de prego para fixar um lembrete, como normas de “bom comportamento” ou de cerimónia. Adapta-se aos tempos e situações. Mas para nunca nos cansarmos de bem-querer em todo o tipo de relações humanas nem sermos “Maria vai com as outras”, só faz bem reflectir em que não somos animais irracionais.

A história da palavra “educação” esclarece o sentido fundamental: conduzir ou levar para mais além. É libertar do casulo e não ter medo de sermos “insatisfeitos”: não se fechar na sua concha, ter coragem de vencer o medo da aventura (cada qual segundo o seu jeito!). Como se diz, “ficar parado é andar para trás”.

Mas como garantir que não nos vamos perder? Temos a capacidade de perguntar o caminho. Porém, quer o guia quer a nossa cabeça precisam de conhecer o que mais desejamos e as nossas aptidões. Se seguirmos a “manada”, será porque tomámos essa decisão de modo razoável.

A boa caminhada, contudo, implica parar de vez em quando para descansar, admirar as novas paisagens e discernir o trilho mais conveniente para seguir. Precisamos de estabelecer um “critério”, que nos permita elaborar um juízo de apreciação.

Ora, muita coisa se faz sob o nome de educação que não é sequer educação e muito menos boa.

O verbo latino educare(puxar para fora, conduzir) pode-se aplicar a todos os seres vivos (animais e plantas): originalmente tem os significados de produzir, alimentar e cultivar, passando para instruir, formar, educar. Aplica-se especialmente à acção sobre um ser humano. Note-se que a dimensão de alimentar é muito importante: pois “adulto” significa “alimentado”. Ainda hoje, depois de milhares de anos, a noção de adulto mantém o valor da perfeição (sempre utópica!) de cada pessoa. Enquanto caminhamos do nascimento até à morte, como que continuamos adolescentes, num contínuo e indefinido processo de crescimento (educação contínua). Parece que bastaria desenvolver o ser humano para se dar boa educação.

O pior é que o mal também se desenvolve… Sejam doenças, ideologias ou o progresso da violência. O desenvolvimento em foco só poderá ser aquele que possibilita ao sujeito um estádio considerado superior, na linha dos talentos disponíveis em cada qual.

Sendo assim, talvez a melhor garantia de que a nossa caminhada – educação – é boa será alimentar essa busca insatisfeita por paisagens cada vez mais espantosas, sem esquecer que a nossa estrutura interior se fortalece ao saber utilizar as situações difíceis para se enriquecer. Perante o que parece melhor, mais prático, mais apetecível, temos que assumir a responsabilidade de escolher. Ora a escolha própria do ser humano é um exercício da razão: a procura honesta de justificação.

Descobrindo as razões de como vale a pena viver, encontramos o prazer da boa educação.

 

Manuel Alte da Veiga é professor universitário jubilado

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Tinha 73 anos

[Olhar de teóloga]

Tinha 73 anos novidade

Decidi que, sempre que, infelizmente, escrever sobre o suicídio de um padre, vou intitular o artigo com a idade daquele que não encontrou outra saída.
Bernard Card, da diocese de Dijon, em França, suicidou-se na casa paroquial. Ao que parece, era um padre activo, envolvido em várias atividades diocesanas e de trato fácil e próximo. [Texto de Cristina Inogés Sanz]

Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas

[Entre o quadro e o mundo (32)]

Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas novidade

Ter reuniões marcadas, tempo reservado nos horários e instrumentos para registar o trabalho conjunto não significa necessariamente que exista colaboração entre professores. No novo episódio do podcast “Entre o Quadro e o Mundo”, Luís Francisco Marques questiona uma escola cada vez mais capaz de organizar e medir o que é feito por todos, mas nem sempre capaz de criar uma cultura em que os professores pensem verdadeiramente em conjunto.

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.