Grupo constituído pela secretaria-geral

Questões e prioridades para assembleia sinodal conhecidas a 20 de abril

| 12 Abr 2023

O cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, encabeça o grupo de peritos que está reunido à porta fechada nas instalações da secretaria-geral do Sínodo. Foto © Wikimedia Commons.

 

A secretaria-geral do Sínodo anunciou que um grupo de peritos dos cinco continentes vai iniciar esta quarta-feira, dia 12 de abril, a reflexão para definir as questões e prioridades que deverão constar do Instrumentum Laboris, documento de trabalho para a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para o Vaticano de 4 a 29 de outubro de 2023.

O grupo, constituído por 22 pessoas que participaram a vários títulos no processo sinodal 2021-2024, vai reunir à porta fechada nas instalações da secretaria-geral do Sínodo até dia 20 de abril, dia em que convocará uma conferência de imprensa para anunciar as linhas mestras dos passos que serão dados até à reunião sinodal de outubro. Do grupo fazem parte os sete membros da comissão preparatória do Sínodo sobre a sinodalidade criada a 15 de março deste ano pelo cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos. Ao todo serão dois cardeais, quatro bispos, sete padres, três freiras, três leigas e três leigos que estarão reunidos até dia 20 deste mês.

O processo agora seguido para pôr em marcha a redação do texto do Instrumento Laboris, guia da primeira das duas assembleias que os bispos de todo o mundo dedicarão ao tema da sinodalidade, é diferente daquele que levou à produção do Documento de Trabalho da Etapa Continental do Sínodo, divulgado a 27 de outubro de 2022 [ver 7MARGENS], e que serviu de “quadro de referência” para os trabalhos da etapa continental do caminho sinodal. Aquele documento, intitulado Alarga o Espaço da Tua Tenda (expressão do Livro de Isaías, capítulo 54), foi elaborado por um grupo de 21 peritos de diferentes continentes, realidades sociais e experiências de Igreja e sendo, em termos de género, quase paritário.

Ao contrário, o grupo que trabalhará no Vaticano nos próximos sete dias é predominantemente masculino e mais fortemente clerical, tendo como missão refletir a partir dos sete documentos resultantes de outras tantas reuniões realizadas em março deste ano nos diversos continentes. Estes textos serão analisados ​​em detalhe para destacar questões e prioridades a serem aprofundadas durante a assembleia dos bispos de outubro.

De acordo com o Vatican News desta quarta-feira, a lista dos participantes do encontro desta semana é a seguinte: cardeal Mario Grech (secretário-geral do Sínodo dos Bispos); cardeal Jean-Claude Hollerich (relator do Sínodo sobre a sinodalidade); bispo Luis Marin de San Martín (secretário-adjunto do Sínodo dos Bispos); ir. Nathalie Becquart (secretária-adjunta do Sínodo dos Bispos); arcebispo Timothy Costelloe; bispo Lúcio Andrice Muandula; bispo Daniel Flores; mons. Pierangelo Sequeri; mons. Piero Coda; mons. Tomasz Trafny; pe. Giacomo Costa; pe. Dario Vitali; ir. Shizue Hirota; pe. Giuseppe Bonfrate; prof.ª Myriam Wylens; prof.ª Anna Rowlands; pe. Pasquale Bua; rev. ir. Marie-Kolbe Zamora; sr. Paolo Foglizzo; sr. Thierry Bonaventura; prof.ª. Susan Pascoe (online); sr. Mauricio Lopez Oropeza (online).

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This