Papa benzeu a primeira pedra

Quirguistão terá a sua primeira catedral católica em 2025

| 16 Nov 2022

papa francisco com delegação do quirguistao, foto Damian Wojciechowski

O Papa Francisco abençoou a primeira pedra da futura catedral enquanto estava em Nur Sultan, durante a sua viagem apostólica ao Cazaquistão. Foto © Damian Wojciechowski.

 

Ainda o projeto não tinha sido apresentado e já o Papa Francisco estava a benzer a sua primeira pedra, aproveitado a visita que fez ao Cazaquistão, mesmo ali ao lado. Mas agora é oficial: as obras de construção daquela que será a primeira catedral católica do Quirguistão vão arrancar este inverno e deverão estar concluídas dentro de três anos, avança a agência Fides.

A única igreja católica existente atualmente em Biškek, a capital, localiza-se numa área periférica. “Num país com maioria muçulmana, há quem nem saiba da existência da paróquia longe do centro, até porque ela não tem ligação por transporte e a rua que lhe dá acesso só foi pavimentada há um ano”, explica o padre jesuíta Damian Wojciechowski, ecónomo da Administração Apostólica de Kirghizia.

A construção da pequena igreja existente nos subúrbios de Biškek deu-se graças a uma licença concedida em 1969 pelas autoridades soviéticas a alguns católicos alemães, deportados da Segunda Guerra Mundial. O terreno para a construção, isolado e de difícil acesso, foi escolhido, precisamente, para evitar que a igreja tivesse uma visibilidade excessiva.

A construção da nova catedral, num espaço maior e mais central, “terá significado internacional”, considera Valerij Dil’, Conselheiro do Presidente da República do Quirguistão, citado pela Fides. “A nossa República adere aos princípios democráticos e da liberdade de professar a própria fé. A construção da catedral é prova disso”, defende, enfatizando o significado do evento não só para os católicos do país, mas para todo o povo do Quirguistão.

O Administrador Apostólico, padre Anthony James Corcoran, recordou na conferência de imprensa para a apresentação do projeto que o Papa Francisco abençoou a primeira pedra da futura catedral enquanto estava em Nur Sultan, durante a sua viagem apostólica ao Cazaquistão. “Naquela ocasião”, comentou o padre jesuíta, “o Pontífice lembrou a todos os presentes a importância da missão confiada à presença católica na sociedade quirguiz: ajudar os muitos necessitados”.

Num país onde a pobreza e a corrupção são generalizadas, a Igreja Católica sempre mostrou vontade de trabalhar ao serviço de toda a população. “As atividades caritativas nunca pararam”, assegura o missionário polaco Damian Wojciechowski, “nem mesmo durante a guerra civil de 2010 ou a recente pandemia. Atualmente, entre outras atividades no país, temos ainda um lar para mães solteiras e um para crianças e jovens deficientes”, conta. Com a nova catedral, pretendem também “propor uma série de iniciativas culturais, encontros de oração e leituras bíblicas, destinadas a diferentes faixas etárias”.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This