Por ter aproximado católicos e judeus

Rabino reformista recebe a mais alta condecoração da Santa Sé

| 4 Nov 2022

A. James Rudin, right, meets Pope John Paul II at World Youth Day in Denver in 1993. Photo courtesy of Rudin

O rabino A. James Rudin cumprimenta o Papa João Paulo II, na Jornada Mundial da Juventude de Denver, em 1993. Foto: Direitos reservados.

 

A. James Rudin, um importante rabino e educador reformista, que durante largos anos esteve à frente dos assuntos inter-religiosos do Comité Judaico Americano, receberá a mais alta condecoração que a Santa Sé atribui, de Comendador da Ordem Equestre de São Gregório Magno, pelo trabalho que desenvolveu na promoção das relações católico-judaicas, noticiou esta quinta-feira, 3, o Jewish News.

Nascido em Pitsburgo (Pensilvânia), Rudin, 88 anos, será o nono judeu e o terceiro rabino a receber esta honra nos quase 200 anos de história da Ordem. O título é concedido a pessoas cujo trabalho tenha sido relevante no apoio à Igreja Católica.

Formado na escola rabínica do Hebrew Union College, Rudin foi capelão da Força Aérea no Japão e na Coreia, onde fez amizade com um padre católico com quem desenvolveu diversas iniciativas católico-judaicas.

Ingressou no Comité Judaico Americano em 1968, do qual foi diretor de assuntos inter-religiosos, tendo viajado pelo mundo inteiro, ao encontro de Papas, Presidentes, líderes protestantes e evangelistas, sempre com o intuito de melhorar as relações judaico-cristãs no rescaldo da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

Autor de vários livros e artigos, nomeadamente para o Religious News Service, A. James Rudin fundou o Centro para os Estudos Católico-Judaicos, na Saint Leo University, uma universidade católica no oeste da Flórida, onde é atualmente professor visitante e membro do conselho consultivo.

A cerimónia de investidura acontecerá no dia 20 de novembro, no campus da universidade e poderá ser acompanhada em direto no sítio online da instituição.

O rabino Eric J. Greenberg, que ajudou a nomear Rudin para o título de cavaleiro, assinalou que a homenagem vem num momento crítico de crescente antissemitismo, mas ao mesmo tempo “demonstra claramente a evolução das relações positivas entre católicos e judeus”.

 

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This