AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Foto © Tumisu / Pixabay

Na Universidade de Coimbra

“Racionalidade Hermenêutica e Futuro das Humanidades” em conferência

| 24/11/2024

Saúde mental

Foto © Tumisu / Pixabay

A Racionalidade Hermenêutica e o Futuro das Humanidades é o tema de uma Conferência Internacional que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de 26 a 28 de Novembro. A iniciativa, em formato híbrido, tem um duplo objetivo: “intervir, de forma reflexiva e crítica, no debate sobre o valor, necessidade e configurações possíveis das Humanidades do futuro; e aferir de que forma o paradigma hermenêutico ainda é frutífero para pensar os novos desafios com que as Humanidades se deparam”.

A Conferência tem como oradores convidados Jesus Conill Sáncho (Universidad de Valencia), Kurt C. M. Mertel (American University of Sharjah), Luiz Oosterbeek (IPT / CIPSH), Patrícia Vieira (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra), Paula Barata Dias (Universidade de Coimbra), Willem B. Drees (Leiden University / Tilburg University) e Yves Citton (Université Paris 8 Vincennes-Saint Denis). O programa inclui uma sessão plenária sobre o Futuro da Ciência e do Ensino Superior em Portugal, com a participação de Isabel Capeloa Gil (reitora da Universidade Católica Portuguesa), Maria de Lurdes Rodrigues (reitora do ISCTE) e Delfim Leão (vice-reitor para a Cultura e a Ciência Aberta da Universidade de Coimbra).

A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em parceria com o Conseil International de la Philosophie et des Sciences Humaines (CIPSH), a UNESCO – Management of Social Transformations Programme, a Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF) e o Philosophy Program of the Department of International Studies, American University of Sharjah.

O programa inclui sessões presenciais e sessões on-line, sendo possível participar em todas elas presencialmente ou através da transmissão por Zoom. As inscrições, nas modalidades presencial e on-line, que conferem um certificado de participação, tem um custo de 20 euros.

Os pedidos de inscrição ou de obtenção de qualquer informação adicional devem ser feitos através do endereço de correio electrónico: futurehumanitieshermeneutics@gmail.com.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This