Jesuítas na Índia iniciam ação judicial

Reabilitar a memória do padre Stan Swamy

| 26 Nov 21

padre stan swamy foto wikimedia commons Khetfield59

O padre Stan Swamy viu serem-lhe negados dois recursos para poder aguardar em casa ou no hospital o julgamento que lhe era devido. Foto © Wikimedia Commons/Khetfield59.

 

A Companhia de Jesus na Índia vai entregar uma ação no Supremo Tribunal de Mumbai em ordem a reabilitar o nome do padre Stan Swamy, que esteve preso desde 8 de outubro de 2020 até morrer a 5 de julho deste ano, vítima de covid-19 contraído na prisão, noticiou esta sexta-feira, 26 de novembro, a agência Union of Catholics Asian News (UCANEWS).

O padre Stan foi preso pela National Investigation Agency (NIA), uma polícia federal de luta contra o terrorismo, quando tinha 84 anos e ao abrigo de uma lei antiterrorista criada já durante o atual Governo de Narendra Modi. Acusado de instigar atos violentos e de estar envolvido em atividades clandestinas contra a democracia, foram-lhe negados pela justiça indiana dois recursos no sentido de poder sob pagamento e fiança viver em liberdade condicional, aguardando em casa, ou no hospital, o julgamento que lhe era devido [Ver 7MARGENS].

Tal julgamento não irá ter lugar, pelo que não será possível demonstrar em tribunal a falsidade da acusação feita. Essa é a razão pela qual a Companhia de Jesus pretende intentar um processo reabilitando o nome do jesuíta Stan Swamy, que era um ativista defensor dos direitos dos povos indígenas. Uma das suas últimas lutas foi apoiar a contestação às manobras políticas que visavam alterar as leis que protegem o direito dos habitantes locais à terra. A sua ação determinada, em conjunto com a de alguns partidos políticos e de grupos de direitos civis, forçou o governo estadual a recuar, acabando por retirar as propostas legislativas que limitavam esses direitos.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This