Rede Cuidar da Casa Comum debate urgência da cidadania ecológica

| 22 Set 2020

Papa. Juliette Binoche. Ecologia

Encontro do Papa, no início do mês, com um grupo de activistas franceses pela ecologia, entre os quais a actriz Juliette Binoche: Francisco apela à corresponsabilidade de cada pessoa, no sentido da mudança ecológica necessária. Foto: Direitos reservados

 

Um vídeo-debate sobre a urgência da cidadania ecológica é promovido esta terça-feira, 22, às 21h, pela rede Cuidar da Casa Comum (CCC), com a participação do professor universitário e filósofo Viriato Soromenho-Marques, que há muito alia o estudo da Filosofia às questões ambientais e de desenvolvimento sustentável, frei Fabrizio Bordin, franciscano e responsável de três paróquias em Chelas (Lisboa), e Filipa Pires de Almeida, que está envolvida na iniciativa A Economia de Francisco.

O debate, que prevê a possibilidade de intervenção de público, parte da convicção de que “se a política não é capaz de romper uma lógica perversa e se perde também em discursos inconsistentes, continuaremos sem enfrentar os grandes problemas da humanidade”. Por isso, propõe-se encontrar uma estratégia de mudança que repense “a totalidade dos processos” que ponha “em discussão a lógica subjacente à cultura actual”, como sugere a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

O ponto de partida é o capítulo V da encíclica, dedicado precisamente à política internacional, e no qual o Papa não poupa nem o diagnostico nem as críticas às distorções sociais resultantes de os interesses económicos e financeiros prevalecerem, ao arrepio de considerações éticas ou de solidariedade. Nesse capítulo, recorda a rede CCC, “o Papa lamenta a tibieza e ineficácia das cimeiras que se vão sucedendo” e refere “inúmeras situações e problemas que têm de ser tidos em conta e em relação aos quais todos temos de assumir algum grau de corresponsabilidade”, propondo ainda a correcção da rota.

Já nos últimos meses, no contexto da pandemia, Francisco tem insistido no apelo à mudança, a fim de tornar o mundo uma casa acolhedora para todos os que a habitam, agora e no futuro. “Precisamos de mobilizar vontades, criatividade e forças, não descurando a vertente espiritual da ecologia integal, para perceber em tudo isto um sentido que não se esgota em nós próprios, nem só aqui ou apenas agora”, propõe a rede, na sua convocatória para este debate. A iniciativa pode ser seguida através deste endereço na plataforma Zoom.

 

Mais do que A Voz da Fátima

Pré-publicação

Mais do que A Voz da Fátima novidade

Que fosse pedido a um incréu um texto de prefácio para um livro sobre A Voz da Fátima, criou-me alguma perplexidade e, ao mesmo tempo, uma vontade imediata de aceitar. Ainda bem, porque o livro tem imenso mérito do ponto de vista histórico, com o conjunto de estudos que contém sobre o jornal centenário, mas também sobre o impacto na sociedade portuguesa e na Igreja, das aparições e da constituição de Fátima e do seu Santuário como o centro religioso mais importante de Portugal. Dizer isto basta para se perceber que não é possível entender, no sentido weberiano, Portugal sem Fátima e, consequentemente, sem o seu jornal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita novidade

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Manhã desta quinta-feira, 24

“As piores formas de trabalho infantil” em conferência

Uma conferência sobre “As piores formas de trabalho infantil” decorre na manhã desta quinta-feira, 24 de Novembro (entre as 9h30-13h), no auditório da Polícia Judiciária (Rua Gomes Freire 174, na zona das Picoas, em Lisboa), podendo assistir-se também por videoconferência. Iniciativa da Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a conferência pretende “ter uma noção do que acontece não só em Portugal, mas também no mundo acerca deste tipo de exploração de crianças”.

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes

Hong Kong

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes novidade

O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

Dia Internacional contra a Violência de Género

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher novidade

“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo o tipo de violência.” Quem o diz são as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, da Província de São João Bosco, em Roma, que pela primeira vez decidiram associar-se pessoalmente a uma campanha de prevenção, a propósito do Dia Internacional Contra a Violência de Género, assinalado esta sexta-feira, 25 de novembro.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This