
O bispo de Mamfé, Aloysius Fondong Abangalo, com os cinco padres sequestrados. Foto © Radio Evangelium Mamfe.
Cinco padres, uma freira e três leigos católicos que haviam sido sequestrados no passado dia 16 de setembro nos Camarões foram libertados em segurança, informou “com grande alegria” o bispo de Mamfé, Aloysius Fondong Abangalo, citado esta terça-feira, 25, pela ACI África.
A libertação dos nove reféns ocorreu poucos dias depois de um vídeo ter sido divulgado nas redes sociais no qual os cinco padres, a freira e os três leigos pediam ao bispo local que fizesse “todo o possível” para libertá-los.
No dia 16 de setembro, tal como noticiado pelo 7MARGENS, um grupo de homens armados não identificados atacou e incendiou a paróquia católica de Santa Maria, na cidade de Nchang, diocese de Mamfé, Camarões. No seu comunicado, o bispo camaronês reiterou a condenação “do ato de profanar a Igreja, nos termos mais fortes possíveis”, e denunciou “a necessidade de realçar a dignidade humana”. “Tirar a liberdade de nossos irmãos e irmãs para ganhar dinheiro a todo o custo é desumano”, afirmou.
O ataque à paróquia de Santa Maria é um dos mais recentes incidentes no conflito vivido nas regiões de língua inglesa do noroeste e sudoeste de Camarões desde 2016.