Parque Yasuni, no Equador

Referendo trava exploração de petróleo numa reserva amazónica

| 22 Ago 2023

Comunidad kichwa Añangu, no Parque Nacional Yasuní, do Equador

Comunidad kichwa Añangu, no Parque Nacional Yasuní, do Equador (foto de 2013). É este território amazónico que vê agora travada a exploração num dos blocos petrolíferos. Foto © Fernanda LeMarie/Cancillería del Ecuador, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

 

É uma “vitória histórica”, apontam ambientalistas e defensores da Amazónia. Chamados às urnas, num referendo realizado no domingo, em simultâneo com as eleições legislativas antecipadas, a maioria dos equatorianos não teve dúvidas em aprovar a suspensão da exploração de um campo de petróleo na reserva amazónica de Yasuni, descreveu o jornal francês Le Monde.

De acordo com os resultados publicados na segunda-feira, 21 de agosto, 59% dos equatorianos votaram a favor da suspensão da produção de petróleo no Bloco 43, ou bloco Ishpingo, Tambococha e Tiputini (ITT), um campo petrolífero emblemático na reserva amazónica de Yasuni, no leste do país, do qual são extraídos 12% dos 466 mil barris diários produzidos pelo Equador.

Esta consulta atraiu a atenção de ativistas mundiais, como o ator Leonardo DiCaprio, que fez campanha pela suspensão da exploração petrolífera. A estrela de Hollywood saudou o resultado deste referendo como “um exemplo da democratização da política climática”. E a ativista sueca Greta Thunberg, que também se envolveu no referendo, reagiu na sua conta do Instagram: “É disto que se trata a ação climática.”

O referendo nacional sobre o futuro desta exploração era pedido há dez anos por uma associação ambientalista e foi finalmente autorizado em maio pelo Supremo Tribunal do país, de acordo com o Le Monde.

Num momento de forte tensão política no Equador, com os cartéis da droga a assassinarem políticos, e uma crise social e económica a pesar nos mais vulneráveis, os eleitores equatorianos recusaram os argumentos do governo do país. Segundo o executivo de Quito, que se opôs à consulta popular, se o bloco fosse travado, como aconteceu, as perdas financeiras seriam de 16,47 mil milhões de dólares (cerca de 15 mil milhões de euros) ao longo de 20 anos. Já a empresa petrolífera nacional Petroecuador argumentou que terá explorado apenas 80 hectares até agora, apesar de estar autorizada a explorar cerca de 300 hectares do Yasuni. 

Depois de conhecidos os resultados, a Petroecuador declarou em comunicado que iria cumprir a “decisão soberana” dos equatorianos. 

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This