AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Nas histórias do antigamente, quando nascia uma criança, apareciam fadas (boas e más, consoante a sorte de cada uma) que lhe traçavam o destino. Foto © Angela Dukat

[Nas margens da filosofia (LXXXVII)]

Reflexões de uma bisavó dos nossos tempos

Na semana passada fui pela terceira vez bisavó, no caso concreto de uma bisneta. E fiquei contente com o nome que os pais escolheram – Sofia. Como sabemos, é um termo que vem do grego e significa sabedoria. Num mundo dominado por uma linguagem algorítmica em que o peso maior é dado aos resultados certos e de leitura única, a sabedoria contrasta por ser uma atitude de constante desconfiança e inquietação, construindo-se paulatinamente como um universo onde nada é absolutamente seguro. A sabedoria nunca é algo que nos seja dado gratuitamente. Ela vai-se consolidando de degrau em degrau, como uma busca permanente onde o patamar que se alcança nunca é o definitivo. Enquanto estimulados pelo desejo de sabedoria estamos constantemente a descobrir novos territórios que nos surpreendam e nos desafiem.

O mundo em que vivemos investe na certeza e na segurança como objectivos máximos a alcançar, e a fragilidade da sabedoria que vai abrindo caminho entre dúvidas e incertezas é secundarizada. A maior parte das pessoas sente-se segura perante o dogmatismo científico e as soluções incontestáveis que permitem a passagem dos dias num ambiente de normalidade tranquila, sem a necessidade de constantemente se interrogarem sobre quem são, ignorando por completo a pertinência das clássicas perguntas levantadas por Kant sobre: “O que posso saber? O que devo fazer? O que me é permitido esperar? O que é o ser humano?”

Nas histórias do antigamente, quando nascia uma criança, apareciam fadas (boas e más, consoante a sorte de cada uma) que lhe traçavam o destino. Hoje em dia essas fadas foram banidas do universo infantil de modo a não traumatizar as crianças com contos absurdos. E a maior parte dos livros infantis têm o peso do quotidiano, num desejo de ensinar como viver – na família, na escola, com os amigos. As personagens malévolas da nossa infância foram banidas – não se fala da madrasta da Branca de Neve, do lobo do Capuchinho Vermelho, das fadas más e das bruxas. O universo dos livros actuais infantis que conheço é essencialmente didáctico, com o objectivo – aliás muito louvável – de integrar a criança no universo real onde irá viver, preparando-a para uma socialização progressiva que lhe evite traumas. No entanto, não posso deixar de me lembrar com alguma saudade e ternura que, durante anos, eu e as minhas irmãs antes de nos deitarmos, olhávamos sempre para debaixo da cama para verificar que o lobo mau não estava por lá escondido.

Maria Luísa Ribeiro Ferreira é professora catedrática (aposentada) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This