Refugiados
ONU denuncia
Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste
Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.
Presidente da AIS alerta
Myanmar: “O sofrimento atingiu um ponto crítico”
Uma “nova espiral de violência” em Myanmar está a preocupar a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). De acordo com a presidente da organização, Regina Lynch, já nem as igrejas são seguras para aqueles que ali procuram refúgio e muitas têm sido evacuadas.
“Vitória da humanidade” no Reino Unido
Supremo confirmou ilegalidade da “exportação” de refugiados para o Ruanda
Por unanimidade, os cinco juízes do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) do Reino Unido rejeitaram o plano do governo de recambiar os refugiados requerentes do pedido de asilo para o Ruanda, mantendo, desse modo, a decisão do tribunal de recurso. Cai, assim, por terra uma das promessas mais emblemáticas e polémicas do primeiro ministro britânico, Rishi Sunak, para travar a chegada de pequenos barcos vindos do outro lado do Canal da Mancha, na qual já tinha investido 140 milhões de libras (160 milhões de euros).
Necessária "resposta internacional"
Conselho Mundial de Igrejas pede ajuda para os deslocados de Nagorno-Karabakh
A população e as igrejas arménias precisam urgentemente de “uma resposta internacional generosa para atender às necessidades humanitárias dos refugiados que fugiram de Nagorno-Karabakh, especialmente mulheres vulneráveis, crianças, idosos, pessoas com deficiência e pessoas que não têm outros meios de subsistência”, alertou esta terça-feira, 14 de novembro, o comité executivo do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que esteve reunido em Abuja (Nigéria), ao longo da última semana.