Uma "prova de reconhecimento"

Reitora da UCP recebe doutoramento “honoris causa” na Austrália

| 11 Set 2023

Isabel Capeloa Gil recebe doutoramento honoris causa pela Australian Catholic University. Foto UCP

Isabel Capeloa Gil deixou um alerta: “Apesar de todos os avanços, há ainda muito caminho a percorrer. As mulheres continuam a estar sub-representadas em todo o mundo académico como Presidentes, Vice-Chanceleres e Reitoras.” Foto © UCP.

 

A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, recebeu o doutoramento honoris causa pela Australian Catholic University (ACU), informa uma nota da instituição enviada ao 7MARGENS esta segunda-feira, 11 de setembro.

Isabel Capeloa Gil, que é já Doutora Honoris Causa pela Boston College e pelo Institut Catholique de Paris (ICP) e é também a primeira Presidente mulher da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), afirmou –  citada no comunicado – que recebe este “doutoramento honoris causa com humildade e como prova do reconhecimento da liderança das mulheres no mundo académico”.

E aproveitou o seu discurso para deixar um alerta: “Apesar de todos os avanços, há ainda muito caminho a percorrer. As mulheres continuam a estar sub-representadas em todo o mundo académico como Presidentes, Vice-Chanceleres e Reitoras. No âmbito do ensino superior católico, é de salientar que, e mais devido ao legado do que por simples preconceito, há apenas 8% de mulheres nos lugares de topo das instituições, de acordo com um inquérito recente da Federação Internacional das Universidades Católicas. A mudança está em curso, mas tem de acontecer durante a nossa vida, e não para além dela, tem de acontecer agora”.

Recorde-se que Isabel Capeloa Gil foi nomeada pelo Papa Francisco como consultora do Dicastério para a Cultura e Educação, em 2023, sendo ainda consultora da Congregação para a Educação Católica e membro do Conselho Científico da AVEPRO, a Agência da Santa Sé para a Avaliação e a Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas.

 

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Na Casa de Oração Santa Rafaela Maria

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Estamos neste mundo, não há dúvida. Mas como nos relacionamos com ele? E qual o nosso papel nele? “Estou neste mundo como num grande templo”, disse Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em 1905. A frase continua a inspirar as religiosas da congregação e, neste ano em que assinalam o centenário da sua morte, “a mensagem não podia ser mais atual”, garante a irmã Irene Guia ao 7MARGENS. Por isso, foi escolhida para servir de mote a uma tarde de reflexão para a qual todos estão convidados. Será este sábado, às 15 horas, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, e as inscrições ainda estão abertas.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This