Conclusões apresentadas dia 5

Relatório diz que 2% dos padres em França nos últimos 70 anos foram “criminosos pedófilos”

| 4 Out 21

O escândalo dos abusos em França ainda está para durar. Foto © karl-fredrickson | Unsplash

 

O presidente da comissão nacional de investigação da criminalidade pedófila na Igreja em França disse este domingo, dia 3, ter havido “entre 2.900 e 3.200 criminosos pedófilos”, homens — padres ou religiosos — na Igreja Católica no país desde 1950.

Esta “é uma estimativa mínima”, baseada no censo e na análise dos arquivos (Igreja, justiça, polícia judiciária e imprensa) e nos testemunhos recebidos por aquele organismo.

Ao longo destes últimos 70 anos, a população geral de padres ou de religiosos no país cifra-se nos 115.000, o que significa que dois a 3% do total de padres e religiosos em França tiveram comportamentos criminosos.

Para terça-feira, 5, está marcada a divulgação do relatório desta comissão, que poderá chegar às “2.500 páginas”, disse o mesmo responsável, relatório esse que vai permitir concluir dois anos e meio de trabalho e investigação por parte da Comissão Independente sobre o Abuso Sexual na Igreja (ICAS).

O relatório dará uma visão quantitativa do fenómeno, incluindo o número de vítimas. Irá comparar a prevalência da violência sexual na Igreja com a identificada noutras instituições (associações desportivas, escolas) e no círculo familiar.

A comissão avaliará também os “mecanismos, particularmente institucionais e culturais” e vai apresentar 45 propostas.

 

(Corrigido o título em 17/10)

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This