
A última conferência de imprensa da Comissão Independente, em 11 Outubro 2022: 424 testemunhos foram recolhidos até essa data. Foto © Agência Ecclesia/OC
O relatório final da Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa será apresentado publicamente no próximo dia 13 de Fevereiro aos meios de comunicação social.
Numa nota de imprensa enviada ao 7MARGENS, o coordenador da comissão, Pedro Strecht, justifica a antecipação da apresentação em três dias “por conveniência conjunta de datas entre a própria CI, a Conferência Episcopal Portuguesa e a Fundação Calouste Gulbenkian, em cujo auditório 2 decorre a sessão, destinada à comunicação social e convidados.
A CI começou a trabalhar há um ano, depois de Pedro Strecht ter sido convidado pelos bispos em Novembro de 2021, para formar um grupo de trabalho que recolhesse dados e testemunhos sobre casos de abusos sexuais sobre crianças, por parte de membros do clero e responsáveis da Igreja Católica em Portugal.
O último número divulgado, em meados de Outubro, registava 424 testemunhos. Mas a Comissão só encerrou a recolha de depoimentos no final do mês. A partir daí, apenas seriam registados números para fins estatísticos e não testemunhos substantivos.