Apelo conjunto

Religiões defendem finanças responsáveis pelo clima

| 10 Mai 2022

planeta terra alteracoes climaticas

Texto conjunto defende “um imperativo moral e responsabilidade para todas as crianças e o mundo vivo”. Foto: Direitos reservados.

 

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Conselho Muçulmano de Anciãos e o Conselho de Rabinos de Nova Iorque (EUA) assinaram um apelo conjunto histórico sobre “Finanças Responsáveis ​​pelo Clima — Um imperativo moral e responsabilidade para todas as crianças e o mundo vivo”.

“Vamos unir-nos e influenciar [o modo] como o dinheiro é investido em resposta à ameaça existencial das alterações climáticas”, sublinhou o secretário-geral interino do CMI, Ioan Sauca ao lançar este apelo. O empenho terá de ser de todos, exemplificou: “Dinheiros das famílias, dinheiros da igreja, dinheiros de uma empresa, dinheiros de uma nação. Precisamos que todos deem esse passo para um futuro sustentável para nossos filhos.”

As conclusões do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em 4 de abril, dramatizam a urgência crítica desse desafio. Agora, com este apelo conjunto, pede-se aos provedores de serviços financeiros que tomem medidas urgentes e eficazes para deixar o financiamento de combustíveis fósseis e investir em energias renováveis ​​e pesquisa para soluções climáticas.

“Assim, nós, líderes das organizações abaixo-assinadas, afirmamos o nosso compromisso de nos comprometermos com as instituições financeiras, através das quais operamos, investimos e procuramos coberturas de seguro, para garantir que as nossas transações financeiras estarão alinhadas com o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 °C”, diz o apelo. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou a iniciativa. “Por muito tempo, o setor de serviços financeiros permitiu o vício mundial em combustíveis fósseis”, disse, citado pelo CMI. “Agora é hora de os provedores de serviços financeiros acelerarem a mudança para as energias renováveis. Eles têm o poder – e a responsabilidade”, disse Guterres. “O imperativo científico e moral é claro: não deve haver novos investimentos na expansão dos combustíveis fósseis, incluindo a [sua] produção, infraestrutura e exploração.”

 

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua

Capitão Barros Basto

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua novidade

A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite novidade

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber” novidade

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Precisamos de terapias neuroteológicas

Precisamos de terapias neuroteológicas novidade

Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This