Religiões
Mesa-redonda dia 23 março
Autores debatem religião, território e identidade
Este último estudo pretendeu responder a questões como estas: como é a paisagem religiosa na região de Lisboa? Como se distribuem as posições religiosas por área geográfica na Área Metropolitana de Lisboa? Com que regularidade praticam os lisboetas o seu culto religioso?
De Cirilo a Welby, passando pela CEP
10 anos de pontificado: As mensagens dos líderes religiosos para Francisco
O Papa Francisco recebeu nos últimos dias rasgados elogios da parte de inúmeros líderes religiosos, a propósito do 10º aniversário do seu pontificado, que se assinala esta segunda-feira, 13 de março. Mas houve outro denominador comum nas mensagens de felicitações que estes lhe enviaram: a expressão da vontade de colaborar com ele por um mundo melhor, manifestada inclusive pelo patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo.
ONG cristã denuncia
Chineses obrigados a registar-se online para celebrações religiosas
Chama-se Smart Religion, é uma aplicação desenvolvida pela Comissão de Assuntos Étnicos e Religiosos da província de Henan (China), e passou a ser obrigatório usá-la para poder participar em celebrações religiosas naquela região. A ONG cristã ChinaAid, com sede nos Estados Unidos da América, denunciou esta semana a situação e alerta para o facto de este ser mais um passo no cerceamento da liberdade religiosa no país.
Acordo Santa Sé - Grécia assinado
Museus do Vaticano devolvem fragmentos do Partenon
Os três fragmentos de mármore do Partenon de Atenas que os museus do Vaticano detêm desde o século XIX serão devolvidos à Grécia esta sexta-feira, dia 8 de março. O acordo entre a Santa Sé e a Grécia foi assinado quinta-feira, 7, após o Papa Francisco ter decidido devolver aquelas peças de grande valor artístico e arqueológico ao local de onde provêm.
Iniciativa do franciscano Gianmaria Polidoro
“Convidamos Putin e Zelensky a vir a Assis para restaurar a paz no mundo”
Em 1984, Gianmaria Polidoro fez uma peregrinação a Washington e Moscovo para pedir o fim da Guerra Fria. Hoje, com 90 anos, o padre franciscano não regressará à Rússia, nem irá à Ucrânia, mas escreveu uma carta aos presidentes de ambos os países, e também aos patriarcas de Moscovo e Kyiv, desafiando-os a reunirem-se na cidade italiana de Assis para “restaurar a paz no mundo”.
Welby contestado
Bênção de casais do mesmo sexo provoca cisão na Comunhão Anglicana Global
Dez primazes das Igrejas Anglicanas de África e da Oceânia, representando cerca de 75 por cento dos anglicanos de todo o mundo, assinaram um comunicado em que retiram ao arcebispo de Cantuária, Justin Welby, o papel de líder da Comunhão Anglicana no mundo, e deixam de reconhecer a Igreja Anglicana de Inglaterra como sua “Igreja-Mãe”.
Desafio e responsabilidade comuns
Relatório sobre abusos “também nos implica e afeta”, diz bispo da Igreja Lusitana
O relatório sobre os abusos sexuais de menores na Igreja Católica “naturalmente que implica também e diz respeito às outras Igrejas cristãs”, defende o bispo da Igreja Lusitana (Comunhão Anlicanas), Jorge Pina Cabral. Na sua homilia de Quarta-feira de Cinzas, o também presidente do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) fez questão de lembrar que a Igreja é “una” e que “este mesmo drama dos abusos sexuais a crianças e adultos vulneráveis existiu e existe na Comunhão Anglicana”.
Instituto para a Liberdade Religiosa
Perto de 500 igrejas e lugares sagrados destruídos na Ucrânia no último ano
Pelo menos 494 edifícios religiosos na Ucrânia foram destruídos, danificados ou saqueados como resultado da invasão russa, e alguns deles apreendidos para serem usados como bases militares russas, o que aumenta a escala de destruição.
Vaticano completa a disponibilização online do arquivo sobre judeus
O Arquivo Histórico da Secretaria de Estado do Vaticano – Secção de Relações com Estados e Organismos Internacionais acaba de completar a disponibilização para consulta online do conjunto da série arquivística sob a etiqueta “Judeus”, composta por 170 volumes.
Estudos da Religião
Uma tese para conhecer melhor a História do Cristianismo
A apresentação de uma tese de doutoramento, no âmbito dos Estudos da Religião, com o título Igreja e Império na Cronografia de Teófanes Confessor: A interpretação da História no tempo da crise iconoclasta, provocará certamente um misto de estranheza e admiração. Quem, em Portugal, se dedica ao estudo da história do Império Romano do Oriente, normalmente referido como Império Bizantino?
Entre cristãos, muçulmanos e hindus
Santo António suscita grande devoção… no Bangladesh
No Bangladesh, país de maioria muçulmana onde os seguidores de Jesus não representam sequer meio por cento, Santo António de Lisboa e de Pádua é um dos mais venerados e fator de união entre muçulmanos, cristãos e hindus. Na última sexta-feira, 3, os devotos realizaram a peregrinação anual ao seu Santuário, na vila de Panjora, na Arquidiocese de Dhaka.
Maioria dos fiéis apoia decisão
Igreja Greco-católica Ucraniana adota calendário gregoriano
A partir do dia 1 de setembro deste ano, data que marca o início do novo ano litúrgico na tradição bizantina, a Igreja Greco-católica Ucraniana passará a utilizar o calendário gregoriano (seguido pela Igreja Católica) para a celebração de festas fixas, nomeadamente o Natal, Epifania e as memórias dos santos.
Aos 92 anos
Morreu Ioannis Zizioulas, um dos maiores teólogos ortodoxos
Ioannis Zizioulas, bispo metropolita ortodoxo de Pérgamo do Patriarcado de Constantinopla e um dos maiores teólogos ortodoxos, morreu em Atenas esta sexta-feira, 2 de fevereiro. Tinha 92 anos e estava internado por ter contraído covid-19. Zizioulas foi um grande promotor do ecumenismo e era muito estimado pelo Papa Francisco, que o chamou a contribuir para a Encíclica Laudato Si’. O metropolita foi um dos que a apresentou, na conferência de imprensa de 18 de junho de 2015.
Tema motiva luta política em Espanha
Ataque à catana em duas igrejas de Algeciras deixa um morto e quatro feridos
O jovem de nacionalidade marroquina que matou à catanada na última quarta-feira, 26 de janeiro, o sacristão de uma igreja de Algeciras, cidade portuária do sul da Andaluzia, tendo ferido quatro outras pessoas, foi colocado pela polícia à disposição da Autoridade Nacional que lida com casos de terrorismo.
29 setembro a 1 de outubro
Roma acolhe jovens cristãos para iniciativa ecuménica “Together”
O Vaticano apresentou a iniciativa ecuménica “Together – Encontro do Povo de Deus”, que irá decorrer de 29 de setembro a 1 de outubro, antecedendo a Assembleia do Sínodo dos Bispos. Estão convidados jovens dos 18 aos 35 anos da Europa e de todas as tradições cristãs, para um fim de semana de partilha e oração ecuménica.
Consagrada pela Igreja Luterana
Uma palestiniana é a primeira mulher ordenada na Terra Santa
Foram precisos cerca de dois mil anos para que, em Jerusalém, berço do cristianismo, uma mulher recebesse a ordenação sacerdotal. Trata-se de Sally Azar, que este domingo, 22 de janeiro, foi consagrada pela Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e Terra Santa, tornando-se assim na primeira mulher palestiniana pastora na região e na quinta a ser ordenada em todo o Médio Oriente, juntando-se a três pastoras já ordenadas no Líbano e uma na Síria.
Recordando D. Manuel Martins
Vigília pela nomeação de bispo para a Diocese de Setúbal
Um grupo de católicos promove no dia 20 de janeiro, pelas 21h, na Capela do Carmo (Rua António Maria Eusébio, em Setúbal), um tempo de oração para celebrar o 96º aniversário do nascimento do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins, e pedir “que Deus envie...
Bispos e ONU alertam
Haiti vive “situação sem precedentes”
Fome, cólera, violência devastadora dos gangues, escassez de combustível, colapso económico: o Haiti vive uma “situação sem precedentes”. Os bispos católicos do país já tentaram chamar a atenção da comunidade internacional para a “extrema gravidade” dos problemas, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, também. Mas continua sem haver soluções à vista.
Jordânia
Retomada peregrinação ao local do batismo de Jesus
Assinala-se nesta sexta-feira, 13 de janeiro, na Jordânia, o 23º Dia Anual e Nacional de Peregrinação ao Local do Batismo de Jesus Cristo, que culmina com uma missa solene na igreja da mesma invocação, presidida pelo patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa.
Ligações históricas
Igreja de Inglaterra promete 100 milhões para “corrigir erros do passado” na escravatura
“Chegou o momento de agir face a este passado vergonhoso”, afirmou o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, esta terça-feira, 10 de janeiro, depois de um relatório ter confirmado que a Igreja de Inglaterra, da qual é o líder espiritual, teve ligações ao tráfico de escravos para a Europa e América do Norte.
Saber esperar
A evolução necessária para uma vida mais plena, livre, consciente, vasta e frutífera, exige que façamos da insatisfação um caminho. Há que abraçá-la como o motor mesmo da nossa evolução e realização própria, de tal maneira que, em obediência à própria dinâmica da nossa vocação para ser e para o Ser, saibamos esquecer continuamente o que está para trás e avançar sempre para diante.
Síria
Monge raptado pelo ISIS em 2015 eleito arcebispo de Homs
O Padre Jacques Mourad, monge e sacerdote siro-católico, de 54 anos, é o novo arcebispo de Homs dos Sírios, anunciou no dia 9 a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Mourad foi eleito, com consentimento do Papa Francisco, pelo Sínodo dos Bispos da Igreja Patriarcal de Antioquia dos Sírios.
"Crescente tensão"
Cristãos agredidos e templos vandalizados na Índia
“Uma multidão” atacou a Igreja do Sagrado Coração, em Bastar, na região central da Índia, “atirando pedras contra o edifício, arrombando a porta de entrada e destruindo tudo o que se encontrava no interior”, avançou esta quinta-feira, 5 de janeiro, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), alertando para a “crescente tensão” que tem vindo a registar-se no país, com “grupos radicais hindus a mobilizarem as populações, instigando-as contra os cristãos”.
[Moçambique, margem Sul]
Pescadinha de rabo na boca
Sendo Moçambique um Estado laico, não deveria haver qualquer desconcerto com a religião; mas poderá haver algumas concessões para as crianças, nas escolas públicas, poderem completar os estudos, não cantando o hino, em respeito aos seus preceitos religiosos. Assume-se que deve haver liberdade de escolha. Mas, ao que parece, a abertura dada pelo Governo deixa também a sensação de alguma arbitrariedade, o que confunde as pessoas.
China
Tribunal superior confirma oito anos de prisão para pastora protestante
O recurso contra a decisão que condenou a pastora protestante Hao Zhiwei a oito anos de prisão por “fraude”, na China, foi rejeitado este mês, anunciou o blogue Bitter Winter no dia 27 de dezembro. Zhiwei foi condenada a 11 de fevereiro deste ano pelo Tribunal Distrital de Echeng da cidade de Ezhou, província de Hubei, por ter recebido donativos dos membros de uma comunidade religiosa que não faz parte das “cinco religiões autorizadas” pela lei chinesa.
Mensagem para 2023
“Comecemos por fazer crescer a unidade visível dos cristãos”, pede irmão Aloïs, de Taizé
Reconhecendo que “estamos a passar por um período de intensa polarização e agravamento das divisões nas nossas sociedades e, às vezes, até nas igrejas e famílias”, o irmão Alois, prior da comunidade ecuménica de Taizé, apela a que caminhemos, particularmente os cristãos, “juntos com os outros”, em direção à “fraternidade universal”.
Nigéria
30 padres raptados em 2022, três deles na última semana
A notícia desta sexta-feira de mais um padre da diocese católica de Otukpo, na Nigèria, raptado quando viajava na estrada Okpoga-Ojapo, eleva para três o número de presbíteros sequestrados nos últimos cinco dias.
Luzes, enfeites… Natal
Luzes, arranjos florais, votos de boas festas, comidas típicas desta época – são tudo sinais externos, vistos como menores, quando comparados com o espírito que deveria ser vivido no Natal. Eu confesso que sempre gostei destas “superficialidades”. A cada ano que montamos a árvore de Natal, regresso a um tempo de meninice.
Documentário da Tv2000
“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”
Parece “um conto de Natal sobre o frágil fio de quem vive o drama de um conflito permanente, da falta de liberdade e da separação dos entes queridos”, mas é um documentário que retrata a vida real dos cristãos na Faixa de Gaza. Chama-se “A Fronteira da Esperança”, será transmitido nos dias 24 e 25 de dezembro pelo canal italiano Tv2000, e inclui uma entrevista ao pároco daquela região, que descreve Gaza como “uma grande prisão a céu aberto”.
Após campanha contra igrejas protestantes
Tribunal Europeu condena Bulgária por violar direito à liberdade religiosa
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos condenou o Governo da Bulgária por ter violado o direito à liberdade religiosa dos cristãos evangélicos no país. O caso remonta a 2008, quando funcionários do Estado lideraram uma campanha que visava alertar crianças e famílias para o perigo de se aproximarem das igrejas protestantes. A sentença foi conhecida esta semana e divulgada pela organização de defesa das liberdades fundamentais ADF International.
Comunicado pede "solução estável"
Líderes católicos da Terra Santa alertam para “rápida deterioração” da situação na região
Há uma "atmosfera festiva" em Belém, com o aproximar do Natal. Mas a Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa expressa uma "grande preocupação" pelo facto de a situação na região estar a deteriorar-se "progressiva e rapidamente". Em comunicado...
Forte subida desde os anos 1990
Nos EUA, cresce o número de jovens sem religião
Se os dados do recenseamento de 2020, nos Estados Unidos da América, dão conta de que perto de metade da população (48,7 por cento) está filiada numa denominação religiosa, um estudo acabado de publicar naquele país evidencia que os adultos que se dizem sem religião andam perto de um quarto (23 por cento). Entre os jovens adultos essa percentagem supera já um terço (34 por cento).
Eutanásia aprovada
Assembleia da República “oferece a morte como porta de saída”, criticam representantes religiosos
“Com a aprovação do suicídio assistido e da eutanásia, a Assembleia da República parece oferecer a morte aos doentes em sofrimento severo e fim de vida como porta de saída”, afirmam representantes de várias religiões após a aprovação do novo diploma da eutanásia.
Bispos organizam simpósios
Fase continental do Sínodo avança em África
Terminou esta sexta-feira, 9, em Acra, no Gana, o primeiro de dois simpósios preparatórios da conferência sinodal de África, organizado pelas Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM) da Igreja Católica, em colaboração com a African Synodality Initiative (ASI).
Pedido vem desde 2019
Pela primeira vez, o Parlamento Europeu tem um presépio
Quando a eurodeputada espanhola Isabel Benjumea propôs, em 2019, que a sede do Parlamento Europeu tivesse um presépio para assinalar o Natal, a resposta foi negativa. O Gabinete da Presidência do Parlamento considerou que a exibição de conteúdo religioso poderia ser “ofensiva”. “É ofensivo lembrar aos europeus que 25 de dezembro é o nascimento de Jesus de Nazaré?”, questionou então. Três anos depois, o presépio está montado em Bruxelas.
Arcebispo greco-católico pede libertações imediatas
Mais um padre detido por militares russos na Ucrânia
Depois da detenção de dois padres redentoristas pelas tropas russas na região de Donetsk, noticiada no passado dia 29 de novembro, foi agora detido o pároco de Melitopol, na região de Zaporíjia, informou o bispo auxiliar do exarcado arquiepiscopal de Donetsk, Maksym Ryabukha, em entrevista ao canal católico italiano TV2000.
Censos 2021
Pela primeira vez, cristãos não são a maioria em Inglaterra e País de Gales
Passaram de 59,3%, em 2011, para 46,2%, em 2021: o número de pessoas que se dizem cristãs em Inglaterra e no País de Gales caiu 5,5 milhões, correspondendo agora a 27,5 milhões, e pela primeira vez a menos de metade da população, de acordo com os últimos Censos, divulgados esta semana pelo Gabinete Nacional de Estatística.
Exposições, colóquios, debates, arte pública e vigília
50 anos da Vigília da Capela do Rato: a paz é possível?
A Vigília da Paz que teve lugar nos dias 30 e 31 de dezembro da 1972 será recordada através de várias iniciativas organizadas pela Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que vão ter lugar durante o mês de dezembro e janeiro, em Lisboa.
Bahrein
Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita
Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.
António Raminhos em entrevista
“Cheguei a pensar ser padre… não é muito diferente de ser comediante”
Andou na catequese, foi escuteiro, e, em plena adolescência, quis ser padre – talvez porque também nesse papel teria de falar às pessoas e cativá-las. A obrigatoriedade do celibato assustou-o. Mais tarde, o sentir que havia falta de coerência dentro da Igreja Católica também. É apaixonado pelas religiões (até gostava de fazer um programa de televisão sobre elas), mas é a figura de Jesus Cristo que verdadeiramente o inspira. Hoje, apesar de ter decidido batizar as três filhas ou de ter ido recentemente a Fátima a pé, não se revê na falta de abertura da Igreja Católica e diz-se mais cristão do que católico. Em plena digressão do seu mais recente espetáculo “Não sou eu, é a minha cabeça”, o comediante António Raminhos falou ao 7MARGENS sobre a sua relação com a fé e a forma como esta pode ajudar pessoas que, como ele, sofrem com distúrbios de ansiedade. E também de como a religião é um terreno fértil para o seu trabalho…
Mais de 40 mortos só na semana passada
Irão usa a pena de morte como forma de (re)pressão, acusa Amnistia
Prossegue a contestação e a revolta no Irão, país onde as autoridades mataram mais de 40 pessoas, entre as quais dois adolescentes, só na semana passada, segundo informações do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
Congresso Judaico Mundial no Vaticano
Papa acolhe iniciativa para estreitar laços entre judeus e cristãos
Foi com emoção que os líderes judaicos de mais de 50 países viram o Papa Francisco abrir-lhes as portas do Palácio Apostólico do Vaticano, nesta terça-feira, 22 de novembro, para que pudessem apresentar-lhe a mais recente iniciativa do Congresso Judaico...
Julgamento inédito em Espanha
Testemunhas de Jeová levam as suas “vítimas” a tribunal
Está a decorrer, no Tribunal de 1ª Instância de Torrejón de Ardoz (Madrid), um julgamento inédito na história de Espanha: pela primeira vez, uma comunidade religiosa interpõe uma ação contra um grupo de antigos membros. Trata-se das Testemunhas de Jeová, que acusam a Associação Espanhola de Vítimas das Testemunhas de Jeová (AEVTJ) de manchar a honra e reputação da comunidade. A associação, por seu lado, reage com a divulgação de novos testemunhos de ex-membros que afirmam ter sido vítimas de abusos sexuais e outros, enquanto pertenciam ao que agora chamam de “seita”.
Relatórios da Fundação AIS e do OIDAC
Perseguição aos cristãos aumenta na Ásia, África, Médio Oriente e Europa
A “opressão ou perseguição” aos cristãos, por causa da sua fé, aumentou em 75% dos países analisados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), na Ásia, África e Médio Oriente, nos últimos dois anos. Ao contrário do que poderia esperar-se, o cenário na Europa não é mais animador: o Observatório para a Intolerância e Discriminação Contra os Cristãos (OIDAC) registou também, em 2021, um crescimento dos crimes de ódio contra os cristãos naquele continente. Estejam em minoria ou sejam a religião maioritária, os cristãos são cada vez mais perseguidos, mas a existência deste problema é muitas vezes negada, apontam ambos os relatórios.
Eleito por maioria
O controverso Timothy Broglio é o novo líder dos bispos norte-americanos
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) acaba de eleger para seu novo presidente Timothy Broglio, bispo das forças armadas e ex-núncio da República Dominicana. A figura escolhida esta terça-feira, 15 de novembro, pelos bispos norte-americanos, reunidos em Baltimore para a sua assembleia plenária de outono, é controversa e as críticas não se fizeram esperar: é que Broglio foi secretário particular de Angelo Sodano, o cardeal acusado de ter encoberto inúmeros crimes de pedofilia dentro da Igreja.
Fundação AIS promove #RedWeek
Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos
De 16 a 23 de novembro, em Portugal e em inúmeros países onde a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está representada, irão decorrer iniciativas que visam sensibilizar a opinião pública para a situação dos cristãos que são vítimas de intolerância religiosa. Entre elas, destaca-se a apresentação do Relatório “Perseguidos e esquecidos?”, um estudo produzido pela fundação de dois em dois anos, que dá conta da evolução da violência contra a comunidade cristã em todo o mundo.
Decisão inédita
Igreja Ucraniana autoriza celebrar Natal a 25 de dezembro, distanciando-se de Moscovo
A Igreja Ortodoxa da Ucrânia vai autorizar, pela primeira vez na História, que as suas diferentes congregações e paróquias celebrem o Natal a 25 de dezembro e não a 7 de janeiro, data em que Jesus terá nascido de acordo com o calendário juliano, o qual é...
Museus Judaico e do Holocausto
Mais de 1000 estudantes assinalam Dia Contra o Antissemitismo no Porto
O Museu Judaico e o Museu do Holocausto do Porto assinalam esta quarta-feira, 9 de novembro, o Dia Internacional Contra o Antissemitismo, com a inauguração de uma exposição, música ao vivo, visitas guiadas, entre outras atividades que irão envolver mais de mil alunos de várias escolas do país.
Papa Francisco no Bahrein
“As-salamu alaikum” [a paz esteja convosco], assim como duas armas: oração e fraternidade
Foram três os momentos em que Francisco teve oportunidade de discursar esta sexta-feira, 4, na sua viagem apostólica ao Bahrein. Os locais e as audiências mudaram, mas a mensagem foi a mesma: Deus é fonte de paz, e os líderes religiosos, na sua diversidade, devem usar duas “armas” comuns para promovê-la: a oração e a fraternidade, tornando-se assim “verdadeiramente pessoas de paz”.
Por ter aproximado católicos e judeus
Rabino reformista recebe a mais alta condecoração da Santa Sé
A. James Rudin, um importante rabino e educador reformista, que durante largos anos esteve à frente dos assuntos inter-religiosos do Comité Judaico Americano, receberá a mais alta condecoração que a Santa Sé atribui, de Comendador da Ordem Equestre de São Gregório Magno, pelo trabalho que desenvolveu na promoção das relações católico-judaicas, noticiou esta quinta-feira, 3, o Jewish News.
A poucos dias da COP-27
Líderes religiosos pedem tratado global pelo fim dos combustíveis fósseis
Enquanto os líderes mundiais se preparam para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 27), que terá lugar nos próximos dias 6 a 18 de novembro no Egito, os representantes das principais religiões assinaram esta terça-feira, 2,...
Viagem ao Bahrein
Papa insiste em verdadeiro compromisso pela paz, ambiente e defesa dos direitos humanos
Já começou aquela que promete ser “uma viagem interessante”, e da qual podem surgir “boas notícias”. As palavras são do Papa aos jornalistas que o acompanharam no voo de cinco horas até ao Bahrein. À chegada, e apesar do problema no joelho, Francisco não descansou. Empenhado em tornar a sua previsão realidade, aproveitou aquele que foi o primeiro discurso da sua 39ª viagem apostólica para lançar um forte apelo ao fim da guerra, ao cuidado com a casa comum, à abolição da pena de morte, e ainda à defesa da liberdade religiosa e da igualdade para todos.
Depois do apelo de Francisco e Macron
Guerra na Ucrânia: Sinais incipientes de interesse em dialogar
A “diplomacia da paz” relativamente à guerra na Ucrânia dá (ainda débeis) sinais de vida. O Papa lançou o apelo aos líderes dos dois países, em 2 de outubro. Na plataforma de encontros que foi a assembleia internacional e inter-religiosa da Comunidade de Santo Egídio, sob o lema “O grito da paz”, no início desta semana, multiplicaram-se os encontros bilaterais. O presidente Macron pediu a Francisco que tomasse a iniciativa de contactos com Biden, Putin e o patriarca Cirilo. Este parece pouco preocupado com a paz. A Rússia diz que sim. A Ucrânia ainda não se pronunciou. Nada de consistente. Mas “o caminho faz-se caminhando”.
Dia marcado por confrontos em todo o país
Ataque a santuário xiita faz 15 mortos no Irão
Esta quarta-feira, 26, quando passavam exatamente 40 dias sobre a morte da jovem Mahsa Amini e milhares de manifestantes protestavam em mais de 25 cidades iranianas, um novo ataque terrorista abalou o país. Três homens armados entraram no santuário muçulmano xiita de Shah Cheragh, em Shiraz (sul do Irão), enquanto centenas de fiéis se preparavam para rezar, e dispararam sobre eles, provocando pelo menos 15 vítimas mortais e 40 feridos, avançou a Al Jazeera.
Fenómeno cresce entre os jovens
Estrela pop da Polónia abandona Igreja Católica
“Não renego a fé, recuso a hipocrisia”. Assim justificou Dawid Podsiadło, uma das maiores estrelas pop da Polónia, a sua decisão de formalizar o abandono da Igreja Católica, segundo o site Notes from Poland. “Tenho um problema com a instituição [Igreja], não...
Mais de um mês depois
Reféns católicos libertados em segurança nos Camarões
Cinco padres, uma freira e três leigos católicos que haviam sido sequestrados no passado dia 16 de setembro nos Camarões foram libertados em segurança, informou "com grande alegria" o bispo de Mamfé, Aloysius Fondong Abangalo, citado esta terça-feira, 25, pela...
Apelo de Roma pela Paz
Francisco no encontro inter-religioso no Coliseu: “A nossa oração tornou-se um grito”
Porque hoje a paz é gravemente violada, ferida e espezinhada, “a nossa oração tornou-se um ‘grito’”, afirmou o Papa Francisco na oração final do ato de culto realizado no Coliseu, no encerramento do encontro convocado pela Comunidade de Santos Egídio em que participaram três chefes de Estado e alguns dos mais altos representantes das várias religiões. Estes assinaram o “Apelo de Roma pela Paz”, em que se lê: “As religiões são e devem continuar a ser uma grande fonte de paz. A paz é sagrada, a guerra nunca pode ser sagrada!”.
Audiência de uma hora no Vaticano
Macron desafia o Papa a convocar Putin, Cirilo e Biden
O Presidente francês, Emmanuel Macron, revelou aos jornalistas no avião de regresso a Paris que, na audiência de segunda-feira, 24 de outubro, tinha pedido ao Papa Francisco que, para favorecer o processo de paz na Ucrânia, chamasse ao Vaticano o presidente russo Vladimir Putin, o patriarca da Igreja Ortodoxa, Cirilo, e o presidente dos EUA, Joe Biden.
Embora reconhecendo resistências
Vaticano põe em destaque frutos do acordo com a China
O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, considerou a renovação do acordo provisório com a República Popular da China sobre a nomeação de bispos católicos “um compromisso imperfeito”, mas indicou vários frutos positivos desse acordo. A Santa Sé...
Anuário Estatístico da Igreja
Aumentam os católicos no mundo, mas diminui o número de padres, freiras e catequistas
Por ocasião do 96º Dia Mundial das Missões, celebrado este domingo, 23, a Agência Fides apresentou o habitual “Anuário Estatístico da Igreja”, revelando que o número de católicos aumentou em todos os continentes, menos na Oceania, embora a percentagem face à população mundial tenha diminuído 0,01%. O número de diáconos cresceu, mas o de padres e religiosas registou uma redução assinalável.
Encontro Internacional em Roma
Comunidade de Santo Egídio aposta na “diplomacia da paz”
A Comunidade de Santo Egídio acolhe a partir deste domingo, 23 de outubro, em Roma, o Encontro Internacional de Diálogo e Oração pela Paz entre as Religiões do Mundo, que tem prevista, além do Papa Francisco, a presença de três chefes de Estado. “O Grito pela Paz” é o tema da edição deste ano.
A poucos dias do encontro com Papa
Macron visita mesquita de Paris e defende lei contra o islamismo radical
O Presidente francês Emmanuel Macron visitou a Grande Mesquita de Paris na passada quarta-feira, 19, data em se cumpriam 100 anos sobre a colocação da primeira pedra do templo que apelidou de farol para o “Islão de França”. A poucos dias do seu encontro com o Papa Francisco, agendado para 24 de outubro, Macron fez questão de defender a chamada lei do separatismo, aprovada há pouco mais de um ano e que, apesar de criticada por muitos muçulmanos, é vista pelo líder político como uma norma jurídica que “oferece salvaguardas” contra o islamismo radical.
Sondagem
Um terço dos russos aprova aliança entre Putin e a Igreja Ortodoxa
O Centro de Investigação da Opinião Pública da Rússia (VCIOM) concluiu que quase um terço dos russos considera positiva a relação entre a Igreja Ortodoxa Russa e o Estado. Outra terça parte, ao contrário, preferia que houvesse uma menor carga política no discurso do Patriarcado de Moscovo, avançou esta quinta-feira, 20, a revista Vida Nueva.
Estudo da CLAR
Mais de metade das religiosas na América Latina e Caraíbas sofreram abusos de poder
Uma sondagem efetuada pela Confederação Latinoamericana de Religiosas e Religiosos (CLAR) concluiu que 55,2% das religiosas da América Latina e Caraíbas já experimentaram abusos de poder no âmbito da vida religiosa, exercidos na maioria dos casos pelas superioras das congregações às quais pertencem, noticiou esta terça-feira o Vatican News.
Depois da assembleia na Alemanha
Representante do Conselho Mundial de Igrejas foi à Rússia pedir paz
O secretário-geral interino do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), Ioan Sauca, deslocou-se esta semana a Moscovo para “construir pontes de paz”. A visita incluiu um encontro com o patriarca Cirilo e outros representantes daquela que é a maior Igreja a fazer parte do órgão ecuménico, e onde foram apresentadas as conclusões da XI Assembleia Geral do Conselho Mundial de Igrejas que ocorreu em Karlsruhe, na Alemanha, no início de setembro, em particular a declaração aprovada sobre a guerra na Ucrânia.
Hostilidade cresce nos EUA
Trump critica judeus norte-americanos e é acusado de antissemitismo
O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, considera que nenhum Presidente fez mais por Israel do que ele, e que os “maravilhosos evangélicos apreciam muito mais isso do que as pessoas de fé judaica, especialmente aqueles que vivem nos EUA”, escreveu na rede social detida por si próprio, a Truth Social, no passado domingo, 16. A afirmação já foi condenada pela porta-voz da Casa Branca e por diversas organizações judaicas norte-americanas.
EUA
Leitura da Bíblia muda a vida dos americanos
Segundo uma sondagem da Sociedade Bíblica Americana, a esmagadora maioria (92%) dos americanos que leem a Bíblia pelo menos três vezes por ano afirma ter mudado as suas vidas em resultado desse encontro com os textos das Escrituras. Contudo, este grupo de leitores da Bíblia tem vindo a reduzir-se, representando hoje apenas 40 por cento dos americanos, muito inferior aos 50 por cento de 2021.
Alemanha
Grande mesquita de Colónia autorizada a fazer ouvir chamamento à oração
O chamamento à oração da Grande Mesquita de Colónia, que constitui o maior templo muçulmano na Alemanha, fez-se ouvir pela primeira vez na cidade na passada sexta-feira, 14. Líderes religiosos e municipais chegaram a acordo para que a autorização fosse finalmente emitida, depois de várias mesquitas do país terem já obtido também essa permissão.
Casos remontam à década de 50
Universidade de Stanford pede desculpa por ter discriminado judeus
A Universidade de Stanford, localizada no estado norte-americano da Califórnia e uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior no mundo, apresentou um pedido público de desculpas à comunidade judaica pelo facto de ter limitado a admissão de estudantes judeus durante a década de 50, e por não ter reconhecido esse erro no período que se lhe seguiu.
7M publica excertos
Novo livro de Tomáš Halík: O cristianismo a entrar na tarde da fé
Entrar na tarde da fé. Ou seja, transformar a Igreja Católica num lugar que ateste “esta confiança num Deus que é maior do que todas as nossas ideias, definições e instituições”. Tal é a proposta do teólogo checo Tomáš Halík, no seu novo livro A Tarde do Cristianismo – O Tempo da Transformação (ed. Paulinas), que agora é editado em Portugal. Publicamos excertos do primeiro e do último capítulos.
No Palácio Galveias, em Lisboa
Uma exposição para conhecer a história da diáspora judaica portuguesa
Inaugurou esta semana e estará patente até 29 de outubro, na Biblioteca do Palácio Galveias, em Lisboa, a exposição “A Diáspora Judaica Portuguesa”. A iniciativa é da Associação Hagadá e pretende dar visibilidade a um tema desconhecido por muitos, que merecerá destaque no futuro Tikvá Museu Judaico de Lisboa.
Suíça
Mulheres que usem burca em público arriscam multa de mil euros
O governo suíço submeteu ao parlamento esta quarta-feira, 12, um projeto de lei que prevê uma multa de 990 francos suíços (cerca de 1020 euros) para quem violar a proibição de cobrir o rosto em público, a qual tinha já sido aprovada num referendo vinculativo em 2021, com 51% dos votos.
Após encontro com Macron
Papa une-se a oração inter-religiosa pela paz no Coliseu de Roma
O Vaticano confirmou esta terça-feira,11, que o Papa Francisco irá reunir-se diversos líderes religiosos e políticos para uma oração pela paz, no próximo dia 25 de outubro, no Coliseu de Roma. Esta oração será o ato final de um encontro internacional organizado pela Comunidade de Sant’Egídio, que vai já na sua 36º edição, e que este ano será subordinado ao tema “O grito da paz. Religiões e culturas em diálogo”.
Odivelas promove até dia 15
Concerto de taças tibetanas e feira gastronómica na Semana da Harmonia
Um concerto de taças tibetanas na noite desta terça-feira, 11 de Outubro (20h30) e outro “Concerto pela paz” na quarta-feira com o ensemble de câmara Nova Orquestra Sinfónica. Estas são duas das iniciativas previstas no programa da Semana da Harmonia Inter-Religiosa e do Diálogo Inter-Cultural, promovida pela Câmara Municipal de Odivelas e que decorre em vários espaços deste município e de concelhos limítrofes até ao próximo sábado, 15.
Reino Unido
Líderes religiosos preocupados com possível mudança de embaixada para Jerusalém
O presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales, cardeal Vincent Nichols, e o líder espiritual da Comunhão Anglicana, o arcebispo Justin Welby, expressaram nos últimos dias a sua preocupação com a intenção da primeira-ministra Liz Truss de transferir a embaixada britânica em Israel de Telavive para Jerusalém, considerando que essa alteração poderá prejudicar o processo de paz no conflito israelo-palestiniano.
Divulgado programa da viagem
Francisco reforçará diálogo com o islão no Bahrein
A participação no Fórum do Bahrein para o Diálogo, um encontro com os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos, e uma oração ecuménica pela paz constituem alguns dos pontos altos previstos para aquela que será a 39ª viagem apostólica do Papa. De 3 a 6 de novembro, Francisco estará no Bahrein, depois de ter dito “sim” ao convite do rei Hamad bin Isa al-Khalifa, e será o primeiro Papa a visitar esta nação do Golfo, onde 70% da população se assume como muçulmana, dando assim mais um passo para reforçar o diálogo com o Islão.
John Rawls: a religião nos limites da razão
John Rawls nasceu há pouco mais de 100 anos (21.2.1921) e A theory of justice, a sua obra mais conhecida e seguramente o mais importante tratado de filosofia política de todo o século XX, data de 1971. Duas datas que os amantes da liberdade e da democracia política têm abundantes razões para celebrar, mas quase despercebidas na imprensa e na pomposamente chamada academia, territórios onde a razão serena vem tendo evidente dificuldade em singrar.
Cidade de Jerusalém
Rei jordano elogiado por defender direitos dos cristãos
Os patriarcas e líderes das igrejas cristãs em Jerusalém elogiaram o rei Abdullah II da Jordânia por chamar a atenção para o que eles dizem ser “a deterioração da situação dos direitos humanos básicos” dos cristãos na cidade e em toda a chamada Terra Santa.
Indígena do povo Mura em entrevista
Irmã Elis Santos: “São mais de 500 anos a sobreviver, e nós queremos existir”
Aos 35 anos, Elis Santos, religiosa da Divina Providência, é uma das vozes mais ativas no Brasil na luta pelos direitos dos povos indígenas. Descendente do povo Mura e mestre em Antropologia Social, a irmã Elis falou ao 7MARGENS durante o encontro d’A Economia de Francisco, que decorreu na semana passada em Assis, e lamentou que no seu país continue a prevalecer “uma economia que mata”.
Caso Mahsa Amini
Cristãos iranianos unem-se às manifestações contra a “ditadura religiosa”
Os cristãos iranianos juntaram-se aos protestos na sequência da morte de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos detida e torturada pela polícia dos costumes iraniana por “usar roupas inadequadas”. Numa declaração assinada por diversas entidades cristãs, anunciam que “se unem à batalha pela verdade e pela justiça em relação à morte de Mahsa Amini”, a quem foi retirada a vida “apenas porque pensava diferente”.
Alma de pobres (I)
Reli neste Verão a novela – e voltei a ver o filme – As Sandálias do Pescador, de Morris West. Farei mais referência ao filme, porque muitas mais pessoas viram o filme e nem tantas leram o livro. Continua a surpreender-me a actualidade do seu argumento e as semelhanças com o momento que estamos a viver no mundo.
Diretor d'A Economia de Francisco, ao 7M
Luigino Bruni: “Se organizarmos a JMJ Lisboa como há dez anos, será um falhanço total”
Professor de Economia Política da Universidade Lumsa de Roma, e consultor do Dicastério para os Leigos, Luigino Bruni é um apaixonado pela Bíblia e pelo cruzamento entre disciplinas como a Ética e a Economia. No final do encontro global d’A Economia de Francisco, que decorreu entre os passados dias 22 e 24 de setembro em Assis, falou ao 7MARGENS sobre o balanço que faz desta iniciativa, e deixou alguns conselhos aos organizadores da Jornada Mundial da Juventude 2023, que irá realizar-se em Lisboa.
Terminou o encontro em Assis
Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco
“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.
Cristãos e muçulmanos juntos
Apoio escolar a crianças de Cabo Delgado
A tragédia que ocorre na província moçambicana de Cabo Delgado em consequência de ataques de insurgentes que se reivindicam do jihadismo obriga, constantemente, a rever o número de mortos e de deslocados. Mas também impõe que se olhe com muita atenção para o trabalho de apoio aos que se apresentam numa situação mais vulnerável
Censo de 2021
Irlanda do Norte: mais católicos do que protestantes
Pela primeira vez desde que há 101 anos foi criada, a Irlanda do Norte conta com mais católicos do que protestantes. A maioria que se diz católica ou de formação católica não chega aos 45,7 por cento, mas supera os 43,5 por cento que se reconhece como protestante, revelam os dados preliminares do censo de 2021 divulgados pela Northern Ireland Statistics and Research Agency a 22 de setembro.
Índia
Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão
O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.
Uma questão de "sobrevivência"
Patriarca Sako defende fusão entre as Igrejas Caldeia e Assíria do Oriente
O patriarca caldeu Louis Raphael I Sako defende que não há nenhum elemento que possa “impedir” a “fusão” entre a Igreja Caldeia e a Igreja Assíria do Oriente sob a comum denominação comum de “Igreja do Oriente”. Numa mensagem intitulada “unidade e pluralidade da Igreja”, relançou o objetivo da unidade entre as diferentes denominações cristãs para proteger e “garantir a sua própria sobrevivência” no Médio Oriente, avançou esta terça-feira a Asia News.
Bispos "chocados"
Camarões: Uma igreja católica queimada, seis religiosos e dois leigos raptados
Cinco padres, uma religiosa e dois leigos foram raptados por homens armados na diocese de Manfé (no sudoeste dos Camarões, perto da fronteira com a Nigéria), onde foi também queimada a igreja católica de Santa Maria de Nchang, noticiou este domingo 18, o Vatican News. Os bispos da província eclesiástica de Bamenda dizem-se chocados com este ato sem precedentes e pedem a libertação imediata das vítimas.
Encontro em Buckingham
“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos
Carlos III disse perante mais de 30 líderes religiosos da Grã-Bretanha que se assume como “um cristão anglicano comprometido”. Mas aquele que é o novo Governador Supremo da Igreja de Inglaterra sublinhou também que “o soberano tem um dever adicional” de “proteger a diversidade do país”, incluindo “o espaço para a própria fé, e a sua prática através das religiões, culturas, tradições e crenças”.
Enviado pelo Papa à Ucrânia
“Ouvem-se as sirenes, há muitos mortos”, mas o cardeal Krajewski não desiste da sua missão
Esta é a quarta vez que o cardeal polaco Konrad Krajewski, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, visita a Ucrânia desde o início da guerra. Sem esconder a emoção, partilha o seu testemunho num vídeo gravado a partir de Odessa, cidade onde se encontra antes de prosseguir viagem rumo ao norte do país. “A situação é muito difícil. Mesmo esta noite as sirenes foram ouvidas. Há muitos mortos, mas procedemos ao longo da fronteira russa para estar com as pessoas”, conta no vídeo divulgado esta quinta-feira, 15, pelo Vatican News.
Último dia de congresso com o Papa
Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno
O pluralismo religioso é uma “expressão da sabedoria da vontade de Deus na Criação”, reconheceram perto de 100 representantes das várias religiões do mundo inteiro, ao assinar a Declaração Final do Congresso de Líderes Religiosos, o qual terminou esta quinta–feira, 15 de setembro, em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão). O documento sublinha que a liberdade religiosa é um direito concreto e que o diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, necessário e sem retorno. Mas é preciso que todos o façam juntos, lembrou o Papa.
Um projeto inter-religioso
Programa “A Fé dos Homens” celebrou 25 anos de emissão na RTP2
O programa A Fé dos Homens celebrou esta quinta-feira, 15 de setembro, o seu 25º aniversário. Transmitido na RTP2 de segunda a sexta-feira desde 1997, e marcando presença também na rádio Antena 1 a partir de 2009, o projeto consolidou-se “como um espaço para conhecer as diferentes comunidades e tradições religiosas, fomentando o diálogo inter-religioso” em Portugal, assinalou a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em nota enviada ao 7MARGENS.
Estudo norte-americano prevê
Cristianismo deixará de ser religião maioritária em 2070
Um estudo do Pew Research Center, divulgado esta semana, concluiu que o cristianismo deixará de ser a religião maioritária nos Estados Unidos da América em 2070, caso se mantenha a tendência de diminuição do número de pessoas que se consideram cristãs naquele país.
Congresso de líderes religiosos no Cazaquistão
Começou “um novo movimento global para a paz”?
O apelo foi lançado pelo presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, na intervenção inaugural do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais: “precisamos todos de um novo movimento global para a paz”, afirmou. E, a avaliar pelos discursos que se seguiram, foi bem recebido. No evento, que esta quarta e quinta-feira reúne em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão mais de uma centena de delegações de 50 países, e inclui a participação do Papa Francisco, do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, do rabino-chefe sefardita de Israel, Yitzhak Yosef, e do responsável pelo Departamento das Relações Externas do Patriarcado de Moscovo, metropolita António, a palavra “paz” tem sido, de longe, uma das mais repetidas.
Patriarca Cirilo ausente
Papa no Cazaquistão, entre a Rússia, a China e a “loucura” da guerra na Ucrânia
O Papa chegou esta quarta-feira ao Cazaquistão “no decurso da louca e trágica guerra originada pela invasão da Ucrânia, enquanto outros confrontos e ameaças de conflito colocam em risco os nossos tempos”. No seu primeiro discurso proferido na viagem, dirigido às autoridades, representantes da sociedade civil e corpo diplomático, o Papa Francisco afirmou: “Venho para amplificar o clamor de tantos que imploram a paz, caminho de desenvolvimento essencial para o nosso mundo globalizado”.
Dias 14 e 15 de outubro, em Lisboa
Congresso Missionário vai colocar o diálogo inter-religioso em prática
Representantes do Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Hinduísmo e Budismo estarão reunidos no Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras, agendado para os dias 14 e 15 de outubro, no Auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. O objetivo é colocar o diálogo intercultural e inter-religioso em prática, e todos os interessados poderão participar, inscrevendo-se na modalidade presencial ou online, de forma gratuita.
Prémio Árvore da Vida 2021
João Manuel Duque fala sobre o estado atual da Teologia
O teólogo João Manuel Duque, professor catedrático na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, fará uma conferência sobre “Os principais problemas e perspetivas na situação atual da teologia”, no âmbito da entrega do prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, com que foi agraciado no ano passado.
Igreja Ortodoxa Russa já reagiu
Parlamento da Letónia obriga Igreja a autonomizar-se do Patriarcado de Moscovo
O Parlamento da Letónia aprovou emendas à lei sobre a independência da Igreja Ortodoxa local, para que esta rompa formalmente e por completo todos os laços com o Patriarcado de Moscovo, avançou o Religión Digital esta sexta-feira, 9.
CMI renovou estruturas dirigentes
Novo secretário-geral quer um Conselho de Igrejas “visionário”
“A visão que tenho para o Conselho Mundial de Igrejas [CMI] é que ele será pertinente e visionário quando, rezando e prestando culto, ajude a transformar o mundo no sentido da unidade, da justiça e paz”, no sentido desejado por Deus, disse Jerry Pillay, o novo...
Estados árabes do Golfo
Netflix acusada de violar “valores e princípios islâmicos”
Os estados árabes do Golfo exigiram à plataforma de streaming Netflix que remova todo o conteúdo considerado violador dos “valores e princípios sociais islâmicos”, noticiou esta semana a BBC News. Várias séries e filmes disponibilizados recentemente, incluindo alguns destinados a crianças, estarão a infringir os regulamentos, alertaram os órgãos de vigilância dos media do Conselho de Cooperação Saudita e do Golfo.
Viagem ao Cazaquistão
Papa esperado com alegria e esperança no país onde menos de 1% são católicos
Menos de 1% dos 19 milhões de habitantes do Cazaquistão são católicos, mas nem por isso o entusiasmo com a visita do Papa Francisco ao país, que terá lugar nos próximos dias 13 a 15 de setembro, é pequeno. Numa conferência online promovida esta quarta-feira, 7, pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), José Luis Mumbiela (bispo na diocese de Amaty, a maior cidade do Cazaquistão) assegurou que para a população esta viagem é “uma grande festa” já que o Papa “é muito querido”.
“Dolorosa” Ucrânia na assembleia do CMI
“Silêncio, cantemos!” Os cristãos à procura da unidade no meio de muitas tensões
Podem um minuto de silêncio e um canto ajudar na busca da unidade entre os cristãos? O irmão Aloïs, prior da comunidade ecuménica e monástica de Taizé (França), surpreendeu os mais de quatro mil delegados da assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) ao propor, na manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro, que os dois últimos minutos da sua intervenção fossem divididos entre o silêncio e um canto de louvor.
Para que serve a oração? Para nutrir o desejo
A Oração dos Cristãos – o Pai Nosso Comentado pelos Padres da Igreja, o novo livro de Isidro Lamelas, frade franciscano e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, é uma proposta de renovação da experiência orante que nos transporta aos ritos de fundação dos Padres da Igreja para percebermos que “Jesus não ensinou quantas vezes ou quanto e quando, mas como se deve orar”. Terá uma apresentação pública no próximo sábado, 10, às 17h30, junto do pavilhão da Universidade Católica Editora na Feira do Livro de Lisboa.
Em contraste com tensões em Bagdad
Festival católico reuniu 1700 jovens no Iraque
Mais de 1700 jovens participaram na semana passada num festival promovido pela Igreja Católica que se realizou perto de Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano, divulgou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta terça-feira, 6. Enquanto na capital do país se viviam dias de tensão, em Ankawa os jovens cantavam e rezavam naquele que é considerado como o maior encontro do género em todo o Médio Oriente.
As assembleias ecuménicas e as crises mundiais
Dos despojos da guerra em 1948 ao confronto violento em 2022
Como restaurar a comunhão entre cidadãos e entre Igrejas cristãs dilaceradas pela guerra? Em 1948, quando se realizou a primeira assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), como três quartos de século depois, na 11ª assembleia da organização, a realidade com que se confrontam as 352 igrejas protestantes, ortodoxas e anglicanas que constituem o CMI são muito semelhantes.
Austrália
Casamento entre pessoas do mesmo sexo gera cisão entre anglicanos
Questões relacionadas com o casamento e a sexualidade acabam de levar uma parte de clérigos e crentes à criação, na Austrália, de uma diocese que se considera anglicana mas que se separou da Comunhão Anglicana. A formalização desta cisão aconteceu na Conferência...
Ateu e homem de diálogo
Gorbachov: A religião não é ópio do povo
Ele chegou a Assis incógnito como qualquer outro peregrino, Michail Gorbachov, em 15 de março de 2008, e passou pela porta da Basílica de São Francisco. Quem sabe quantos “personagens” entram na nossa Basílica sem dizer nada a ninguém, sem serem notados, como verdadeiros peregrinos, e partem depois de terem percorrido em poucos metros um extraordinário caminho de espiritualidade – de fé, para muitos – e de cultura!
Em carta aberta
Mais de 80 personalidades portuguesas pedem ao governo da Nicarágua que respeite a liberdade religiosa
Um grupo de 85 personalidades portuguesas, das mais diversas áreas de atuação, enviou esta segunda-feira, 29, uma carta aberta ao cônsul honorário da Nicarágua em Lisboa, onde apela ao governo daquele país para que “faça um caminho para o retorno rápido à democracia plena, ao estado de Direito, ao respeito pelos direitos humanos, e à liberdade nas suas várias expressões, incluindo a de expressão e religiosa”.
Redescobrindo a dimensão carismática da igreja
Não negando a importância dos dons de liderança e ensino – que devem ser sempre vistos numa perspetiva de serviço e não de autoridade, o caminho da Igreja, enquanto comunidade do Povo de Deus, deverá sempre ser aquele que é proposto e guiado pelo Espírito Santo, onde cada membro tem um papel importante e essencial no exercício dos seus carismas graciosamente concedidos para a edificação da Igreja do Senhor.
Kasia Kowalska
“Religiões irmãs”: a freira polaca que faz a ponte entre judeus e palestinianos
Apesar das tensões sempre presentes, a irmã Kasia Kowalska acredita que encontrou o seu lugar como uma ponte que estabelece o diálogo entre as comunidades judaica e palestiniana na Terra Santa. “O cristianismo não pode ser entendido sem entender as raízes judaicas da nossa fé: Jesus era judeu, Maria era judia, os primeiros apóstolos eram judeus.”
[Olhar de teóloga]
Cristãos fora da Igreja
Há já mais cristãos fora do que dentro da Igreja? Poderá haver alguém que acredite sem saber que acredita? O título de um jornal poderá ajudar algumas pessoas a descobrirem a sua fé incipiente? São perguntas que convinha que fizéssemos, pois as respostas às perguntas anteriores são: Sim, sim e sim.
Muçulmanos indignados
Deputado indiano preso por injúrias a Maomé
A polícia indiana deteve um deputado do partido no poder na terça-feira, dia 23, por alegadamente ter feito comentários depreciativos contra o profeta Maomé, semanas depois de comentários idênticos de um alto responsável terem envolvido o país numa tempestade diplomática.
EUA
Ódio na origem de destruição de estátuas de Gandhi
Uma estátua de Gandhi foi atacada e desfigurada pela segunda vez em três semanas, levando a Polícia de Nova Iorque a abrir uma investigação por crime de ódio. O caso de vandalismo ocorreu na entrada exterior do templo hindu de Shri Tulsi Mandir, na zona novaiorquina de Queens.
Muqtada al-Sadr
Líder xiita exige dissolução do parlamento iraquiano
Um influente clérigo xiita no Iraque — cujos apoiantes invadiram o parlamento em Bagdad, no início deste mês, e que desde então mantêm um protesto à porta do edifício — voltou a deixar uma ameaça velada de mais violência, depois de ter aumentado o tom das suas exigências.
Comunidade Anglicana
Debate sobre a sexualidade confirma profundas divisões
A “cimeira” mundial anglicana terminou no domingo, mas ninguém pode antecipar que contornos terá a próxima conferência de Lambeth a acontecer no final desta década, tão profundas são as divisões entre os bispos de todo o mundo no que toca à ordenação de pessoas LGBT e à bênção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Irão
Bahá’is vítimas de repressão violenta
A polícia e outras forças iranianas revistaram no último domingo pelo menos 52 casas e empresas pertencentes a membros da espiritualidade bahá’i, fazendo inúmeras prisões em todo o país, noticiou a Agência Asian News esta quarta-feira, 3 de agosto.
Igreja Anglicana
Arcebispo de Cantuária favorece recusa dos casamentos gay
O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, precisou, em carta enviada esta terça-feira, 2 de agosto, a todos os bispos participantes na Conferência de Lambeth de 2022, que o casamento é “entre um homem e uma mulher” e que “as relações entre pessoas do mesmo sexo” não têm suporte bíblico, noticia o Church Times.
Viagem ao Canadá
Papa diz que houve “genocídio” das populações indígenas
Depois da primeira viagem ao Canadá ter sido marcada pelo mea culpa de Francisco perante representantes indígenas pelos abusos cometidos no passado, só no avião de regresso a Roma o Papa usou a palavra “genocídio” — bem mais forte — sobre o que representaram as políticas de assimilação cultural e de ocupação do território indígena neste país.
Em Moscovo
Israel tenta impedir Rússia de liquidar Agência Judaica
Advogados da Agência Judaica – a instituição que organiza em todo o mundo a imigração judaica para Israel – foram ouvidos no dia 28 de julho num tribunal de Moscovo para contestar a decisão do Ministério da Justiça de proceder à liquidação de todos os ativos da agência no país.
Académico e político italiano
Mario Mauro é o novo enviado da UE para a liberdade religiosa
O académico e político italiano Mario Mauro acaba de ser designado enviado especial da União Europeia (UE) para a liberdade de religião e de crença. Enquanto enviado especial da UE, Mauro será responsável por prevenir a discriminação, promover a paz e o diálogo inter-religioso e iniciativas que contribuam para reduzir a radicalização em países fora da UE.
Digitalizados pela Biblioteca Nacional de Israel
Documentos da Inquisição portuguesa disponíveis online
A Biblioteca Nacional de Israel vai disponibilizar em breve o acesso digital a documentos escritos em português e contendo informações detalhadas sobre julgamentos realizados pela Inquisição em Lisboa e Tomar que ocorreram há 500 anos, noticiou o National Catholic Reporter.
Relatos de bullying
Uso de hijab imposto na maioria das províncias da Indonésia
Quase 150 mil escolas nas 24 províncias de maioria muçulmana da Indonésia obrigam atualmente milhões de meninas e mulheres a usar hijab (vestuário feminino que cobre o cabelo, o pescoço e o peito) e a vestirem-se com saias longas e camisas de manga comprida, de acordo com o Christian Today desta terça-feira, 26 de julho.
Com exceção do Líbano
Jovens árabes cada vez mais voltados para a religião
Uma sondagem para a BBC junto dos jovens com menos de 30 anos nos países árabes do Norte de África indica que está a crescer o interesse pela religião e pela prática religiosa. O estudo, baseado numa amostra aleatória de 23 mil pessoas, repetiu um outro de teor...
Viagem até sábado
Igrejas e Amnistia apelam a Biden pelos direitos humanos no Médio Oriente
Expropriações de bens, deslocações forçadas de famílias e comunidades palestinianas, expansão de colonatos ameaçando a identidade de Jerusalém e minando a possibilidade de uma solução de dois Estados, aumento de discriminação, abuso, vandalismo, fogo posto e crimes contra cristãos e igrejas. Eis a lista dramática que espera Biden no Médio Oriente.
Após petição de arcebispo de Bangalore
Supremo Tribunal indiano vai analisar violência contra cristãos
A violência contra os cristãos na Índia vai ser debatida e analisada pelo Supremo Tribunal do país, na sequência de uma petição apresentada pelo arcebispo de Bangalore, Peter Machado, avançou esta sexta-feira, 8 de julho, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
O reino da dispersão
Que fácil é o caminho que leva à dispersão e ao alheamento nos tempos de hoje. Somos sistematicamente distraídos com questões menores e reflexões superficiais, para não falar da facilidade com que nos deixamos engolir pelas solicitações de toda a parte. Não damos tempo à oração e à proximidade com Deus e isso leva-nos à dispersão. Só com paciência e procura conseguimos ouvir a Sua voz e deixar que o Espírito nos guie.
“Finalmente encontrei um cristão de verdade!”
Não se é cristão porque se pratica a religião cristã, ou pela simples razão de ir à igreja, ou porque se pratica boas obras.
Não se é cristão porque se conhece bem a Bíblia, faz-se beneficência ou até se dá a vida em nome de Deus.
Tudo isto pode ser feito, e na verdade não é ser cristão. Parecer é uma coisa, ser é outra.
Ocaere, divindade autóctone
Doação de ara romana reforça espólio do Museu D. Diogo de Sousa
A doação de uma ara votiva romana guardada ao longo de várias décadas pela família Braga da Cruz, de Braga, enriquece desde esta sexta-feira, dia 1, o espólio do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (MADDS), estando já exposta para fruição do público. A peça, que passou a integrar a coleção permanente daquele Museu, foi encontrada num quintal particular no município de Terras de Bouro, pelo Dr. Manuel António Braga da Cruz (1897-1982), que viria, depois, a conseguir que o proprietário lha cedesse.
Solenidade de S. Pedro e S. Paulo
Papa pede Igreja que acolha todos, em vez de dispensar e condenar pessoas
“Ide aos cruzamentos e tragam todos: cegos, surdos, coxos, doentes, justos, pecadores, todos. Todos. Esta palavra do Senhor deve ressoar na mente e no coração. Todos.”, insistiu o Papa Francisco esta quarta-feira, 29, durante a homilia da missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo, à qual presidiu na Basílica de São Pedro.
10ª edição
IWRT reuniu em Fátima operadores turísticos de 47 países
Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), a celebrar este ano o seu décimo aniversário, afirmaram-se como “um dos eventos maiores na promoção internacional do turismo religioso”. A primeira parte do programa, que decorreu esta quinta e sexta-feira em Fátima, contou com participantes de 47 países e o balanço da organização é “extremamente positivo”.
Decisões sobre abusos sexuais
Convenção Baptista do Sul recusa “teologia da prosperidade”
A reunião anual da Convenção Baptista do Sul, a maior denominação protestante dos Estados Unidos, aprovou uma resolução que rejeita a “teologia da prosperidade”, considerando-a um ensinamento falso e uma distorção das Escrituras, sobretudo no que diz respeito à obra expiatória de Jesus Cristo na cruz. E houve decisões sobre abusos sexuais
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Sondagem Gallup
Quatro em cada cinco americanos acreditam em Deus
A grande maioria (81%) dos adultos dos EUA acredita em Deus, mas em 2017 eram 87 por cento os que responderam “sim” a esta pergunta, conclui um estudo divulgado no dia 17 de junho pela empresa de sondagens Gallup. Entre 1944 e 2011, mais de 90 por cento dos americanos acreditavam em Deus.
Papa à delegação tailandesa
“Buda e Jesus entenderam a necessidade de superar o egoísmo”
O Papa Francisco recebeu em audiência esta sexta-feira, 17, no Vaticano, a Delegação Budista da Tailândia. No seu discurso, destacou a importância de católicos e budistas guiarem os respetivos fiéis “a um sentido mais vivo da verdade de que somos todos irmãos e irmãs”, noticiou o Vatican News. “Num momento em que a família humana e o planeta estão a enfrentar múltiplas ameaças, o diálogo amigável e a estreita colaboração são ainda mais necessários”, afirmou o Papa, sublinhando que “Buda e Jesus entenderam a necessidade de superar o egoísmo que gera conflito e violência”.
Denúncia do bispo de Kaduna
Nigéria: “Sete dos meus padres foram raptados”
O arcebispo nigeriano de Kaduna denunciou o falhanço do governo do país no combate à violência e à corrupção, exemplificando com o facto de a Igreja estar também no centro de uma onda de sequestros violentos. “Nos últimos três anos, sete dos meus padres foram raptados, dois foram mortos e um está em cativeiro há três anos e dois meses.”
[Brasil, Religião e Poder]
Yago Martins e evangélicos, conjuntura política e discurso
Yago faz uma leitura do apoio evangélico a Bolsonaro em 2018 e se posiciona em relação à eleição presidencial de 2022, na qual, possivelmente, Jair Bolsonaro e Lula Inácio da Silva entrarão em disputa. O jovem pastor mediático disse, contudo, sofrer de um “ateísmo político profundo”.
Direitos Humanos
Rússia não pode proibir Testemunhas de Jeová, diz Tribunal Europeu
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos decidiu que é ilegal a Rússia proibir as Testemunhas de Jeová, bem como as suas publicações impressas, revistas e site oficial, anunciou em comunicado o Departamento de Informação Pública das Testemunhas de Jeová, que qualificou de “histórica” a decisão anunciada a 7 de Junho.
Associação denuncia
Lusodescendentes católicos são alvo de “atrocidades” e “genocídio” na Birmânia
A Associação Internacional de Lusodescendentes (AILD) alerta para o “genocídio” e as “atrocidades” de que estão a ser alvo milhares de lusodescendentes católicos na Birmânia (conhecidos como bayingyis). Desde o início do ano, já houve pelo menos três ataques armados a aldeias onde estas comunidades residem, provocando a destruição de centenas de habitações e pelo menos quatro mortos.
O padre mudo
É uma historiazinha popular. Certo sacerdote, no momento da homilia, avança para o púlpito e declara: “Celebramos hoje o maior mistério, o da Santíssima Trindade; e como não percebo nada disto, não vai haver homilia.” (Referida no livro de Hans Küng Existe Dios? – tradução espanhola do original). Foi honesto como poucos. Porém, se é verdade que a existência do mundo e a vida também são um mistério, não é por isso que deixamos de nos interrogar, de recolher experiências e de especular.
Filósofo está em Portugal
Emmanuel Falque: Finitude e ressurreição, amor erótico e eucaristia
“Atravessar o Rubicão: Filosofia e Teologia, para onde vamos?” À interrogação procurará responder o filósofo e teólogo francês Emmanuel Falque na conferência que profere em Braga, no Espaço Vita, no dia 30 de Maio, às 21h30, depois de ter estado em Coimbra no dia 26, numa conferência dedicada ao seu pensamento.
Tríptico e eco
É nesse momento de suspensão, de silêncio, em que deixamos de procurar activamente, entrando delicadamente no espaço-sem-espaço e no tempo-atemporal, que “mergulhamos com ele até ao fundo” e nos aproximamos do clarão do farol que dissolve as trevas ao varrer a noite [não fosse este jogo de escondidas e pensaríamos nós um dia ter já um domínio total e um conhecimento perfeito daquele que nos procura] para que, pelos vislumbres da beleza da sua presença, nos sintamos chamados a ir procurando mais e sempre de modo renovado.
O “irmão universal” está connosco
O amor, o cuidado e o serviço levam-nos a entender a fé como um dom, que não se alimenta de valores abstratos, mas sim de uma relação entre pessoas concretas, feita de entrega, de troca, de experiências e de uma permanente aprendizagem. A chave das Bem-aventuranças está, pois, na relação entre as pessoas e no reconhecimento da dignidade de todos. A abertura da porta da fé corresponde, assim, à procura do amor.
Encontro em Sintra
Igrejas cristãs debatem guerra, pandemia, crise ecológica e de valores”
A décima segunda edição do Encontro Cristão reúne este sábado, 21 de maio, no Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra) cristãos de várias denominações. O objetivo é refletir sobre o contexto atual, “em que a guerra, a pandemia, a crise ecológica e de valores condicionam a vivência entre todos e ameaçam a construção sustentável do futuro” e “reforçar a unidade, a esperança e a alegria”.
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
No Estado de Karnataka
Lei anticonversão aprovada na Índia. Católicos sentem-se traídos
Os cristãos no estado indiano de Karnataka sentem-se traídos e feridos depois do Governo local ter criminalizado as conversões religiosas ignorando as suas preocupações, sintetizou o arcebispo Peter Machado, de Bangalore.
Exclusivo 7M: um ensaio de Tomáš Halík
O Cristianismo na guerra de armas e de ideias
Este ano, as palavras proféticas do Papa Francisco tornaram-se realidade: “Vivemos não uma época de mudanças, mas uma mudança de época.” Há muito que o Papa Francisco fala do nosso tempo como sendo uma “Terceira Guerra Mundial fragmentada”. Neste momento, até o porta-voz de Putin diz que a III Guerra Mundial começou, e talvez seja a sua única afirmação verdadeira. Ganha forma um novo mapa geopolítico do mundo, uma nova ordem mundial, surge um novo clima moral nas relações internacionais, políticas, económicas e culturais. Deparamos com a necessidade de adotar um novo e mais simples estilo de vida. Começa um novo capítulo da História.
Declaração de Abu Dhabi
Timor-Leste adota texto endossado pelo Papa
Timor-Leste é o primeiro país do mundo a adotar um documento endossado pelo Papa que promove a paz e a harmonia entre cristãos e muçulmanos. Ramos-Horta espera implementar o documento no currículo escolar e, assim, contribuir para manter a harmonia e a paz interreligiosa.
Milhares em fuga
Novo ataque a aldeia católica na Birmânia
Os militares atacaram, uma vez mais, a aldeia católica histórica de Chan Thar, situada no centro da Birmânia (Mianmar), no passado dia 7 de maio, noticiou esta terça-feira a UCA News. Pelo menos 20 casas foram queimadas durante a incursão militar e milhares de pessoas fugiram para áreas seguras nas proximidades.
Apelo conjunto
Religiões defendem finanças responsáveis pelo clima
O Conselho Mundial de Igrejas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Conselho Muçulmano de Anciãos e o Conselho de Rabinos de Nova Iorque (EUA) assinaram um apelo conjunto histórico sobre “Finanças Responsáveis pelo Clima — Um imperativo moral e responsabilidade para todas as crianças e o mundo vivo”.
China
Dez padres da Igreja Clandestina detidos este ano
Pelo menos dez padres, pertencentes à chamada Igreja Clandestina, foram detidos pelas autoridades na província chinesa de Boading desde o início deste ano. Segundo a Asia News, citada esta sexta-feira, 6, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), quatro destes padres “foram presos entre 29 e 30 de Abril, levantando temores de mais prisões entre os membros do clero”.
Invasão russa da Ucrânia
Comissão Europeia propõe sanções contra patriarca Cirilo
A Comissão Europeia (CE) vai propor colocar o Patriarca de Moscovo e de Todas as Rússias, Cirilo, na lista das personalidades alvo de sanções por parte da União Europeia. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 4 de maio, pela Catholic News Agency, citando a Agência France Presse (AFP).
Religião “versus” Evangelho?
Tenho sido adepto de que a dimensão religiosa está demasiado ausente na Igreja. Não é verdade que os actos de culto se reduziram muito a costumes sociais ou aos deveres de quem se diz bem-educado? Que temos de fingir dar importância a um credo sob vários aspectos mirabolante (o de Niceia-Constantinopla), com a pretensão de descrever Deus e sem nos fazer sentir a dignidade, responsabilidade e prazer de ser cristão?
Razões de um convite
Frei Bento Domingues, um precursor
Nesta terça-feira, 3, O 7MARGENS e o Público organizaram uma sessão evocativa dos 30 anos de crónicas de frei Bento Domingues naquele jornal diário. O jornalista Jorge Wemans, responsável pelo convite ao frade e teólogo dominicano, explicou no início da sessão, que decorreu no auditório da redacção do Público em Lisboa, as razões do convite feito em 1992. É esse texto que a seguir reproduzimos.
Repressão e prisões
Testemunhas de Jeová acusam Rússia de aumentar perseguição
As Testemunhas de Jeová (TJ) consideram que as autoridades russas estão a aumentar a repressão contra o grupo, na altura em que se completam cinco anos sobre a proibição das actividades das TJ no país.
Minoria religiosa
Muçulmanos ucranianos lutam contra exército russo
São uma ínfima minoria, mas diz o imã Murad Suleimanov da mesquita do Centro Cultural Islâmico de Lviv (Ucrânia): “Nós [muçulmanos] fazemos parte deste país” e, por isso “devemos fazer algo”. Esse “algo” tem consistido em resistir à ocupação russa e participar no esforço de guerra. Mesmo se, na Rússia, os responsáveis oficiais das comunidades muçulmanas apoiam Putin.
França pós-Presidenciais
Protestantes franceses apelam à liberdade de culto
Diante de uma sociedade dividida, as igrejas protestantes na França pedem ao novo Governo do Presidente Emmanuel Macron que “atue em prol da paz e preserve a liberdade de culto, de consciência e de expressão de todos”. A posição foi divulgada pelo Conselho Nacional dos Evangélicos da França (CNEF), que representa 70 por cento das igrejas protestantes no país e mais de 30 denominações evangélicas diferentes.
Depois da saída de Bose
Enzo Bianchi criou centro espiritual perto de Turim
Depois de ter fundado e dirigido a comunidade de Bose, na Itália, ao longo de 55 anos, e de ter sido forçado pelo Vaticano a deixá-la, Enzo Bianchi acaba de anunciar a criação de um novo centro espiritual perto de Turim, no norte do país. Num comunicado...
Sondagem
Canadianos preocupados com impacte das religiões na sociedade
Apenas 12 por cento dos canadianos que se declaram não religiosos avaliam positivamente o impacte das comunidades religiosas e das religiões na vida do país revela uma sondagem realizada pelo Angus Reid Institute e citada pelo The Muslim Times de 24 de abril.
Segunda volta das Presidenciais francesas
Judeus e muçulmanos contra Le Pen, bispos católicos em silêncio
As instituições mais representativas dos muçulmanos e dos judeus de França apelaram ao voto em Emmanuel Macron na segunda volta das presidenciais, que terá lugar domingo, 24 de abril. Os bispos católicos não tomaram, nem tomarão posição entre Macron e Le Pen.
Cruz levada por uma ucraniana e uma russa
Via-sacra em Roma gera polémica na Ucrânia
A polémica estalou onde menos se esperaria: em torno da via-sacra a que o Papa Francisco preside nesta sexta-feira santa, no Coliseu, em Roma. O motivo reside no facto de, numa das estações, a cruz de Cristo ser transportada pelas famílias de duas mulheres, uma russa e uma ucraniana.
Iniciativa do Instituto Elijah
Líderes religiosos de visita à Ucrânia
Uma delegação de líderes religiosos inicia hoje, dia 12 de abril, uma visita histórica a campos de refugiados e à cidade de Chernivtsi, na Ucrânia. A comitiva terá representantes de várias religiões, entre as quais o Ir. Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades, o Arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, o Rabino Jonathan Wittenberg, o Grande Mufti emérito Mustafa Ceric, o Arcebispo ortodoxo Nikitas Lulias, Swami Sarvapriyananda e a Abadessa Irmã Giác Nghiêm, (Budista, França), entre outros.
Ciclo de Conferências
A paz (e o 7MARGENS) na Academia das Ciências de Lisboa
Tolerância, solidariedade e paz é o título genérico de um ciclo de conferências da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), que decorre até ao próximo dia 26 e que nesta segunda-feira, 11, terá António Marujo, do 7MARGENS, como interveniente, a falar sobre o pensamento do Papa Francisco, com o título Solidariedade e paz: utopias para hoje.
Diretora da AIS denuncia
O Líbano “está em colapso”
“O país está como que completamente destruído, em colapso. É o falhanço do Estado nos seus pilares essenciais. As pessoas já não conseguem pagar as suas despesas, as suas dívidas”, afirma a diretora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AI) em Portugal, Catarina Martins de Bettencourt, após uma visita de quatro dias ao Líbano, numa nota enviada ao 7MARGENS esta sexta-feira 8 de abril.
China
Polícia invade culto protestante e detém participantes
A polícia da província de Shanxi, no norte da China, invadiu uma igreja doméstica protestante durante um culto de domingo e deteve sete cristãos, sob acusação de estarem a participar numa “reunião ilegal”, violando as regras de prevenção da pandemia de covid-19, avançou esta sexta-feira, 8 de abril, a UCA News.
Os bodes expiatórios dos populismos religiosos
Os recentes fenómenos populistas, que surgiram recentemente na América, tanto nos Estados Unidos, como no Brasil, e agora na Rússia, revelam uma estreita correlação entre política e religião. De facto, esses tipos de populismos hipotecam valores essenciais da fé, em nome de outros interesses.
O renascer religioso na China
As violações dos direitos humanos na China superam em gravidade o que sucede na Rússia, como é próprio de um regime totalitário em confronto com um regime autoritário. É o que se verifica no que à liberdade religiosa diz respeito e basta evocar, a propósito, o caso mais extremo da repressão dos uigures (já equiparada a um genocídio), uma repressão que também envolve a violação da liberdade religiosa.
Após semana de audiências
Francisco “profundamente entristecido” com relatos de indígenas do Canadá
O Papa terminou esta sexta-feira, 1 de abril, uma semana de audiências com representantes dos povos nativos do Canadá, tendo-se manifestado “profundamente entristecido” pelas histórias de sofrimento que alguns deles lhe contaram, relata o Vatican News. “Pela conduta deplorável desses membros da Igreja Católica, peço perdão a Deus e digo-vos de todo o coração: tenho muita pena. Junto-me aos meus irmãos, os bispos canadianos, pedindo o vosso perdão”, disse Francisco aos seus interlocutores.
Porto
Museu do Holocausto reabre e Museu Judaico exibe filme português “1618”
O Museu do Holocausto do Porto reabre ao público esta quinta-feira, 31, depois de vários meses de encerramento, devido à pandemia. Inaugurado em 2021, no final de janeiro, é considerado o primeiro Museu do Holocausto na Península Ibérica, sendo tutelado por membros da comunidade judaica do Porto cujos pais, avós e familiares foram vítimas do Holocausto.
Em carta aberta "a todos os irmãos"
Líder da Aliança Evangélica Russa pede desculpa a ucranianos
“Lamento as decisões tomadas pelos líderes do meu país” e “peço perdão a todos aqueles que têm sofrido, perdido entes queridos e familiares, ou perdido a sua casa em consequência deste conflito militar”. As palavras são de Vitaly Vlasenko, secretário-geral da Aliança Evangélica Russa, numa carta aberta dirigida aos “irmãos e irmãs de todo o mundo”, que foi divulgada esta semana no site da Aliança Evangélica Mundial.
Igreja Católica: do centro às periferias
O Papa Francisco vem abrir um novo capítulo nesta caminhada: faz o convite a que a Igreja deixe a ilusão do centro e assuma as margens como seu lugar natural. As margens a que, de modo manifesto, na globalidade ela não quer pertencer. Por que razão havia de querer, se estar no centro foi aquilo que quase “sempre” quis?
Recordando lição da II Guerra Mundial
Igreja Presbiteriana condena invasão da Ucrânia
A Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal condena a “invasão de um país soberano e apela a uma retirada das tropas, a um cessar fogo, a uma ação concertada de todos para cuidar das vítimas e reconstruir um país que está a ser intencionalmente arrasado”. Num comunicado divulgado na quinta-feira, dia 10, a Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal afirma ainda que “ora por todas as mulheres, homens e crianças: ucranianos e russos que desejam a paz, mas que são arrastados para a guerra por interesses geopolíticos que se estão a sobrepor ao valor intrínseco de cada vida humana criada por Deus”.
Atingidos lugares de culto
Conselho das Igrejas da Ucrânia denuncia bombardeamento de alvos civis
O Conselho Pan-ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas (CPIOR), organismo que compreende 95 por cento da comunidade religiosa da Ucrânia, acusou a Rússia de estar a bombardear bairros residenciais, escolas, jardins de infância, maternidades, hospitais e...
Discurso de ódio contra muçulmanos
Tribunal apoia Twitter na suspensão da conta do Vox
O supremo tribunal de Espanha rejeitou a queixa do partido de extrema-direita Vox contra o Twitter, na sequência de esta rede social ter suspendido por oito dias a sua conta sob a acusação de que estava a ser usada para propagandear um discurso de ódio, noticiou o Muslim News esta quarta-feira, 9 de março.
Tensões entre ortodoxos russos
233 clérigos demarcam-se do patriarca Cirilo sobre a invasão da Ucrânia
A guerra desencadeada pela Rússia na Ucrânia é “fratricida”. É urgente a reconciliação e um cessar-fogo imediato. O apelo chega de mais de duas centenas de padres e diáconos da Igreja Ortodoxa Russa, e foi divulgado esta quarta-feira, 2 de março, pelo site Vatican News.
Superiora de Montserrat
“Podemos nunca ver para que serve, mas rezamos”
Por que razão rezar quando rezar parece tão inútil? – pergunta a superiora do mosteiro de Beneditinas de Montserrat, Maria del Mar Albajar, retomando a questão que muitos crentes hoje se colocam perante a desolação e o sofrimento provocados pela invasão russa da Ucrânia. A resposta da irmã beneditina foi publicada sexta, 25 de fevereiro, no Catalunya Religió num curto texto por ela assinado e que o 7MARGENS publica na íntegra.
A Virgem de Vladimir e o risco de uma guerra
Num panorama de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a atenção mundial tem estado virada para a política envolvente destas dinâmicas, tentando procurar um contexto histórico-político e social de origem desta conflitualidade.
Iniciativa do Fórum Nacional de Solidariedade
Petição contra leis anticonversão visa proteger cristãos e muçulmanos na Índia
Uma petição contra as leis anticonversão, lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade e dirigida ao Presidente da Índia, está a ganhar cada vez mais apoiantes naquele país, avançam as Obras Pontifícias Missionárias em comunicado divulgado através do seu site.
Livros
A fé cruzada com as porosidades humanas
É possível propor um caminho de redescoberta das pistas da fé cristã após vinte séculos de história? Continua a experiência espiritual do Cristianismo a fazer sentido, a encontrar linguagens novas, a sentir uma frescura que lhe é emprestada quer do regresso às fontes, quer do diálogo com todas as expressões do humano – da arte à literatura, do cinema à poesia? É esse difícil trabalho que o dominicano inglês Timothy Radcliffe leva a cabo com grande maestria.
Historiador contesta ideia de “silêncio”
Pio XII desenvolveu políticas ativas de salvamento de judeus
Pio XII salvou por iniciativa própria cerca de 15 mil judeus. O Papa soube do Holocausto e informou sobre isso os EUA, mas ninguém deu importância à informação. É essa a convicção do historiador alemão Michael Feldkamp, depois de estudar os arquivos do Vaticano.
Oferece ensino e cuidados médicos
Padre preso na Índia acusado de converter hindus
A polícia indiana de Jhabua, no estado de Madhya Pradesh, prendeu o padre Jam Singh Dindore sob a acusação de que estaria a promover a conversão de populações locais ao cristianismo, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) nesta sexta-feira, 14 de Janeiro.
Israel
Ataques de radicais judeus contra cristãos não têm apoio das autoridades
O presidente israelita, Isaac Herzog, descreveu as relações entre o seu país e a população cristã dizendo: “Somos todos filhos de Abraão.” Apesar do significado destes compromissos, o clima entre os cristãos presentes em Israel tem-se tornado tenso, devido, sobretudo, a ataques realizados por judeus de grupos radicais.
África do Sul
Desmond Tutu, teólogo da resistência e da reconciliação
O arcebispo Desmond Tutu, da Igreja Anglicana na África do Sul, fica na História como um dos maiores vultos na resistência ao regime do apartheid, na fundação da democracia naquele país e na proposta de um caminho para a reconciliação nacional. Ele foi também protagonista de um debate teológico sério, mas pouco conhecido.
Diálogo e Paz no Brasil
Encontro de religiões é um “oásis de esperança”
O grupo Diálogo e Paz “é um oásis no meio de uma sociedade rude e violenta” declarou o babalorixá Márcio de Jagun, do Candomblé, no termo do encontro fraterno entre representantes de diversas religiões que se realizou no Rio de Janeiro.
Busca radicada na experiência espiritual
O Jesus impressionista contemporâneo
Esta viagem vai da Rússia à Palestina e dos Estados Unidos à Terra Santa. Inclui um teólogo assassinado talvez pelo KGB, um padre que acompanha homossexuais, um tradutor dos clássicos gregos e protestantes que falam de Jesus como alguém cuja personalidade marcou e continua a marcar gerações de pessoas pelo mundo fora, em todas as culturas. A investigação contemporânea do retrato de Jesus já não passa tanto pela história, pela teologia ou pela arqueologia. É uma busca impressionista, que radica na experiência espiritual.
"O Mundo e a Igreja - Que Futuro?"
Um livro de Anselmo Borges para pensar
O que escrevo aqui sobre a última obra do padre Anselmo Borges, teólogo e professor de Filosofia, é um pequeno apontamento e só uma leitura atenta e meditativa – voltando quiçá atrás, devido a uma frase que nos chamou a atenção – poderá abarcar a sua completude.
Testemunho de um cristão na Palestina
Só há um caminho para Belém: segue a estrela, não há atalhos
Sou Nicola, uma das poucas pedras vivas que permanecem na cidade de Belém, ou um dos poucos peixes do aquário, já que Belém, o berço da fé e da paz, parece um aquário: as paredes são o muro de separação que rodeia a pequena cidade, a água é a nossa esperança, os peixes somos nós, a pequena comunidade cristã que ainda permanece, o oxigénio é o nosso Deus que nos protege e o alimento são os peregrinos que nos mantêm firmes e mantêm Belém viva. Mas agora que Belém tem muito espaço na hospedaria, não chegaram os peregrinos para encher e ver o Menino Jesus, por causa da covid.
Infosys premeia historiadora
Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Barreto Xavier na Índia
O Prémio Infosys 2021 em Humanidades, da prestigiada fundação indiana Infosys Science Foundation, foi atribuído à historiadora portuguesa Ângela Barreto Xavier “pela sua profunda pesquisa e sofisticada análise da conversão e violência no Império Português na Índia, especialmente em Goa”. O júri destaca a contribuição significativa da galardoada para a “história social e cultural do colonialismo português”, concretizando uma voz “importante e original” no que à história colonial e imperial diz respeito.
EUA
Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa
Mais de um terço (36%) dos jovens adultos católicos americanos nunca frequentava a missa e quase um terço (31%) raramente o fazia, revela um inquérito realizado pelo centro de estudos CARA e divulgado esta quinta-feira, 2 de dezembro. Os dados recolhidos dizem respeito às práticas deste grupo anteriores à pandemia.
Liberdade Religiosa
Nada melhorou na Nigéria, diz bispo contra lista dos EUA
O bispo Emmanuel Adetoyese Badejo, da Diocese de Oyo, na Nigéria, publicou nesta quarta-feira, dia 1 de dezembro, uma mensagem criticando fortemente a decisão do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América de retirar aquele país da lista anual de nações violadoras da liberdade religiosa. A Nigéria tinha entrado pela primeira vez na lista no ano passado. A crítica do bispo Badejo foi divulgada pelo Vatican News.
Polémica levou a retirada
Documento da UE queria propor saudações “festivas” omitindo Natal
Um documento interno da Comissão Europeia que pretendia promover a linguagem inclusiva e propunha que se dessem felicitações pelas “festas” e não pelo Natal foi retirado, depois de ter provocado várias reacções, incluindo do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
Timor-Leste
Ramos-Horta apela à adoção da Declaração de Abu Dhabi
José Ramos-Horta vai insistir junto do Presidente e do Governo de Timor-Leste para que o país adote a Declaração de Abu Dhabi assinada pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, sobre a Fraternidade Humana em Prol da Paz Mundial e da Convivência Comum, noticiou esta sexta, 26 de novembro, a UCA News, citando a Tatoli, a agência noticiosa de Timor-Leste.
Crise com a União Europeia
Bielorrússia usa pessoas como peões, acusam evangélicos
“O Governo bielorusso está a utilizar os seres humanos como peões como forma de levar a União Europeia (UE) a recuar no seu desejo de impor sanções ao regime” de Minsk, acusa a Aliança Evangélica Europeia (AEE), em comunicado enviado ao 7MARGENS.
Política, espiritualidade e sufismo em Michel Foucault
“Michel Foucault: política, espiritualidade e sufismo” é o tema da conferência de Teresa Xavier, da Loughborough University, do Reino Unido, que decorre nesta quinta-feira, 18 de Novembro, a partir das 18h30 (hora de Lisboa), com transmissão via Zoom.
Momento histórico
Judeus turcos voltam a reunir-se na sinagoga de Ancara, 40 anos depois
Há praticamente quatro décadas que os judeus não se reuniam na histórica sinagoga de Ankara (Turquia). Esta semana, importantes membros da comunidade judaica turca, incluindo o rabino chefe Isaak Haleva, marcaram ali encontro para “reavivar memórias” e alertar para a importância da preservação das sinagogas no país, noticiou o Middle East Monitor (MEMO).
Diálogo inter-religioso
“Parceria improvável” leva evangélicos e muçulmanos a escrever livro juntos
“Deus não precisa de defesa – Reimaginar as relações entre muçulmanos e cristãos no século XXI” é o sugestivo título livro recentemente publicado pela maior organização muçulmana a nível mundial, Nahdlatul Ulama (NU), e pela Aliança Mundial Evangélica (WEA), fruto do que muitos apelidaram de “parceria improvável” entre ambas.
Congregação tem primeiro geral africano
Padre Tony Neves é um dos seis assistentes gerais dos Espiritanos
O padre Tony Neves, português membro dos Missionários do Espírito Santo, foi eleito como um dos seis assistentes gerais da congregação, conhecida como Missionários Espiritanos. A eleição ocorreu quinta-feira, 21, no capítulo geral que está a decorrer em Bagamoyo, Tanzânia, desde o dia 3.
Iniciativa interconfessional
Timor-Leste: nasce associação para o turismo religioso
Acaba de nascer a Associação de Turismo Religioso de Timor-Leste (ATRTL), num ato realizado na última terça-feira, dia 11, na catedral da Imaculada Conceição, em Díli. O lançamento da iniciativa, que envolve todas as religiões do país, ocorreu no aniversário da data da visita do Papa João Paulo II àquele território, quando este se encontrava ainda ocupado pelo poder indonésio. O processo da sua criação, que decorria desde 2018, envolve as confissões católica (maioritária), protestante, muçulmana, hindu e confucionista.
Indonésia: as sementes de Almeida
Não é só a economia mundial que se está a deslocar progressivamente para a Ásia, também o cristianismo ganha força nessas paragens de que sabemos tão pouco, mesmo em regiões inesperadas como no maior país muçulmano do mundo.
Encontro de Santo Egídio, em Roma
Apelo de líderes religiosos contra exploração “predatória” da natureza
O Papa e vários outros líderes religiosos de todo o mundo assinaram em Roma um apelo conjunto pela paz, que rejeita a violência e o fundamentalismo em nome de Deus, defende um processo de desarmamento que trave o comércio de armas e elimine a ameaça nuclear e pede o respeito do planeta, da natureza e das criaturas, contra a sua exploração “predatória”.
Como vender a alma ao diabo
Porque será que o sector evangélico apresenta uma estranha atracção por figuras autoritárias e uma forma bruta de exercer o poder? E por que razão tendem a deixar-se fascinar e a apoiar líderes que não apenas não evidenciam características consonantes com a sua fé como ainda revelam práticas de assédio, misoginia, racismo e outros tipos de discriminação além dum discurso rasteiro e ordinário, como se pode verificar pelos casos de Donald Trump nos EUA e de Jair Bolsonaro no Brasil?
Sondagem de setembro
Maioria dos franceses não acredita em Deus
A maioria dos franceses não professa nenhuma religião nem acredita em Deus. É a primeira vez que uma sondagem de âmbito nacional chega a esta conclusão. O inquérito nacional foi encomendado pela Associação de Jornalistas de Informação Religiosa ao instituto de sondagens IFOP e mostra que apenas 49% dos franceses confessa acreditar em Deus.
Inspirado pelo Papa Francisco
Grande Imã de Al Azhar planeia viagem ao Iraque
Depois do Papa Francisco, será agora a vez do Grande Imã de Al Azhar, Ahmed al-Tayeb, fazer uma visita oficial ao Iraque. A viagem está prevista para novembro e, de acordo com a Asia News, os preparativos já estão em andamento.
Apresentação na Colegiada da Oliveira
O “Correio de Nossa Senhora” num debate em Guimarães
O livro A Caixa de Correio de Nossa Senhora, que resultou da investigação do jornalista António Marujo, do 7MARGENS, na correspondência deixada pelos peregrinos ou enviada para o Santuário de Fátima, será objecto de uma apresentação do livro e debate em Guimarães, na noite desta sexta-feira, 17 de Setembro.
União Europeia
Cargo de enviado para a liberdade religiosa está de novo vago
O cargo de Enviado Especial da União Europeia (UE) para a Promoção da Liberdade Religiosa no Estrangeiro está de novo vago, depois de Christos Stylianides ter aceite o lugar de ministro para a Crise Climática e Protecção Civil na Grécia. Stylianides, recorda o...